O ano é 2015 e o servidor de LoL da Oceania cria uma missão para os jogadores: jogar com campeões do mar: Fizz, Nautilus, Nami, etc.
A cada vitória com um desses campeões, gerava um ponto para alguns deles representarem o LoL na missão de criar um recife artificial para ser jogado no mar e auxiliar toda a vida marinha local. E este é o TBT do LoL.
TBT do LoL: o Nautilus ajudou o fundo do mar
O vencedor da disputa foi o Nautilus (que curioso, não? Um Nautilus indo para as profundezas). Então a Riot criou um gigantesco Nautilus para ser arremessado no fundo do mar, na Austrália. O campeão carregava milhares de nicks de quem colaborou com a causa. Se liga que sinistro:
E como isso ajuda o mar?
Bom, a verdade é que este é um recife artificial. Os recifes artificiais são estruturas subaquáticas feitas pelo homem, projetadas para replicar a função dos recifes naturais.
Eles podem ser qualquer coisa, desde navios de guerra afundados até carros sucateados. Os recifes artificiais podem trazer diversos benefícios, tais como:
- Controlar a erosão costeira, redirecionando as ondas ou retendo os sedimentos que são arrastados para as praias;
- Impedir que barcos ou outros veículos marítimos viagem para determinadas áreas protegidas;
- Manipular as ondas para proporcionar uma melhor experiência aos banhistas;
- Promover a vida marinha em áreas, até então, inabitáveis.
Nautilus: um herói do mar
O pior é que, anos depois, foram tiradas fotos por fãs de League mergulhadores e eles puderam provar que a vida se fez ao redor do Nautilus. Confira uma sequência de fotos que vai mostrar o Nautilus dias após ir ao fundo do mar, 11 meses depois, 22 meses depois e 2,5 anos depois!
Mais fotos podem ser encontradas no Reddit, e é bem possível ver a variedade de espécies de animais marinhos que vão surgindo ao redor do Nautilus com o tempo.
Nomes de jogadores na âncora
Toda a ajuda ganha ainda mais valor quando você vê que na âncora do Nautilus tem o nome de diversos jogadores! Todos que contribuíram no evento estão eternizados.
Esta foi uma das ações mais interessantes da Riot de impacto sócio-ambiental e cá entre nós: imagine daqui a 200 anos, as pessoas navegando na Austrália, e se deparando com um Nautilus gigante desses!
Para mais informações, ainda existe o site, em inglês, da iniciativa do Nautilus Recife Artificial.