Um dos projetos da Riot parece estar cada vez mais longe de sair do papel. Estamos falando do Project F, que foi anunciado há mais de 5 anos, no até então aniversário de 10 anos da empresa.
A ideia era que o jogo fosse um RPG de ação, que os jogadores pudessem explorar novos ambientes de Runeterra com os campeões já conhecidos.
Porém, muita coisa mudou desde 2019, quando o projeto foi anunciado. A Riot, de fato, expandiu para outros jogos, como Valorant e Legends of Runeterra, mas o Project F nunca mais recebeu atualizações de seu andamento. Um leaker afirmou no X (ex-Twitter): o jogo está com a sua produção “congelada”.
“Diretor do Project F foi demitido”, diz vazamento
Tudo começou quando o leaker anunciou uma série de vazamentos de novidades da Riot, entre eles, um jogo inspirado em Genshin Impact, além de um novo mapa e Launcher para o LoL, juntamente de uma atualização para o mapa de Wild Rift. Confira:
Meu Deus, muito obrigado Riot Games! Informações de uma fonte não-oficial da Tencent:
LoL PC – Novo mapa e client, para chegar em 2026.
LoL Wild Rift – Atualização do Mapa, 2026.
Novo jogo (MMO RPG de Mundo Aberto, como Genshin Impact. Lançamento do desenvolvimento: Outubro de 2025.
Oh my god, thank you! @riotgames
– From unofficial Tencent source
(real confirmation):– LOL PC – New Map and Launcher, 2026.
– LOLWR – Map Update 2026.
– New Game (Open World MMO RPG) (like GI) *Development Launch: October 2025.— WR Uzbeks (@wruzbeks) February 6, 2025
A comunidade começou a teorizar que poderia ser o Project F, porém, o leaker foi categórico:
Querido jogador, o novo jogo NÃO é o Project F, esse projeto está congelado e o diretor responsável foi demitido em 2024. Não achem que me refiro a isso, esse jogo é algo novo.
Dear player, the new game is NOT project F, project F is frozen, the director was fired (of project F) in 2024. Many thought that this refers to project F, no, this is a new project.
— WR Uzbeks (@wruzbeks) February 6, 2025
Riot segue trabalhando em outros “projetos secretos”
A empresa contratou recentemente um Designer-chefe ex-Blizzard, concorrente da empresa e dona de títulos como Diablo IV e Heroes of the Storm.
Indo além, a empresa também reiniciou a produção de seu MMO no ano passado, dando a entender que tem planejado expandir seus produtos em um futuro próximo.
Porém, enquanto os rumores não se confirmam, resta à comunidade aguardar mais vazamentos, ou até mesmo uma confirmação oficial dos próximos movimentos da empresa.
