Relembre os campeões internacionais de VALORANT

Relembre os campeões internacionais de VALORANT

O VCT Lock In chegou ao fim no último sábado (4) e a Fnatic se juntou ao seleto grupo de campeões internacionais de VALORANT. Desde o lançamento do FPS desenvolvido pela Riot Games em 2020, a empresa já sediou oito torneios de nível mundial, somando os cenários masculino e feminino do jogo. 

Palco de grandes histórias e momentos marcantes, os torneios internacionais de VALORANT costumam ser os pontos mais altos das temporadas competitivas. Levando isso em consideração, o Mais Esports decidiu relembrar todos os campeões e suas campanhas nos principais torneios do FPS. 

Sentinels – Masters Reykjavík 2021


Continue depois da publicidade

(Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Desde o lançamento do VALORANT, apenas um time conquistou um torneio internacional sem perder nenhum mapa: a Sentinels. No primeiro evento onde as equipes de todo o mundo se enfrentaram, o time norte-americano brilhou para levantar o troféu de forma invicta. 

Formada por TenZ, SicK, ShahZaM, zombs e dapr, a Sentinels superou Fnatic, Vikings e NUTURN para chegar na grande final do evento. Lá, ela voltou a encarar a Fnatic e venceu novamente, desta vez por 3 a 0, e levantou o troféu do primeiro evento internacional de VALORANT.

Gambit – Masters Berlim 2021


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

O segundo torneio internacional de VALORANT foi conquistado pela Gambit em outubro de 2021. Composta por Chronicle, nAts, Redgar, Sheydos e d3ffo, a escalação russa chegou ao evento como grande favorita ao título e não decepcionou. 

A Gambit terminou sua campanha no grupo C da competição com duas vitórias contra a Crazy Racoon e uma derrota para a 100 Thieves, avançando em segundo lugar. Nos playoffs, os russos superaram Vision Strikers e G2 para alcançar a decisão, onde levaram a melhor diante da Envy por 3 a 0 e levantaram o troféu do Masters Berlim. 

Acend – VALORANT Champions 2021


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

O VALORANT Champions 2021, primeiro mundial da modalidade, foi vencido pela Acend. Liderada por cNed, a equipe europeia conquistou a competição sem perder nenhuma série. Além do astro turco, a equipe também contava com BONECOLD, Kiles, starxo e zeek na escalação. 

Com vitórias sobre a brasileira Vivo Keyd e a norte-americana Envy, a Acend avançou para os playoffs do mundial em primeiro lugar do grupo A. No mata-mata, cNed brilhou para ajudar sua equipe a vencer Team Secret pelas quartas, Team Liquid pelas semis e a russa Gambit na decisão, conquistando a primeira edição do VALORANT Champions. 

OpTic – Masters Reykjavík 2022


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Após começar o torneio com o pé esquerdo com uma derrota para a XERXIA, a OpTic venceu KRU e teve sua vingança contra os tailandeses para avançar aos playoffs em segundo lugar do grupo B. Na fase seguinte, os norte-americanos superaram The Guard e DRX para alcançar a final da chave superior, onde seriam derrotados pelos brasileiros da LOUD por 2 a 1, sendo forçados a jogar a lower bracket. 

Na final da chave inferior, a OpTic não teve dificuldades para vencer a ZETA por 3 a 0 e avançar para a decisão contra a LOUD. Em uma série muito disputada, yay e seus companheiros levaram a melhor diante dos brasileiros por 3 a 0 e levantaram o troféu do Masters Reykjavík 2022. 

FPX – Masters Copenhagen 2022


Continue depois da publicidade

(Foto: Riot Games)

Vice-campeã do VCT EMEA, a FPX chegava ao Masters Copenhagen como uma das favoritas ao título. Formada por ANGE1, SUYGETSU, Shao, Zyppan e ardiis, o time europeu não teve vida fácil na competição e teve que se provar para levantar o troféu na Dinamarca.  

A FPX avançou para os playoffs como segunda colocada do grupo B com um recorde de 2-1. A equipe liderada por ANGE1 estreou com vitória sobre a XERXIA, porém foi derrotada pela DRX e teve um duelo decisivo contra a Northeption pela vaga, onde venceu por 2 a 0. 

