O Brasil ultrapassou as fronteiras da América do Sul e na próxima temporada terá uma equipe brasileira disputando o campeonato espanhol de Rainbow Six, o Spain Nationals. A equipe conta com três brasileiros atuando e também com o técnico. Os dois outros jogadores são de nacionalidade espanhola.
Utilizando a tag Flamengo Stars, os brasileiros se classificaram à elite do Rainbow Six da Espanha. A equipe é formada pelos jogadores brasileiros Couto, ThuundHack e Arthur e sora2k como treinador. Completam a equipe os espanhóis Kermit e RoBiNN.
Continue depois da publicidade
O Mais Esports conversou com o coach sora2k sobre o feito, as principais dificuldades enfrentadas e o futuro da equipe. Confira.
A caminhada na Europa não começou agora: a equipe já havia dominado o cenário do Rainbow Six em Portugual em 2019. Jogando pela equipe k1ckesports, os brasileiros venceram as duas edições da Liga PT disputadas no ano passado.
O movimento em direção ao país vizinho foi por conta da falta de condições de trabalho e também a falta de salário.
“Não dava pra continuar a jogar sem condicoes e salario. Na época tínhamos uma line-up quase toda brasileira com outros dois players (almeida e nubai), mas tivemos que nos separar para adicionar mais dois jogadores e tentar na Espanha, onde o competitivo e muito grande e onde eu ja tinha jogado e sido coach também”, disse o treinador.
A escolha da Espanha e não do Brasil, além da questão levantada acima pelo coach, se deve ao fato da residência dos jogadores serem em países europeus: Espanha, Portugal e Suíça. Segundo sora2k, o movimento ao Brasil seria uma aposta arriscada.
“Moramos todos na Europa e uma ida para o Brasil ficaria muito fora dos nossos planos e seria uma aposta muito arriscada”.
Continue depois da publicidade
OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA EQUIPE
Nem tudo são flores. Como em toda equipe em que os jogadores não são nativos em um determinado idioma, a comunicação fica um pouco prejudicada. Apesar do espanhol e português serem línguas latinas e parecidas, ainda assim as dificuldades são encontrar quando se joga em alto nível.
O treinador falou sobre a questão: “A comunição com certeza [é uma dificuldade]. Estavamos acostumado a falar em português e alguns até em ingleê, mas agora nesse projeto mudamos a lingua para o espanhol. Isso nos deixou um pouco devagar em termos de adaptação e comunicação nas partidas”, revelou.
Outra dificuldade encontrada pelos brasileiros é a falta de de torcida e de apoio nas competições que disputam. “Portugal não tem uma fanbase muito grande e so estamos conhecendo o pessoal do Brasil agora, então foi sempre muito dificil essa parte [da falta de apoio]”.
Continue depois da publicidade
Certamente se todos os jogadores fosse brasileiros, a comunicação seria mais fácil. O treinador foi questionado a respeito de uma line-up com atleta somente do Brasil, mas o próprio afirmou que devido as regras, isso não foi possível.
“Precisavamos de três players residentes na Espanha para jogar o campeonato. Felizmente temos o couto que é brasileiro e mora lá. Assim conseguimos manter o core brasileiro no time”, falou.
Quanto ao campeonato em si, a Spain Nationals, sora2k confia em uma boa campanha da equipe na competição. “Com apenas duas semanas de treino com essa Line e as mudanças em comunicação, foi difícil ganhar de algumas equipes do qualifier. Entretanto, agora que temos tempo e tanto talento na equipe, eu sinto que vamos ter um bom desempenho com certeza. O foco de todos por aqui é muito grande”.
Continue depois da publicidade
O SONHO DO TOPO
E a equipe sonha alto nesse novo desafio. Segundo o treinador, o objetivo da equipe, que ainda busca uma organização, é ficar entre os quatro primeiros da competição e, ao menos, chegar na semifinal do Spain Nationals.
“Nosso objetivo é ficar no top 4 na fase regular e assim atingir a semifinai, pelo menos. Analisando nosso progresso rápido, creio que seja bem possível [chegar nos playoffs]. Talvez não seja fácil, mas os jogadores desta line-up já ganharam de players de Challenger League e Pro League. Então, com preparação, tudo é possível”, afirmou.
Como a equipe ainda não tem uma organização, um bootcamp para a disputa da Spain Nationals está fora de condições. Enquanto isso, a preparação da equipe é feita de forma online e durante seis horas por dia. Sora2k falou a respeito
“O campeonato comeca ja na segunda semana de fevereiro e como nao temos organização, não temos condições de fazer uma bootcamp. Se nos classificarmos aos playoffs, essa será nossa prioridade. Por enquanto vamos fazer nosso treinamento coletivo online e também completar com treino individual”, disse.
O treinador também fez uma pequena análise dos seus próximos adversários no campeonato espanhol; confira:
“Sim [conhecemos nossos próximos adversários]. Nos encontramos algumas vezes em outros qualifiers e competições e tivemos bons resultados contra esses times. O nível da liga varia bastante, porém todas as equipes tem um teamplay e estratégia muito característica de times europeus. O que estamos tentando fazer é aliar a skill brasileira que temos com uma organização tanto em comunicação, quanto em estratégia. Assim quanto mais organizado estivermos, maior vai ser nosso progresso e mais fácil vai ser de counterar nossos adversário”, finalizou.
Continue depois da publicidade







