R6: Ubisoft confirma data do Six Invitational e BR6; calendário competitivo brasileiro tem novidades para 2021

Rainbow Six
De:Bruno Martins-
February 22, 2021

Em painel realizado no último domingo (21), a Ubisoft anunciou as datas dos campeonatos para 2021. Além de revelar que o Six Invitational será realizado em maio, a desenvolvedora também confirmou o BR6 para ter início em 20 de março.

E não só o BR6 e a Série B que o brasileiro fã de Rainbow Six terá como campeonatos para acompanhar. O calendário competitivo contará com a volta da Liga Six e a Copa do Brasil de R6, uma novidade para o cenário nacional; confira as novidades.

Six Invitational

A competição que fecharia o ano competitivo de Rainbow Six era pra ser disputada em fevereiro, mas devido às restrições do Governo Francês por conta da da pandemia da COVID-19, a competição foi adiada. No último domingo (21), a Ubisoft revelou que a principal competição do Rainbow Six mundial será realizada em maio. No entanto, o torneio ainda não tem data e nem local definidos.

Six Invitational será realizado em maio. Foto: Reprodução

BR6

Principal campeonato do país, o BR6 terá início no dia 20 de março com três turnos e jogos aos sábados e domingos em formado MD1. Durante cinco semanas, os torcedores vão assistir quatro partidas por dia. Na última semana de cada turno, o torneio terá a novidade da “Super Semana”, que presenteará os fãs com jogos também na sexta-feira.

Em 2021, as equipes não terão mais a oportunidade de empatar nas partidas. A vitória de um time no tempo regulamentar garante três pontos. Se a partida for à prorrogação, a situação muda: o vencedor leva dois pontos e o derrotado sai com um ponto do confronto.

As finais do BR6 estão marcadas para acontecer em novembro e dezembro de 2021. Ao fim dos três turnos, as seis equipes melhores colocadas vão aos playoffs, que será disputado em formato de mata-mata para decidir o grande campeão brasileiro de Rainbow Six.

Br6
Calendário competitivo para 2021. Foto: Reprodução

Copa do Brasil

A grande novidade para 2021 no cenário nacional é a realização da Copa do Brasil de Rainbow Six. Disputadas em três edições durante 2021, a competição contará com a presença de 16 participantes: os quatro últimos colocados do BR6 junto com as 12 melhores equipe da Liga Six.

As 16 equipes se juntam para começar a Copa do Brasil já na fase de oitavas de final, que será realizada nas terças e quartas-feiras. A competição será disputada no formato de mata-mata.

Circuito Feminino

Principal competição do cenário feminino entre as modalidades no Brasil, o Circuito Feminino terá início já na próxima sexta-feira (26) com a relização do classificatório aberto à competição.

O Circuito Feminino também contará com premiação recorde entre todas as edições. Em 2021, a competição irá distribuir R$ 300 mil divididos entre todas as seis equipes participantes. Em relação ao formato, o torneio terá cinco etapas ao longo de 2021 com as finais sendo realizadas no mês de novembro.

Série B e Liga Six

Liga de acesso ao BR6, a Série B de 2021 terá o mesmo formato do Brasileirão, com confrontos MD1 e fase final disputado em mata-mata. Conforme os anos anteriores, o primeiro colocado da Série B terá que disputar a Relegation e vencer para ter acesso à elite do Rainbow Six nacional.

A Liga Six será a porta de entrada para as equipes no competitivo. Segundo a Ubisoft, “os melhores ranqueados ao longo do ano garantem vaga na Série B”. A competição será realizada em cinco etapas ao longo de 2021 com jogos nas terças e quartas-feiras.

Copa Elite Six da América

O cenário latino-americano também apareceu no painel com novidades para a temporada 2021. A Copa Elite Six da América é uma espécie de “Libertadores da América” do Rainbow Six, como definiu a desenvolvedora. Na competição, as melhores equipes do Campeonato Brasil, Mexicano e Sul-Americano irão garantir a classificação ao torneio.

six invitational
Calendário da Copa Elite Six América. Foto: Reprodução

A Copa Elite Six da América contará com três edições ao longo de 2021 logo após os turnos do BR6. No Brasil, as seis melhores equipes de cada turno do Brasileirão garantem classificação à competição. Junto deles, os dois melhores do Campeonato Mexicano e do Sul-Americano também vão disputar o torneio.

O formato será de playoffs e em eliminação simples. As 10 equipes serão divididas em dois grupos com cico times em cada. O primeiro colocado de cada grupo garante vaga direto à semifinal; os segundos e terceiros colocadas se enfrentam nas quartas de final. Os semifinalistas da competição garantem pontos no ranking global para o Six Invitational 2022 e vaga no Six Major.

Veja também: Arenna GG: Conheça a plataforma de X1 valendo dinheiro