×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

“Os times precisam criar uma identidade forte”, afirma Fly sobre fidelização de torcedores

Geral

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Em entrevista exclusiva para a Betway, o diretor do MiBR, Fly, deu a receita do bolo de como as organizações podem trazer os torcedores mais próximos de si, da mesma maneira que os jogadores já o fazem através de suas redes sociais.

Num cenário como os Esports, onde em muitas vezes a imagem do ídolo é totalmente desapegada de um time, as organizações buscam fidelizar seus torcedores, independentemente do elenco que a representa.

“Primeiramente, todo torcedor gosta de ganhar, acompanhar o time que está ganhando, então é responsabilidade das equipes formarem bons talentos, terem bons jogadores, para levantar taças. Bons resultados são importantes para que os times tenham torcedores.”

Além disso, como vemos a LOUD fazendo com grande maestria, Fly também cita a criação de conteúdo, assim como a realização de eventos presenciais. “Criação de produtos, merchandising, como camisetas, uniformes, bonés… Para que os torcedores realmente vistam a camisa e usem a marca no mundo real.”

O diretor do MiBR explica, ainda, que é fundamental para a organização realizar atividades, ter estratégias, para beneficiar toda a comunidade ou o cenário onde atua. Pois, de acordo com Fly, o torcedor não quer só torcer, mas também quer ver seu time fazendo o bem para a comunidade, trazendo melhorias para todo o cenário.

“Há também que ter consistência, as organizações devem seguir esses pilares por bastante tempo, para que tenha os fãs ligados à marca. […] Mas isso não acontece só nos Esports, também ocorre nos Esportes Tradicionais.” Fly dá o exemplo do PSG, equipe de futebol francesa que chama bastante atenção dos torcedores brasileiros, por conta da presença de Neymar.

Tal acontecimento começou a ocorrer, segundo o Diretor, depois do advento das redes sociais, pois os fãs ficam mais conectados e mais próximos dos ídolos.

Apesar disso, Fly alerta para que as organizações de Esports tenham isso em mente, caso contrário, o mercado dos esportes eletrônicos não será sustentável no longo prazo. “Essa cultura do torcedor acompanhar o ídolo e estar torcendo, independente do time que ele esteja, existe, mas faz parte das obrigações de uma org de Esports para que não seja só assim.”

Por fim, o Diretor do MiBR acredita que há um amadurecimento das organizações para isso e que, com o tempo e “as mudanças de gerações”, as equipes terão cada vez mais torcedores fiéis. Fly vê o futuro, porém, com uma mescla entre torcedores de times e de ídolos.

“No longo prazo, eu vejo torcedores do MiBR que também torcer para grandes ídolos que não mais jogam aqui. Então também podem torcer para o FalleN, o Cold, o TACO… Acredito que, com uma maturidade cada vez maior do mercado, teremos torcedores  mais vinculados aos times, mas será uma grande mescla de tudo isso.”

A Betway escreveu um artigo sobre a fidelização de torcedores em seu blog e você pode acessa-lo, na íntegra, clicando aqui.

Redação Mais Esports

por Redação Mais Esports

Publicado em 05 de outubro de 2021 • Editado há quase 3 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Riot vai subir os valores das moedas dos seus jogos no Brasil
Geral

Riot vai subir os valores das moedas dos seus jogos no Brasil

A Riot anunciou nesta terça-feira que vai aumentar o preço de suas moedas onlines (RP, VP, etc.) no Brasil devido a instabilidades no câmbio.

Há 4 dias
Geral
CBLOL 2024: Como funcionou o processo de aplicação para a Conferência Sul?
Geral

CBLOL 2024: Como funcionou o processo de aplicação para a Conferência Sul?

O Mais Esports apurou com exclusividade como funcionou esse processo de aplicação dos times do cBLOL para as novas franquias de 2025!

Há 8 dias
Geral
Acompanhe o Mais Esports nas redes sociais!
Geral

Acompanhe o Mais Esports nas redes sociais!

Siga o Mais Esports em todas as redes sociais e fique por dentro de todas as notícias de esports!

Há 9 dias
Geral
LoL: Campeões que receberão skins Lendárias e Prestígio no segundo semestre
Geral

LoL: Campeões que receberão skins Lendárias e Prestígio no segundo semestre

Durante o segundo semestre de 2024, alguns campeões selecionados receberão skins Lendárias e de Prestígio; veja a lista.

Há 16 dias
Geral
Riot pode estar trabalhando em “MMOFPS” rival de Destiny 2, diz rumor
Geral

Riot pode estar trabalhando em “MMOFPS” rival de Destiny 2, diz rumor

Todo mundo está ansioso para o MMO da Riot Games, mo entanto, é possível que a empresa também esteja trabalhando em outro jogo, um "MMOFPS".

Há 1 mês
Geral
FURIA anuncia novo office e centro de treinamento
Geral

FURIA anuncia novo office e centro de treinamento

A FURIA inaugurou no último mês um novo office em São Paulo A capacidade total do edifício com cerca de 150 pessoas.

Há 1 mês

















































Campeonatos Atuais