×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca

Geral

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

A publicidade sempre foi uma alternativa para que as marcas conseguissem maior visibilidade em determinado mercado. Recentemente, com o surgimento dos influenciadores digitais, ainda mais empresas têm investido em criar parcerias de sucesso com diferentes segmentos para aumentar seu alcance.

Outra alternativa que as empresas também têm buscado é o setor esportivo. No Brasil, por exemplo, mais da metade dos times do Brasileirão Série A são patrocinados por casas de apostas e cassinos online. A soma desses patrocínios ultrapassa os R$ 450 milhões. Isso sem mencionar parcerias que vão além dos campos.

Um bom exemplo é a parceria entre o segmento de casas de apostas e esports. Ambos esses mercados estão em franca expansão no Brasil e a união deles pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais a exposição da marca em um setor altamente engajado.

É esse o objetivo que a PokerStars buscou ao firmar uma parceria com o Furia esports, por exemplo. Até a Nike chegou a assinar um contrato milionário com a League of Legends Pro League. Esses exemplos ajudam a entender a magnitude que o setor de esportes eletrônicos tem no mercado de grandes marcas mundiais.

Dois mercados em franca expansão

A combinação do mercado de esports e apostas online une dois mercados que estão em franco crescimento no Brasil. A Pesquisa Game Brasil, realizada pela Six Group em parceria com Go Gamers, Blend New Research e ESPM revelou que mais de 70% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos.

O ato de jogar jogos eletrônicos já indica que esses brasileiros participam, de alguma maneira, do cenário de esports. Juntamente a isso, muitos dos fãs de esports expandem seu entretenimento para outros segmentos.

Um dos segmentos que os jogadores de jogos eletrônicos também utilizam para se divertir é o de apostas e cassino online. A expansão desse setor no Brasil vem acompanhada de mudanças legais.

Políticos brasileiros avançaram com a regulamentação de apostas e cassinos online nos últimos anos. Isso abriu ainda mais oportunidades para que empresas desse ramo pudessem firmar parcerias e patrocinar eventos esportivos.

Atualmente, o brasileiro consegue navegar pela internet e encontrar com facilidade um cassino online que paga dinheiro real em seus ganhos. Tudo isso graças ao arcabouço legal e a participação dos brasileiros nesse setor.

Trazendo o mercado de apostas e jogos online para números, o governo brasileiro estima arrecadar mais de R$ 2 bilhões com a legalização dessa atividade. Outros dados interessantes desse segmento foram compartilhados pelo Grupo Globo na pesquisa O Mercado de Apostas Esportivas.

De acordo com os dados apurados pela Globo, estima-se que o mercado de apostas esportivas ultrapasse os 125 bilhões de dólares até 2027. Ou seja, existem muitos recursos disponíveis para acordos comerciais e patrocínios entre empresas desse setor.

Futebol não fica de fora

Outro esporte que também teve enfoque das casas de apostas e cassinos online foi o futebol. No Brasileirão Série A, mais da metade das equipes são patrocinadas por empresas desse segmento.

A ideia das patrocinadoras é justamente realizar campanhas com a torcida das equipes, a qual também é altamente engajada com o seu time do coração. Essa prática já vinha sendo realizada em outros países.

Um bom exemplo é o Reino Unido, onde quase metade das equipes da Premier League fecharam acordo de patrocínio com casas de apostas e cassinos online no ano de 2023. O Brasil seguiu a mesma tendência.

A expectativa é de que as casas de apostas e cassinos online continuem patrocinando equipes brasileiras por muito tempo. As mudanças na lei de apostas esportivas não impedem acordos de publicidade entre essas marcas.

Por outro lado, define regras para que a publicidade seja realizada da melhor maneira possível.

Publicidade deve respeitar diretrizes do CONAR

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é uma organização que tem como intuito atuar como reguladora do mercado de publicidade no Brasil. Em dezembro de 2023, o CONAR publicou o Anexo X.

É dentro desse anexo que as casas de apostas e cassinos online podem conferir as diretrizes relacionadas à publicidade de suas marcas. Alguns dos princípios destacados nos documentos são:

  • Da identificação publicitária;
  • Da veracidade e informação;
  • Da proteção de crianças e adolescentes;
  • De responsabilidade social e jogo responsável.

As casas de apostas e cassinos online precisam respeitar as diretrizes do CONAR para promoção de seus produtos. A ideia do Anexo X é servir como base para que seja mantido um ambiente saudável na publicidade desse segmento.

Esse foi um dos grandes avanços do Brasil no quesito publicidade de casas de apostas e cassinos online. Anteriormente, esse mercado tinha uma área cinzenta, onde as empresas poderiam promover seus produtos e serviços sem qualquer regra.

Vale deixar claro que as regras são válidas para a publicidade em qualquer esporte, incluindo os esports. Ou seja, caso alguma empresa queira patrocinar um major de CS2, por exemplo, precisará respeitar as diretrizes apresentadas pelo CONAR.

O que tudo isso significa para o jogador

Os jogadores de jogos online não precisam se preocupar com todas as mudanças que têm acontecido recentemente. O enfoque da legalização é mais nas empresas que atuam oferecendo apostas e jogos na internet.

Do lado do jogador, é possível continuar acompanhando o setor e se inteirando sobre as novidades que são lançadas pelas empresas que criam jogos online. Afinal, assim como já foi observado em outros anos, a expectativa é de que ainda mais games sejam lançados para movimentar o mercado ao longo dos próximos anos.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 23 de julho de 2024 • Editado há 2 meses

Matérias Relacionadas
Geral
Riot vai subir os valores das moedas dos seus jogos no Brasil
Geral

Riot vai subir os valores das moedas dos seus jogos no Brasil

A Riot anunciou nesta terça-feira que vai aumentar o preço de suas moedas onlines (RP, VP, etc.) no Brasil devido a instabilidades no câmbio.

Há 4 dias
Geral
CBLOL 2024: Como funcionou o processo de aplicação para a Conferência Sul?
Geral

CBLOL 2024: Como funcionou o processo de aplicação para a Conferência Sul?

O Mais Esports apurou com exclusividade como funcionou esse processo de aplicação dos times do cBLOL para as novas franquias de 2025!

Há 8 dias
Geral
Acompanhe o Mais Esports nas redes sociais!
Geral

Acompanhe o Mais Esports nas redes sociais!

Siga o Mais Esports em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as notícias de esports!

Há 9 dias
Geral
LoL: Campeões que receberão skins Lendárias e Prestígio no segundo semestre
Geral

LoL: Campeões que receberão skins Lendárias e Prestígio no segundo semestre

Durante o segundo semestre de 2024, alguns campeões selecionados receberão skins Lendárias e de Prestígio; veja a lista.

Há 16 dias
Geral
Riot pode estar trabalhando em “MMOFPS” rival de Destiny 2, diz rumor
Geral

Riot pode estar trabalhando em “MMOFPS” rival de Destiny 2, diz rumor

Todo mundo está ansioso para o MMO da Riot Games, mo entanto, é possível que a empresa também esteja trabalhando em outro jogo, um "MMOFPS".

Há 1 mês
Geral
FURIA anuncia novo office e centro de treinamento
Geral

FURIA anuncia novo office e centro de treinamento

A FURIA inaugurou no último mês um novo office em São Paulo A capacidade total do edifício com cerca de 150 pessoas.

Há 1 mês

















































Campeonatos Atuais