A seletiva da LATAM para o Six Invitational 2022, marcada inicialmente para acontecer entre 15 e 16 de janeiro, foi adiada devido a uma polêmica. Por conta de um caso de Covid-19 confirmado em um membro da equipe mexicana Atheris Esports, o time acabou sendo eliminada da disputa, porém a repercussão negativa da decisão fez com que a Ubisoft decidisse adiar o evento que estava sendo realizado de forma presencial em São Paulo.
⚠️ ATUALIZAÇÃO SOBRE O QUALIFICATÓRIO FECHADO LATAM PARA O #SixInvitational 2022 ⚠️ pic.twitter.com/GKdoXYSRC5
— R6 Esports Brasil 🇧🇷 (@R6esportsBR) January 15, 2022
A polemica começou quando o jogador e técnico da Atheris Francisco “Royz” foi diagnosticado com Covid-19 e a equipe foi informada que ele teria que jogar o campeonato em uma cabine isolada de outros atletas. Porém, pouco tempo depois, a organizadora do evento voltou atrás e decidiu desclassificar o time mexicano, o que gerou revolta da organização nas redes sociais.
“O Brasil não nos permitiu jogar porque Royz testou positivo para Covid. Ele estando isolado em uma cabine, como nos majors. Estamos furiosos com a decisão tomada”, publicou a Atheris.
Devido aos protocolos de segurança estipulados pela organização do campeonato, a equipe @AtherisEsportsT está desclassificada do Qualificatório Fechado, após um de seus jogadores testar positivo para COVID-19.
O campeonato seguirá com três equipes na fase classificatória. pic.twitter.com/CbL4ijlckC
— R6 Esports Brasil 🇧🇷 (@R6esportsBR) January 15, 2022
A desclassificação da Atheris gerou uma repercussão muito negativa nas redes sociais por parte da comunidade de Rainbow Six. Os espectadores defenderam a organização e não entenderam o porque do jogador não poder disputar o torneio em uma cabine isolada como havia sido anunciado anteriormente.
Apesar do comunicado sobre a desclassificação já ter sido publicado e as partidas do qualificatório para o Six Invitational já terem sido iniciadas, a Ubisoft decidiu voltar atrás e adiar o evento para uma data futura que não foi revelada. A organizadora afirmou que tomou a decisão para preservar a integridade dos jogadores participantes.
“Temos de encerrar o evento pela integridade e pela segurança dos jogadores. É muito triste esta notícia. Tivemos, mais cedo, a notícia da Atheris, desclassificada, mas é melhor que a gente resolva tudo direitinho para poder trazer o melhor evento para você, que está em casa assistindo, e para os jogadores, que estão aqui”, disse a apresentadora durante a transmissão.
Confira na integra a nota publicada pela Ubisoft sobre o cancelamento:
Ontem, fomos notificados que dois jogadores de um dos times participantes do qualificatório fechado LATAM para o Six Invitational 2022 testaram positivo para a Covid-19. Apesar dos protocolos sanitários, implementados e assegurados pela organizadora do torneio, nós também recebemos avisos do seu infringimento. Portanto, decidimos adiar o qualificatório enquanto validamos que as medidas sanitárias estipuladas pela organizadora do evento foram devidamente seguidas por todos os participantes e equipes.
Em paralelo, estamos explorando todas as opções para prosseguir com as partidas agendadas em um ambiente seguro, visando manter a integridade da competição. Nós traremos novidades sobre o qualificatório assim que concluirmos estas investigações. Obrigado pela compreensão.
A seletiva da LATAM para o Six Invitational 2022 conta com a participação das brasileiras MIBR e Black Dragons, das argentinas Furious Gaming e Malvinas Gaming, e das mexicanas Fenix Esports e Atheris Esports, esta última que acabou sendo desclassificada. A competição distribuíra a última vaga da região para o mundial de Rainbow Six Siege, marcado para acontecer em fevereiro.
Veja também: Six Invitational 2022 tem sede alterada para a Suécia