×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Streamer brasileiro vence processos contra a Twitch e recupera conta

Streamers

O brasilerio Lucas “Saco” teve sua conta de criador de conteúdo banida na Twitch há quatro anos. Após diversas tentativas de contato, ele resolveu processar a plataforma, e agora não só conseguiu recuperar sua conta, como também recuperou a parceria de afiliados.

Em conversa ao Mais Esports, Lucas contou como foi todo o processo, falou sobre o período em que ficou sem fazer lives e como está sendo poder voltar a fazer o que mais gosta.

Banimento por fraude na Twitch

Lucas foi banido no dia 07/02/2019 após ser acusado de cometer fraude na plataforma. No entanto, quem realizou tal fraude foi um dos seus espectadores, que inclusive também enganou outros streamers.

Eu fui enganado por um cara que me assistia e burlava a plataforma. Na época houveram outras vítimas do mesmo cara que também foram banidas.

Após o banimento, Lucas entrou em contato com diversas pessoas da Twitch aqui no Brasil. Ele disse tentou mostrar de várias formas que também era vítima, se propondo até a devolver o valor fraudado e pagar multa pelo ocorrido.

Ofereci acordos, me propus a devolver o valor integral fraudado da plataforma e até pagar alguma multa. Também me propus a pedir desculpas publicamente pelo acontecido e qualquer outra coisa que conseguiria fazer para me redimir por ter “participado” disso, mas passei 3 anos sendo totalmente ignorado e recebendo apenas respostas diretas como “não posso te ajudar”, “não tenho poder para fazer algo”.

Lucas buscou por vários advogados no meio de esports

Após dois anos tentando resolver por conta própria, Lucas resolveu que iria abrir um processo contra a Twitch. Ele contou que procurou vários advogados do meio de esports e todos diziam que “não tinha o que fazer”.

Faltando 2 meses para completar 3 anos conheci um advogado virtualmente que se chama Thales, ele estava se formando na OAB e propôs tentar me ajudar com isso, Acabamos virando amigos e vi que ele era um futuro prodígio que poderia realmente me ajudar e entramos com um processo judicial. Iniciamos em janeiro de 2022 e encerramos agora, dia 20 de julho, com vitória.

Primeiro processo contra a Twitch

O primeiro processo que Lucas moveu contra a Twitch foi justamente alegando que a fraude havia sido feita por um terceiro, e que ele era tão vítima quanto a Twitch.

Eu obviamente não tinha intenção de cometer aquilo e fui enganado, isso me torna uma vítima juntamente com a plataforma. Além disso, após mais de 20 tentativas de acordos ou conversas ignoradas, foi alegado que não tive possibilidade de defesa e apenas fui julgado como culpado sem nenhuma prova. A Twitch foi representada por uma empresa de advocacia e foi até o final dos processos, mesmo sem nenhuma prova.

Lucas venceu o primeiro processo contra a Twitch e teve a sua conta desbanida. No entanto, a conta foi reativada sem a parceria de monetização, e quando o streamer questionou a plataforma sobre, foi alegado que a conta era associada a “atitudes fraudulentas”.

 Ao vencer o primeiro processo a juíza determinou a ativação integral do meu canal, mas a Twitch reativou a conta sem possibilidade de monetização via parceria e afiliado. Entrando em contato com eles, recebi um email dizendo que a conta era associada a atitudes fraudulentas, mesmo após a juíza me julgar como inocente.

Segundo processo contra a Twitch

Com sua conta ativa, mas sem a possibilidade de monetização, Lucas decidiu entrar com um segundo processo contra a Twitch, dessa vez para recuperar o direito a ter a parceria.

Foram mostradas provas de que ele havia conseguido a parceria em 2016 e desde então não havia quebrado nenhuma regra da plataforma, e isso ajudou na decisão da juíza.

No segundo processo entramos com mais provas de que fui uma vítima e que provamos isso judicialmente anteriormente. Também enviamos provas de que adquiri minha parceria no ano de 2016, e desde então não quebrei nenhuma regra para perdê-la. Nesse processo a Twitch também foi até o fim mesmo sem nenhuma prova e outra juíza me julgou como inocente e declarou a devolução da minha parceria pela a plataforma

Lucas tentou fazer lives em outras plataformas, mas sem sucesso

Durante todo esse tempo, Lucas se formou na faculdade de T.I e até chegou a trabalhar na área. Ele também contou que tentou voltar a fazer lives em outras plataformas, mas não teve sucesso.

