A Rogue e dois de seus jogadores foram punidos por vazamento de informações privilegiadas e, por consequência, suspeita de manipulação de resultado. O alemão AceeZ foi suspenso por três jogos na Liga Europeia e korey foi advertido pela Ubisoft. As informações eram de que a Rogue perderia o jogo contra a Team Empire, válida pela Pro League Season 11.
Сompetitive ruling: Rogue.
Read more below.
— Rainbow Six Esports EU (@R6esportsEU) September 28, 2020
Segundo comunicado da desenvolvedora do Rainbow Six, os jogadores forneceram informações sensíveis para terceiros “no contexto de um objetivo claro e evidente de apostar em uma próxima partida em que ambos os jogadores teria que participar”. Ainda segundo a Ubisoft, as conversas foram confirmadas como verdadeiras por AceeZ e korey.
Pela investigação da Ubisoft, AceeZ forneceu informações de que sua equipe iria perder a partida contra a Team Empire. O jogador se defendeu ao alegar que era uma brincadeira, mas a própria investigação não encontrou indícios de que isso seja verdade.
“A resposta à declaração da AceeZ foi recebida com uma clara intenção de confiar nas informações fornecidas por AceeZ para apostar contra a Rogue. Portanto, consideramos que a AceeZ se envolveu em uma conduta de compartilhamento inadequado de informações privilegiadas”, diz a Ubisoft.
A questão de korey foi um pouco diferente. Segundo a investigação, o jogador apenas expressou uma opinião na hora. “A evidência mencionada também retrata Korey afirmando de forma clara que o Team Empire iria, em sua opinião, vencer a partida contra Rogue”. No entanto, a Ubisoft afirmou que esta declaração pode ter sido recebida como uma indicação de derrota e o jogador não se mostrou incomodado com a conversa.
A Rogue também recebeu uma punição por conta das atitudes de seus jogadores. A organização recebeu uma multa competitiva no valor de US$ 5 mil. A multa será deduzida da próxima premiação que a organização conquistarn no circuito do Rainbow Six.
Rogue aplicará punição em seus jogadores
Sabendo da punição imposta pela Ubisoft, a Rogue se posicionou e após investigações internas, a organização também puniu seus jogadores com “penalidades contratuais”. “Estamos totalmente comprometidos com as melhores práticas para combater as ameaças à integridade competitiva do jogo e atualmente estamos revisando nossos processos internos para melhorar a educação dos jogadores”, disse em comunicado.
OFFICIAL STATEMENT: RAINBOW SIX COMPETITIVE RULING
Read: https://t.co/32weD9F6jU pic.twitter.com/iwDdawdOJd
— Rogue (@Rogue) September 28, 2020
Na declaração pública, a Rogue deu a entender que já sabia que a punição seria aplicada em seus jogadores. A organização agradeceu o processo da Ubisoft que permitiu que a Rogue, durante semana, fizesse sua investigação. “Agradecemos o processo justo que a Ubisoft aplicou ao assunto, permitindo várias semanas para nossa própria investigação interna, bem como a possibilidade de fornecer evidências adicionais, resultando em um procedimento justo e penalidade proporcional”, finalizou a nota.
AceeZ pede desculpas
AceeZ falou brevemente sobre o assunto em sua rede social. Ao receber a suspensão, o jogador disse que “sente muito por todos os fãs” que decepciou e também pediu desculpas aos seus companheiros de equipe.
I have received a suspension for 3 Game days.
I’m extremely sorry for all the fans I let down and specially my teammates… https://t.co/Nm3Ca3HNLg— AceeZ (@AceeZ) September 28, 2020
Seu companheiro de equipe korey apenas deu retweet na publicação da Rogue e não se manifestou.
Veja também: BR6: Liquid é líder após disputa da segunda semana do returno