Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca

Geral

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome

A publicidade sempre foi uma alternativa para que as marcas conseguissem maior visibilidade em determinado mercado. Recentemente, com o surgimento dos influenciadores digitais, ainda mais empresas têm investido em criar parcerias de sucesso com diferentes segmentos para aumentar seu alcance.

Outra alternativa que as empresas também têm buscado é o setor esportivo. No Brasil, por exemplo, mais da metade dos times do Brasileirão Série A são patrocinados por casas de apostas e cassinos online. A soma desses patrocínios ultrapassa os R$ 450 milhões. Isso sem mencionar parcerias que vão além dos campos.

Um bom exemplo é a parceria entre o segmento de casas de apostas e esports. Ambos esses mercados estão em franca expansão no Brasil e a união deles pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais a exposição da marca em um setor altamente engajado.

É esse o objetivo que a PokerStars buscou ao firmar uma parceria com o Furia esports, por exemplo. Até a Nike chegou a assinar um contrato milionário com a League of Legends Pro League. Esses exemplos ajudam a entender a magnitude que o setor de esportes eletrônicos tem no mercado de grandes marcas mundiais.

Dois mercados em franca expansão

A combinação do mercado de esports e apostas online une dois mercados que estão em franco crescimento no Brasil. A Pesquisa Game Brasil, realizada pela Six Group em parceria com Go Gamers, Blend New Research e ESPM revelou que mais de 70% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos.

O ato de jogar jogos eletrônicos já indica que esses brasileiros participam, de alguma maneira, do cenário de esports. Juntamente a isso, muitos dos fãs de esports expandem seu entretenimento para outros segmentos.

Um dos segmentos que os jogadores de jogos eletrônicos também utilizam para se divertir é o de apostas e cassino online. A expansão desse setor no Brasil vem acompanhada de mudanças legais.

Políticos brasileiros avançaram com a regulamentação de apostas e cassinos online nos últimos anos. Isso abriu ainda mais oportunidades para que empresas desse ramo pudessem firmar parcerias e patrocinar eventos esportivos.

Atualmente, o brasileiro consegue navegar pela internet e encontrar com facilidade um cassino online que paga dinheiro real em seus ganhos. Tudo isso graças ao arcabouço legal e a participação dos brasileiros nesse setor.

Trazendo o mercado de apostas e jogos online para números, o governo brasileiro estima arrecadar mais de R$ 2 bilhões com a legalização dessa atividade. Outros dados interessantes desse segmento foram compartilhados pelo Grupo Globo na pesquisa O Mercado de Apostas Esportivas.

De acordo com os dados apurados pela Globo, estima-se que o mercado de apostas esportivas ultrapasse os 125 bilhões de dólares até 2027. Ou seja, existem muitos recursos disponíveis para acordos comerciais e patrocínios entre empresas desse setor.

Futebol não fica de fora

Outro esporte que também teve enfoque das casas de apostas e cassinos online foi o futebol. No Brasileirão Série A, mais da metade das equipes são patrocinadas por empresas desse segmento.

A ideia das patrocinadoras é justamente realizar campanhas com a torcida das equipes, a qual também é altamente engajada com o seu time do coração. Essa prática já vinha sendo realizada em outros países.

Um bom exemplo é o Reino Unido, onde quase metade das equipes da Premier League fecharam acordo de patrocínio com casas de apostas e cassinos online no ano de 2023. O Brasil seguiu a mesma tendência.

A expectativa é de que as casas de apostas e cassinos online continuem patrocinando equipes brasileiras por muito tempo. As mudanças na lei de apostas esportivas não impedem acordos de publicidade entre essas marcas.

Por outro lado, define regras para que a publicidade seja realizada da melhor maneira possível.

Publicidade deve respeitar diretrizes do CONAR

O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é uma organização que tem como intuito atuar como reguladora do mercado de publicidade no Brasil. Em dezembro de 2023, o CONAR publicou o Anexo X.

