A modalidade que o Brasil é a grande referência mundial atende pelo nome de Rainbow Six Siege X. Após título mundial da FaZe Clan no Six Invitational 2024, a FURIA conquista o título do RELOAD sobre a CAG Osaka, em um dominante 3-0. É o primeiro título Tier S das Panteras na modalidade.
Com apenas uma derrota em onze partidas, FURIA garante título mundial inédito no Rainbow Six
As Panteras tiveram um único revés em todo o RELOAD. Na primeira fase da competição, vitórias contra Elevate, Team BDS e Team Secret. A equipe teve apenas uma derrota, para a Darkzero. Em confronto decisivo, mais um triunfo, agora contra a última campeã do Six Invitational, FaZe Clan.
Na etapa final da competição, não houve equipes à altura da FURIA. Nas quartas-de-final, triunfo sobre a LOUD, por 2-0. O placar se repetiu contra outra equipe brasileira nas semifinais, a W7M. Por fim, vitória contra os japoneses da CAG Osaka, por 3-0.
A Grande Final reflete o placar que teve. No Covil, os brasileiros abriram vantagem na defesa, e conseguiram trazer rounds em desvantagem numérica quando foram pro ataque, fator decisivo no placar final de 7-4.
Tanto no segundo mapa, Banco, quanto no terceiro, Café Dostoyevsky, tivemos roteiros similares. A FURIA se mostrou mais sólida, e venceu os dois últimos mapas por 7-3 para decretar o 3-0 sobre a CAG Osaka, e selar o destino da competição.
“Foi um pouco envergonhante”, diz Anitun pelo desempenho na final
Apesar da derrota, a equipe japonesa foi uma das sensações da competição. O jogador Anitun, que fez sucesso pelo seu carisma (e músculos) no Brasil, foi sincero ao falar sobre a atuação de sua equipe na Grande Final:
Estamos muito felizes por sermos a primeira equipe da APAC a chegar em uma final de uma competição Tier-S. Mas, nessa última partida, não conseguimos mostrar nossa força. É um pouco embaraçoso.
Vai ser uma grande memória, foi um bom torneio no geral para nós. Apesar de acreditar que não mostramos muito nosso jogo nos grandes momentos, e não fomos muito bem no começo. Mas ainda assim, estou feliz de certa forma por conta de tudo o que ocorreu.
O jogador japonês prosseguiu, e foi realista sobre as próximas grandes competições do ano, que terão o formato tradicional — e serão ainda mais desafiadores:
Para ter um desempenho ainda melhor, teríamos que vencer o próximo campeonato — o que seria extremamente difícil.
E temos que admitir que o formato desse torneio nos ajudou muito, tivemos sorte em alguns momentos, era um certo tipo de aposta, então, daqui pra frente temos que nos concentrar em vencer de todos os times, e não somente daqueles que escolhemos.
Equipes brasileiras já somam 10 títulos internacionais e 13 milhões em premiação
Esta foi a primeira edição do RELOAD, que teve início no dia 10 de maio e reuniu 20 das melhores equipes de Rainbow Six no mundo. A etapa final foi realizada com a presença de público nas arquibancadas da Arena Carioca 1, que já serviu de palco para esportes das Olimpíadas Rio 2016.
Das 20 equipes participantes, cinco eram brasileiras FaZe Clan, W7M Esports, LOUD, FURIA e Team Liquid. Isso se soma ao fato de o campeonato ser realizado no Rio para reforçar o Brasil como a maior potência de Rainbow Six Siege do mundo — reforçado pelos grandes números de premiação e títulos do país.
O RELOAD teve patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e inaugurou o calendário competitivo da modalidade neste ano – que termina no próximo Six Invitational, em Paris, na França.
