Six Major: Brasileiros começam a jornada em busca do título nesta sexta

Rainbow Six
De:Bruno Martins-
August 7, 2020

A etapa brasileira do Six Major começa nesta sexta-feira (7). Quatro equipes vão disputar o título e a premiação de US$ 50 mil para o campeão. Liquid, Team One, Ninjas in Pyjamas e FaZe estão na briga para sair campeã de uma das principais competições de Rainbow Six do cenário internacional.

six major
Six Major começa nesta sexta-feira (7). Foto: Divulgação

Por conta da pandemia da COVID-19, a competição irá ser disputada de forma online e regional. As equipes participantes da etapa do Brasil garantiram a classificação via primeiro turno do Brasileirão de Rainbow Six. Com base nas campanhas das equipes, a Liquid chega como a favorita para vencer.

Com uma primeira fase bastante sólida, a Liquid perdeu apenas uma vez na competição. O número de derrotas é muito diferente das vitórias que obteve: seis. A maior da competição junto com a Team One. Além da campanha no Brasileirão, a Liquid chega com status de equipe brasileira com maior destaque em competições internacionais. Nesk e companhia são os maiores campeões internacionais entre os brasileiros: a Liquid foi campeã da Pro League Season 7, em 2018, e da OGA Pit Season 3, em 2019.

HSnamuringa, jogador da Liquid. Foto: Reprodução/Liquid

HSnamuringa falou sobre a partida de estreia da Liquid contra os Ninjas: “Sempre encontramos dificuldades quando enfrentamos a NiP. Estamos treinando bastante com foco nos detalhes que precisamos acertar para vencê-los na partida de estreia. Pela evolução recente da Team oNe, considero que ela seja, assim como a Liquid, o time a ser batido nesta edição do Major”.

A Team One também chega forte no Six Major. A equipe terminou em primeiro com a mesma campanha da Liquid, mas devido aos critérios de desempate, os Golden Boys alcançaram a liderança da competição. A Team One, após uma campanha abaixo do esperado na última edição da Pro League, quando terminou em oitavo, recuperou o bom desempenho e até agora faz uma excelente campanha na competição nacional do Rainbow Six.

O treinador da Team One Budega analisou o elenco e as equipes: “A grande fase do FelipoX e a entrada do Rappz são fatores que fizeram a Team oNe subir de produção recentemente. A partida de estreia contra a FaZe será muito tática, já que todas as equipes mostraram a maior parte das estratégias e dos mapas que são fortes durante o primeiro turno do Brasileirão”, disse.

A Ninjas in Pyjamas vem de um primeiro turno no Brasileirão de Rainbow Six de altos e baixos, apesar da classificação e de ser a única equipe invicta até o final da primeira etapa da competição nacional. Os Ninjas acumularam um número excessivo de empates, mas sem perder, a equipe recuperou no final e conquistou a classificação ao Six Major. As expectativas que rondam a Ninjas in Pyjamas também é enorme: o segundo lugar no Six Invitational deixou a equipe no holofote dos adversários e agora luta para conquistar um título inédito para a equipe a para o Brasil.

parque tematico
Psycho, capitão da NiP, durante o Six Major Raleigh. Foto: Rainbow Six Esports

“Para partidas em formato melhor de três, é necessário treinar mais mapas durante a preparação. Como aumenta a quantidade de mapas, não dá para trabalhar tão profundamente com todos e é necessário conseguir adaptar estratégias. Por isso somos fortes em MD3, por termos uma capacidade de adaptação muito grande”, analisou Psycho, capitão da Ninjas in Pyjamas.

Ramalho, técnico da FaZe, afirma que sua equipe é a mais tática da região. “Na América Latina, vejo a FaZe como o time com mais disciplina no aspecto tático, um fator muito importante para o sucesso. Estamos treinando bastante para consertar o que não funcionou tão bem no BR6 e, na estreia contra a Team oNe, que possui um estilo de jogo bem agressivo, vamos trabalhar para anular as estratégias deles e levar vantagem no duelo. Sem dúvidas será uma partida acirrada e de alto nível”.

pro league rainbow six
Equipe da FaZe em ação contra a LeStream. Foto: Reprodução/YouTube Rainbow Six Esports Brasil

Corre por fora a FaZe. A equipe de Astro conquistou a classificação, sem dificuldade, na penúltima rodada do Brasileirão de Rainbow Six. O quinteto é um dos mais presentes, entre os brasileiros, em competições internacionais, mas nos últimos disputados, não vem desempenhando um bom Rainbow Six. As útimas três edições de campeponatos internacionais (Six Invitational, Pro League Season 10 e Six Major Raleigh) não foram boas para a FaZe. No Six Major e na Pro League, a equipe ficou com a 5ª-8ª colocação; no Six Invitational 2020, a equipe foi muito mal e terminou o torneio no 13ª-16ª lugar.

As estreias no Six Major

O formato da competição será simples: o Six Major começa já nas semifinais e será em formato de dupla-eliminação. Toda a competição será disputado em MD3, mas a final será MD5. Assim como em outras competições, a equipe oriunda da upper bracket que chegará na final terá vantagem de um mapa na decisão.

Hoje serão disputadas três partidas: as de estreia e a primeira partida da lower bracket. Ou seja, uma equipe será eliminada da competição ainda no primeiro dia de disputa. No sábado (8), as finais da upper e da lower bracket serão realizadas e no domingo (9), a grande final da competição.

A Team One enfrenta a FaZe na estreia nesta sexta (7), às 13h. Na sequência, às 15h15, a Team Liquid encara a Ninjas in Pyjamas de olho na final da upper bracket da competição.

Veja também: R6: Guille sobre o formato do BR6: “Um sistema muito troll”