Nos playoffs, a FPX perdeu sua primeira partida contra a Fnatic e logo de cara caiu para a chave inferior. Apesar de estar em uma situação delicada e não poder mais ser derrotada no torneio, o time europeu se superou para vencer Guild, DRX, Fnatic e OpTic, alcançando a decisão. Embalada por boas performances, ardiis e companhia levaram a melhor diante da Paper Rex por 3 a 2 e ficaram com o título.

LOUD – VALORANT Champions 2022

(Foto: Riot Games)

Após ficar com o segundo lugar no Masters Reykjavík, a LOUD não decepcionou e conquistou o mundo. Contando com um quinteto composto por Sacy, Saadhak, Less, aspas e pANcada, a equipe brasileira apresentou uma performance dominante para conquistar o VALORANT Champions 2022, torneio mais importante da temporada competitiva. 

A LOUD começou sua campanha no mundial com uma vitória sobre a ZETA, porém acabou sendo derrotada pela OpTic e teve que enfrentar os japoneses novamente em uma revanche que valia a última vaga do grupo nos playoffs. Sem dar chances aos adversários, Sacy e seus companheiros levaram a melhor por 2 a 0 e avançaram. 

No mata-mata, a LOUD brilhou. A equipe brasileira venceu Leviatán pelas quartas, DRX pelas semis e OpTic pela final da chave superior e alcançou sua segunda final internacional. Lá, a equipe esmeraldina teve uma atuação excepcional, superou a OpTic novamente – dessa vez por 3 a 1 -, conseguiu sua vingança pelo vice no Masters e conquistou o título mundial.

G2 – Game Changers Championship 2022

(Foto: Riot Games)

O Game Changers Championship foi o primeiro torneio internacional do cenário feminino de VALORANT e marcou a primeira vez que equipes de todo o mundo se enfrentaram. O campeonato contou com apenas oito times na disputa e teve a europeia G2 como grande campeã. 

Formada por mimi, Mary, Glance, Petra e juliano, a G2 começou sua campanha com vitórias convincentes sobre X10 Sapphire e Cloud9 para alcançar a final da chave superior, onde enfrentaria a Team Liquid. Em uma série muito disputada, a equipe europeia levou a melhor diante das brasileiras por 2 a 0 e avançou para a decisão. 

Na grande decisão do mundial, a G2 enfrentou a norte-americana Shopify Rebellion. O time europeu saiu atrás na série e chegou a estar perdendo por 2 a 0, porém conseguiu uma virada histórica e fechou o confronto em 3 a 2, levantando o troféu do Game Changers Championship.

Fnatic – VCT Lock In

(Foto: Riot Games)

Primeiro torneio internacional da nova era das franquias do VALORANT, o VCT Lock In aconteceu em São Paulo e teve a Fnatic como grande campeã. Com um formato de eliminação simples, onde uma derrota significava dar adeus ao título, o evento contou com a participação de todos os 30 times parceiros e foi o maior da história do FPS da Riot Games. 

Composta por Boaster, Derke, Alfajer, Leo e Chronicle, a Fnatic superou Sentinels, FURIA, 100 Thieves e NAVI sem perder nenhum mapa para chegar na grande decisão do VCT Lock. Lá, os europeus venceram a brasileira LOUD por 3 a 2 em uma série emocionante – com direito a uma grande virada no quinto mapa – e levantaram o troféu do VCT Lock In diante de um Ibirapuera lotado.

PRÓXIMOS TORNEIOS INTERNACIONAIS DE VALORANT

Além do VCT Lock In, 2023 contará com mais dois torneios internacionais de VALORANT. O Masters Tóquio acontecerá em junho na capital do Japão, enquanto o Champions 2023, terceira edição do mundial do FPS desenvolvido pela Riot Games, será realizado em Los Angeles, Estados Unidos, no mês de agosto.

Veja também: Ligas das franquias do VALORANT começam no dia 25 de março

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias
Relembre os campeões internacionais de VALORANT - Mais Esports