Dois anos após ter sido banido, eu entrei em depressão por não saber o que fazer. Em todo esse tempo eu me sentia com um pássaro que teve suas asas cortadas. nunca estive realmente feliz em todos esses anos

Outros processos contra a Twitch

Outro streamer famoso que teve a sua conta banida é o Shevi2K, que inclusive ainda está em processo contra a plataforma. Ele foi banido por “ameaças violentas e discurso de ódio.”, algo que afirma não ter feito. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 5 de abril, mas de lá para cá o influenciador não falou atualizou sobre o caso.

Lucas descreve a sensação de voltar a fazer lives na Twitch

Após anos sem saber se iria conseguir voltar a fazer lives na Twitch, Lucas finalmente voltou à plataforma com a parceria, e ele descreve o momento como um dos mais felizes da sua vida.

Há quatro anos atrás, ele tinha um bom público, chegando a ter 2 mil espectadores. Agora, com esse número reduzido, ele busca conquistar tudo novamente, mas ressalta que esse é apenas um “detalhe” perto da felicidade que está sentindo.

Poder voltar a fazer Live foi uma das melhores notícias que já recebi, meu público ainda está aqui, mas em menor quantidade do que comparado a 4 anos atrás. Estou com uma média de 100 pessoas por live, e antigamente eu conseguia de 500 a 2 mil. Porém, isso é apenas um detalhe perto da felicidade de poder voltar a fazer o que amo. Isso não vai me desanimar e vou reconquistar tudo o que perdi. Sempre vou usar a frase que postei quando recuperei minha conta: “um sonho só morre quando você desiste dele”, e pode ter certeza que eu nunca desisti do meu, e nem vou!

Você pode acompanhar as lives de Lucas em seu canal na Twitch. Ele joga League of Legends e é Desafiante, o maior elo do jogo.

Streamer Sacoliro na Twitch
(Imagem: Divulgação/Saco)
Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 01 de agosto de 2023 • Editado há 12 meses

Matérias Relacionadas
Streamers
É top 1! Baiano é o streamer brasileiro mais assistido em junho
Streamers

É top 1! Baiano é o streamer brasileiro mais assistido em junho

É top 1 do mês de junho! Baiano liderou o Brasil em audiência, superando outros streamers conhecidos. Confira os números na matéria, acessa!

Há 14 dias
Streamers
Streamer chama psicóloga em live após não conseguir passar de boss em Elden Ring
Streamers

Streamer chama psicóloga em live após não conseguir passar de boss em Elden Ring

Um streamer, após apanhar horas seguidas para um boss do Elden Ring, apelou e chamou uma terapeuta em live. Confira mais detalhes na matéria!

Há 22 dias
Streamers
g3x FC tem vitória histórica na Kings League e Gaules sofre ameaças de morte
Streamers

g3x FC tem vitória histórica na Kings League e Gaules sofre ameaças de morte

A equipe do streamer Gaules marcou um gol nos últimos segundos do acréscimo e conseguiu virar o placar, o que causou confusão em campo.

Há 1 mês
Streamers
Doações de streamers do VALORANT ultrapassam R$ 60 mil para o Rio Grande do Sul
Streamers

Doações de streamers do VALORANT ultrapassam R$ 60 mil para o Rio Grande do Sul

Com o desastre que vive o Rio Grande do Sul, os streamers do VALORANT se uniram em prol de ajudar as famílias, animais e população afetada.

Há 2 meses
Streamers
LoL: De banimentos na Coreia até treta com Takeshi: conheça TF Blade
Streamers

LoL: De banimentos na Coreia até treta com Takeshi: conheça TF Blade

O streamer TF Blade viveu uma treta com o Takeshi nesta semana, mas você sabia que o histórico de toxicidade do jogador é extenso? Acessa!

Há 3 meses
Streamers
LoL: Baiano lidera a audiência de streams ao redor do mundo
Streamers

LoL: Baiano lidera a audiência de streams ao redor do mundo

O Baiano é top 1 streamer do mundo no primeiro quarto de 2024 na categoria LoL! Confira os números do Efeito Ilha das Lendas.

Há 3 meses

















































Campeonatos Atuais