O ano de 2021 foi um marco para o cenário brasileiro de League of Legends, pois foi o ano que introduziu o Sistema de Franquias ao CBLOL e reformulou o ecossistema competitivo, onde agora dez equipes se tornaram sócias da Riot Games Brasil e participam simultaneamente do CBLOL e da Liga Academy, semelhante à LCS na América do Norte.
Com o objetivo de revelar novos talentos, o CBLOL Academy entrou no lugar do Circuito Desafiante e trouxe uma nova dinâmica ao competitivo do Brasil. Antes sendo só uma fonte de entretenimento, além de uma via de acesso à elite, a nova “segunda divisão” já trouxe novos nomes para o cenário. Se irão vingar, é outra história, mas muitos iniciaram suas carreiras e dão uma ideia de quem será o futuro do LoL brasileiro.
Confira todos os nomes revelados em 2021:
1º split
- Cruzeiro (small, Lawi)
- Flamengo (Cacah, scary, Netuno)
- Furia (betão, goot)
- INTZ (sKB, Gragolândia, Yatsu, Taara )
- KaBuM (Dioge, Bankai, Sneez, Stankie )
- LOUD (Liz, Brance)
- paiN (Undersky, Mayakuza, Qats, Tkk, Griff, Mido/YoruJoy)
- RED (ShaQuinn, Neephesto )
- Rensga (Klyon, )
- Vorax (Disamis, Ravenzin, scamber, Cavalo)
2º split
- Netshoes Miners (Hugato, Ari)
- Flamengo (Jean Mago)
- Furia (kick, Telas)
- INTZ (Visão)
- KaBuM (Guigs)
- LOUD – 0
- paiN – 0
- RED (NiT Cesar, Promise)
- Rensga (Fiennes)
- Vorax (Thunder1)
Novos jogadores no cenário brasileiro
Com a entrada do sistema de Franquias, ao todo foram 41 novos jogadores que iniciaram suas carreiras profissionais, sendo 30 no primeiro split e mais 11 no segundo. Um pontapé inicial positivo para a ideia de renovação dos talentos brasileiros para o League of Legends, até porque foi somente o primeiro ano do Sistemas de Franquias.
A equipe que revelou o maior número de novos jogadores foi a paiN Gaming, trazendo seis novos jogadores para dentro do circuito oficial profissional da Riot Games. Atrás dela, temos mais de uma organização que revelou cinco novos nomes cada: INTZ, KaBuM e Vorax.
Também tivemos experiências únicas neste primeiro ano de Academy. É o caso dos mono champions, Gragolândia, ShaQuinn e NiT Cesar, além da grande promessa do cenário brasileiro, Jean Mago.
Jean Mago fez o maior sucesso, já que junto do Flamengo, foi campeão do 2º split do CBLOL Academy deste ano. Apesar disso, ele anunciou que não gostaria de continuar jogando competitivamente, mas deixou aberto o seu retorno para o segundo semestre do próximo ano.
Grandes revelações do CBLOL Academy
Tendo visto o grande número de novos atletas que chegaram ao cenário brasileiro em 2021 através da Liga Academy, como era de se esperar, alguns chamaram mais atenção e até já tiveram chances na liga principal. É o caso de Netuno, que jogou o 2º split pelo Flamengo na elite e defenderá a FURIA no ano que vem, ao lado de fNb, Ranger, Envy e RedBert.
Também é valido ressaltar que todo o elenco Academy do rubro-negro foi promovido ao time principal e, ao lado de Tutsz, vão jogar a liga principal em 2022. Portanto, Boal, Asta, Flare e Bounty formam a line do Flamengo junto com o mid laner. Ainda no rubro-negro, menção honrosa a Jean Mago, que como já mencionamos, foi campeão logo no seu primeiro split como profissional.
Próximos passos
Mesmo com o bom início no tópico de revelação de novos talentos, é improvável que em 2022 tenhamos um número semelhante ao deste ano. Até porque, o grande objetivo da Liga Academy não só é revelar mais jogadores, mas também prepará-los para a elite nos próximos anos.
Como é de se esperar, não é em um split ou numa única temporada que todos os jogadores darão certo e serão promovidos. O processo leva tempo e paciência, tanto das organizações, como também dos próprios jogadores. Contudo, é importante ressaltar o bom início e observar a evolução dos novatos, além da chegada de mais jogadores em 2022 e nos anos que estão por vir.
Veja também: CBLOL acerta em cheio nas franquias, mas terá grandes desafios em 2022