O MSI 2024 já está chegando! Então, em clima de Mid Season Invitational, vamos relembrar do MSI 2017, que aconteceu aqui no Brasil e rendeu boas histórias!
O MSI do Brasil foi histórico para as minors: estrelato das ligas PCS e VCS começaram ali
Foi nesse MSI que duas regiões Minor chamaram muita atenção pelo bom desempenho que tiveram: a Flash Wolves, da LMS (hoje PCS), e a Marines (hoje GAM), da VCS. Curiosamente, no mundial de 2016, a Albus Nox fez história ao ser o primeiro time Minor a avançar aos playoffs, ou seja, estávamos presenciando a ascensão das regiões emergentes!
A estrela do GAM Levi
Em seu primeiro MSI, Levi, jungler da GAM, foi o jungler com mais jogos e conseguiu um KDA surreal: 5.17 em 25 partidas, o terceiro maior da competição. Ele ficou atrás apenas do brasileiro Nappon, que só teve 6 jogos, e do Peanut, que teve 17 jogos e foi campeão da competição.
Ao longo de toda a competição, o jogador foi vice-líder em Ouro por Minuto e Farm por Minuto. Com seu Kha’Zix, Levi arrancou vitórias contra a G2, Team WE (campeã da LPL) e TSM. A GAM era um dos times mais agressivos, seus jogadores faziam de tudo pra acelerar o jogo, era uma aula de confiança.
Se você teme eles, você não os vencerá. A gente sempre entra confiante que podemos vencer.
Disse Levi na época após uma vitória histórica contra a TSM. Confira a reação da torcida brasileira com essa partida:
Minor? A Flash Wolves é top 3!
Se de um lado, a GAM surpreendeu em seu primeiro MSI, a Flash Wolves, que já vinha chamando atenção desde 2016, chocou o mundo indo muito longe.
O time formado por MMD, Karsa, Maple, Betty e Swordart tinha um brilhantismo parecido com o da GAM: o da agressividade, a diferença era na assertividade das jogadas e novas estratégias. Conhecida por ganhar de times coreanos, a Flash Wolves novamente surpreendeu no MSI 2017 ao vencer a SKT T1, que até então estava imbatível no torneio.
A equipe finalizou no top 3 da competição, deixando a Team WE, campeã da LPL, no quarto lugar do MSI 2017.
SKT T1 campeã do MSI do Brasil
A grande campeã foi a SKT T1, mas também foi quem mais protagonizou histórias. Uma delas aconteceu justamente no título, no encontro entre GOATS: Faker e Ronaldo Fenômeno.
O encontro entre lendas rendeu um documentário, onde ambos falaram sobre a pressão de se estar no topo, aposentadoria, lidar com muitos fãs e holofotes. Confira documentário com legendas em português:
SKT e Futebol? Peanut do Flamengo no MSI do Brasil
Um Peanut caiu nas graças dos brasileiros e recebeu de presente uma blusa do Flamengo. Pelo visto o jungler adorou o presente, já que foi visto diversas vezes com ela, tanto no Brasil enquanto estava no MSI, quanto em sua casa na Coreia. No MSI 2023, a equipe do CBLOL perguntou sobre o presente e o sul-coreano não exitou ao falar que gostava muito da blusa:
Sobre a camisa do Flamengo, eu gosto muito dela. Continuei usando muito ela depois de voltar para a Coreia. Agora ela já tá um pouco velha e não sei onde está…