É dentro desse anexo que as casas de apostas e cassinos online podem conferir as diretrizes relacionadas à publicidade de suas marcas. Alguns dos princípios destacados nos documentos são:

  • Da identificação publicitária;
  • Da veracidade e informação;
  • Da proteção de crianças e adolescentes;
  • De responsabilidade social e jogo responsável.

As casas de apostas e cassinos online precisam respeitar as diretrizes do CONAR para promoção de seus produtos. A ideia do Anexo X é servir como base para que seja mantido um ambiente saudável na publicidade desse segmento.

Esse foi um dos grandes avanços do Brasil no quesito publicidade de casas de apostas e cassinos online. Anteriormente, esse mercado tinha uma área cinzenta, onde as empresas poderiam promover seus produtos e serviços sem qualquer regra.

Vale deixar claro que as regras são válidas para a publicidade em qualquer esporte, incluindo os esports. Ou seja, caso alguma empresa queira patrocinar um major de CS2, por exemplo, precisará respeitar as diretrizes apresentadas pelo CONAR.

O que tudo isso significa para o jogador

Os jogadores de jogos online não precisam se preocupar com todas as mudanças que têm acontecido recentemente. O enfoque da legalização é mais nas empresas que atuam oferecendo apostas e jogos na internet.

Do lado do jogador, é possível continuar acompanhando o setor e se inteirando sobre as novidades que são lançadas pelas empresas que criam jogos online. Afinal, assim como já foi observado em outros anos, a expectativa é de que ainda mais games sejam lançados para movimentar o mercado ao longo dos próximos anos.

Clique e Baixe a extensão do MaisEsports no seu Navegador

Download Chrome
Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 23 de julho de 2024 • Editado há 10 meses

Matérias Relacionadas
Geral
CEO da Vivo Keyd Stars fala sobre encerramento de modalidades
Geral

CEO da Vivo Keyd Stars fala sobre encerramento de modalidades

O CEO da Vivo Keyd Stars, Hugo Tristão (Vex), explicou a saída da organização de algumas modalidades como a Ignis Cup e o Rainbow6.

Há 23 horas
Geral
Como acabar com o lag e o ping alto em jogos online – Guia completo 2025
Geral

Como acabar com o lag e o ping alto em jogos online – Guia completo 2025

Sofrendo com lag no LoL? VALORANT? Fortnite? Veja como reduzir ping, travamentos e lag em jogos online!

Há 2 dias
Geral
Deputados pedem suspensão do Discord no Brasil
Geral

Deputados pedem suspensão do Discord no Brasil

Após plano de atentado frustrado, deputados pedem suspensão do Discord no Brasil até que a plataforma se adeque à lei.

Há 8 dias
Geral
Confira os Esports mais assistidos no primeiro quarto de 2025
Geral

Confira os Esports mais assistidos no primeiro quarto de 2025

Quais foram as cinco modalidades de Esports mais assistidas em 2025 nas plataformas Youtube e Twitch? O top-5 de cada plataforma neste primeiro quarto do ano foi divulgado!

Há 15 dias
Geral
Schaeppi fala sobre ingresso na Kings League, carreira e criação de conteúdo no Brasil
Geral

Schaeppi fala sobre ingresso na Kings League, carreira e criação de conteúdo no Brasil

O caster Schaeppi, narrador da LTA Sul há uma década, falou sobre o novo capítulo da sua carreira, sua trajetória e próximos planos.

Há 20 dias
Geral
Minerva, Baiano, Takeshi e mais banidos na Twitch – entenda o motivo
Geral

Minerva, Baiano, Takeshi e mais banidos na Twitch – entenda o motivo

Baiano, Minerva, Takeshi, Jukes banidos na Twitch. Gigantes do VALORANT, como Tixinha, FORSAKEN e Furq. Qual é o motivo por trás disso tudo?

Há 20 dias

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais