×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

TFT: Confira dicas do Ness para ir melhor no jogo

Teamfight Tactics

O streamer Fernando “Ness” Torigoe era conhecido por suas transmissões de Hearthstone. Após três anos jogando o card game da Blizzard, Ness decidiu mudar de ares e passou a transmitir Teamfight Tatics. Depois de falar sobre sua transição, o streamer deu conselhos valiosos para quem está a procura de evoluir no TFT.

Em contato com o Mais Esports, ness falou sobre diversos aspectos do jogo e deu dicas para os novos jogadores que querem experimentar o game e estão com dificuldades em entende-lo e também para quem quer ir melhor em suas partidas. Confira a integra da entrevista abaixo.

ness
Foto: Arquivo Pessoal

Quais são as dicas gerais que você pode dar para os novos jogadores?

ECONOMIA

A economia é a primeira coisa que os jogadores novos têm que aprender. Os juros de 10% que você recebe toda rodada, até o máximo de cinco, são de extrema importância para ganhar vantagem nesse recurso. Não adianta usar todo gold no começo pra procurar peças, pois você precisa de muito dele ao longo do jogo. Tanto para adquirir mais peças importantes, como para comprar experiência pra passar de nível, etc.

Por outro lado, manter uma série de derrotas ou vitórias também pode ser interessante, pois elas também dão bônus de gold por rodada. Por isso o jogador também tem que ponderar sobre quando gastar para tentar manter uma série de vitórias. Quando você passa de nível você tem uma porcentagem maior de conseguir as peças mais raras e atualmente as peças épicas (custo quatro) tem um impacto muito grande no jogo.

ITENS

Outra coisa importante são os itens. Jogue sempre com uma lista das possíveis combinações abertas até decorar a maioria. Tenha em mente quais itens são mais importantes para os seus campeões/sinergias. Não distribuir os itens de forma aleatória ou combinar os que você já tem pode ser a melhor opção em diversos casos, pois não custa ter paciência para esperar os próximos carrosséis ou rodadas de creeps pra completar itens melhores.

POSICIONAMENTO

O posicionamento também é muito relevante. É muito difícil explicar qual a melhor forma de posicionar, mas posso dar exemplos: separar unidades contra efeitos em área, proteger suas unidades de assassinos colocando elas no canto, posicionar determinada unidade que tem crowd control* em frente pra ela poder usar a habilidade o mais rápido possível, ou proteger ela, etc. Já tive diversos jogos na stream em que eu estava perdendo, mas mudei o posicionamento e consegui ganhar com exatamente as mesmas peças.

SAIBA O QUE O OPONENTE ESTÁ FAZENDO

Saber o que seus oponentes estão fazendo também ajuda, pois o número de campeões é limitado. Por exemplo: as peças de custo um são abundantes, tem 39 de cada disponível loja. Já as de custo quatro têm apenas 13. Se tem diversos jogadores procurando essas peças, vai ser cada vez mais difícil de achar. Pode ser uma boa ideia usar o gold pra procurar elas primeiro. Ou até mesmo comprar e guardar no seu banco as peças importantes para o adversário no fim do jogo.

ADAPTAÇÃO

Outro ponto fundamental é ter em mente que o jogador vai ter que fazer transições de unidades/sinergias durante o jogo. As unidades que você tem acesso no começo, assim como as sinergias, vão mudando conforme o jogo vai progredindo. Seja pela própria força e desempenho no começo/meio/fim do jogo, ou pelas peças que aparecem na loja. Não tenha medo de mudar o seu plano conforme os campeões que aparecem na loja, ou para o time que você deseja ter no fim do jogo, ou mesmo para o mais eficaz contra os oponentes da sua partida.

Tente pensar em builds** late game que envolvam sete ou oito campeões para alcançar as sinergias desejadas, pois o acesso ao item que aumenta o número de campeões no campo é muito limitado e o nível 9 é extremamente caro para adquirir e muitas vezes não vale a pena.

Mas o mais importante sem dúvida é jogar. Fazer seus próprios experimentos e aprender com os erros e acertos, tanto os seus, como os do oponente.

*Crowd Control: Habilidades ou personagens que influenciam ou impedem o uso de habilidades de personagens inimigos.

**Builds: Composição de personagens e itens

Qual dificuldade os novos jogadores mais tem e que você pode ajuda-los a melhorar?
O jogo em si é um pouco difícil de aprender no começo. Acredito que a maior dificuldade vem de quando usar o gold pra comprar experiência ou economizar, quando você deve procurar determinadas peças importantes e como fazer a transição para os três estágios do jogo – início, meio e fim.

Hoje a Twitch tem diversos canais que estão transmitindo TFT. Praticamente qualquer horário do dia você pode assistir diversos streamers e melhorar junto com eles.
Eu tento ajudar o máximo possível, mas nem sempre consigo responder todas as dúvidas. Primeiro porque eu não sei tudo e também porque tem diversas coisas acontecendo e outras pessoas com dúvidas. Mas é sempre um prazer ajudar as pessoas que me acompanham, especialmente quando eles voltam falando que melhoraram bastante.

O jogo não tem um tutorial e o jogador tem que aprender na marra todas as mecânicas do TFT. Isso ajuda ou dificulta no aprendizado do jogo?
Dificulta, pois acredito que o básico deveria ser ensinado em um tutorial. Porém com a popularidade do jogo é bem simples para as pessoas interessadas buscarem e terem acesso a tutoriais e informações.

Para quem vem do Auto Chess ou Dota Underlords, qual a diferença que mais dificulta no TFT?
Entender o que os itens e campeões fazem. Eu mesmo não joguei LoL. Tem itens e campeões que eu não sei como a sua mecânica funciona em determinadas situações específicas. Também confundo bastante o nome da Poppy com a Tristana e o Darius com o Draven.

Qual ponto mais importante a ser notado nas partidas?
Com certeza é refletir sobre como você errou/acertou. Mas é igualmente importante observar como os seus oponentes erraram e acertaram em suas decisões.

Como ler o jogo dos seus adversários?
É muito importante você verificar o tabuleiro do seus oponentes clicando no nome deles, especialmente no fim do jogo. Com isso você sabe como posicionar, o que procurar na loja, etc. Com o tempo você consegue saber até o que seu oponente procura e quais itens ele mais almeja no carrossel***. Com essas informações você pode facilmente vencer uma partida complicada.

***Carrossel: Rodada de escolha compartilhada

Quais estratégias seguir em momentos diferentes na partida (early, mid e late game)?
Muito difícil resumir isso, especialmente porque o jogo está passando por mudanças constantes. A melhor dica que eu posso dar pra quem realmente quer melhorar é nunca criar regras absolutas para o jogo. Sempre se adaptar de acordo com a situação é o melhor meio para aprendizado e a melhor forma de vencer consistentemente. Saber quais as melhores estratégias para o fim do jogo e como você chega lá também ajuda muito.

No começo e meio do jogo você tem que ir se adaptando de acordo com as peças que aparecem na loja. O jogo tem passado por diversas atualizações que mudam o jogo, mas vou deixar aqui algumas builds late game que são bem eficazes e consistentes:

  • Seis Feiticeiros com 1-3 medalhões dos solari de ferro;
  • Elemental com quatro Ninjas + um assassino (Pyke);
  • Sorc + Wild + Metamorfo com Aurelion e Shyvana;
  • Patrulheiros Com Elemental/Knights/Glacial/Fantasma;
  • Seis Assassinos com quatro ninjas;
  • Piratas com Pistoleiros e campeões que tem CC;
  • Elemental + Glacial;
  • Draven com Wild ou Imperial ou Elemental.

Tenham em mente que tem diversas outras builds viáveis. É possível que em determinado jogo a melhor estratégia é fazer seis Yordles, por exemplo. Os itens também são muito importantes para as builds. Não adianta fazer uma build de Draver, por exemplo, sem ter itens como canhão, BT, etc.

Como perceber qual build**** seguir quando o jogo começa?
Não dá pra saber. A ideia é não ficar preso e ter sempre um plano B, C, D, etc. É claro que em muitas situações você vai ter que se comprometer. Creio que nesses momentos você tem que analisar quanto tempo/recursos você tem disponível para completar a build, se você vai ter esse tempo/recursos antes perder muita vida, quais campeões dela você já tem e a raridade dos que faltam, assim como quantas pessoas estão fazendo uma build similar e quão forte ela é contra as builds que os seus oponentes estão fazendo.


Alguns campeões são extremamente importantes para determinadas builds. Muitas vezes eles também são difíceis de achar. Você já ter acesso a eles pode ser um fator muito importante na decisão.  Tudo isso e muito mais deve ser levado em consideração para saber qual caminho escolher.

No começo parece ser muito informação para processar, especialmente quando você tem que comprar, atualizar a loja, upar, posicionar, etc. Mas garanto que com o tempo tudo o que eu falei vai se tornando bem natural. É tudo uma questão de treino.

****Build: Composição de personagens e itens

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 14 de julho de 2019 • Editado há quase 5 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
Jogador alcança elo máximo em todos os jogos da Riot e fala sobre o mais difícil
League of Legends

Jogador alcança elo máximo em todos os jogos da Riot e fala sobre o mais difícil

Um jogador conseguiu alcançar o elo máximo no League of Legends (LoL), VALORANT, Teamfight Tactics (TFT), Legends of Runeterra e Wild Rift.

Há 1 ano
League of Legends
Riot está dando brindes para quem ativar autenticação de dois fatores
League of Legends

Riot está dando brindes para quem ativar autenticação de dois fatores

A Riot Games está recompensando jogadores que ativarem a autenticação em duas etapas em seu ecossistema de jogos

Há mais de 1 ano
Teamfight Tactics
TFT: Lucas e vclf se classificam no top 16 do Mundial de Bugigangas e Engenhocas
Teamfight Tactics

TFT: Lucas e vclf se classificam no top 16 do Mundial de Bugigangas e Engenhocas

O primeiro dia do Mundial de TFT no set de Bugigangas e Engenhocas terminou com eusouolucas e vclf se classificando no top 16.

Há quase 2 anos
Teamfight Tactics
TFT: 4 brasileiros disputam o Mundial de Bugigangas e Engenhocas
Teamfight Tactics

TFT: 4 brasileiros disputam o Mundial de Bugigangas e Engenhocas

O próximo Mundial de TFT contará com a presença de nada menos que 4 jogadores brasileiros em busca de US$ 300 mil.

Há 2 anos
Teamfight Tactics
TFT: Renata Glasc chegará no set 6.5 junto ao Silco
Teamfight Tactics

TFT: Renata Glasc chegará no set 6.5 junto ao Silco

Recém-anunciada pela Riot, a campeã Renata Glasc também chegará no set 6.5 Noites de Neon do TFT, junto ao personagem Silco, de Arcane.

Há 2 anos
Teamfight Tactics
TFT: Silco chegará no próximo set do jogo
Teamfight Tactics

TFT: Silco chegará no próximo set do jogo

TFT está ganhando o seu primeiro campeão exclusivo: Silco, um dos principais personagens na trama de Arcane, a série de LoL na Netflix.

Há mais de 2 anos

















































Campeonatos Atuais