×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Relembre os títulos do Brasil no Major de CS:GO

CS:GO

Falar que o Brasil é uma potência no FPS é chover no molhado. Isso não é exceção no Major de CS:GO, no qual o país possui dois títulos consecutivos no principal campeonato da modalidade.

Apesar de os títulos serem por organizações diferentes, a line-up vencedora foi a mesma: FalleN, coldzera, fer, fnx, TACO e zews como técnico. Relembre aqui as campanhas vitoriosas de Luminosity e SK Gaming no Major de CS:GO.

Títulos do Brasil no Major de CS:GO

MLG Major Championship: Columbus 2016

Major de CS:GO
fer, coldzera, zews, FalleN, TACO e fnx comemoram o primeiro título do Major de CS:GO do Brasil, a MLG Columbus 2016. Foto: MLG

No primeiro título do Brasil no Major de CS:GO foi com a Luminosity no MLG Major Championship: Columbus 2016. A equipe começou a campanha com uma fase de grupos perfeita: dois jogos e duas vitórias. O início foi contra a mouz, e a Luminosity venceu bem o adversário, que contava com NiKo e chrisJ em seu elenco. A partida MD1 aconteceu na Mirage com 16-13 favorável para FalleN e companhia.

No segundo jogo, o quinteto brasileiro enfrentou a lendária Ninjas in Pyjamas de f0rest, GeT_RiGhT e friberg. No entanto, a Luminosity não tomou conhecimento do adversário e aplicou um sonoro 16-5 para avançar aos playoffs da competição.

Os playoffs

Vitória contra a Virtus.pro

Para o time capitaneado por FalleN, as partidas MD3 começaram apenas nos playoffs da competição. O primeiro adversário foi o também lendário time da Virtus.pro composto por TaZ, NEO, pashaBiceps, Snax e byali. Aqui, a Luminosity enfrentou mais dificuldades do que viu na fase de grupos do Major.

O Brasil começou atrás do placar na série, mas vendeu caro a derrota. Após perder a Cache por 19-17, o Verdeiro e companhia não se deixaram abater e viraram o placar para conquistar a vaga na semifinal da competição. As vitórias por 16-10 na Cobblestone – mapa muito forte da Luminosity na época – e 16-11 na Overpass carimbaram a vaga na semifinal.

Major de CS:GO
Brasileiro foi campeão com elenco formado por FalleN, coldzera, fer, TACO e fnx. Foto: Reprodução/MLG
Série difícil contra a Team Liquid

Na semifinal, a Luminosity enfrentou a Team Liquid, que na época contava com s1mple no elenco, e se viu em uma série muito acirrada. Apesar de vencer por dois a zero, os dois mapas disputados foram definidos apenas na prorrogação. Foi no primeiro mapa dessa série, a Mirage, que coldzera fez uma de suas jogadas mais emblemáticas, a ‘jump double for cold’.

Essa jogada foi essencial para que os brasileiros permanecessem na briga, uma vez que na ocasião o placar estava 15-9 em favor dos americanos, e os brasileiros conseguiram levar a partida à prorrogação e vencê-la por 19-15.

A Cache não foi muito diferente. Os brasileiros enfrentaram um adversário comprometido e que não queria deixar a vitória escapar. No entanto, assim como na Mirage, o jogo foi à prorrogação, e a equipe de FalleN foi novamente superior, ao fim da partida, e conseguiu conquistar a vitória por 19-16 e ascender à final da competição.

Título contra a Natus Vincere

O jogo final foi contra a Natus Vincere, equipe que levava GuardiaN, Zeus, Edward entre outros em seu elenco. Essa série foi 8 e 80, uma vez que a Luminosity sofreu para vencer a primeira partida, mas passeou no último mapa.

Como já mencionado, a Mirage foi difícil para os brasileiros. Depois de perder o primeiro tempo por 11-4, FalleN e companhia se mostraram resilientes e foram buscar o placar e conseguiram levar a partida à prorrogação. O tempo extra foi bom para a Luminosity, mas a equipe tomou um susto antes da vitória. A Natus Vincere saiu na frente na prorrogação, porém, novamente, a Luminosity não se deixou abater e virou o jogo para vencer por 16-17.

A Overpass foi completamente diferente do visto no primeiro mapa. A Natus Vincere pareceu não ter entrado no servidor e foi completamente dominada pela equipe brasileira. A primeira metade praticamente definiu o jogo com uma vitória de 13-2 para coldzera e companhia. O segundo tempo foi disputado apenas para cumprir tabela, uma vez que a equipe de GuardiaN não foi capaz de pontuar e viu os brasileiros marcarem três pontos para serem campeões do Major de CS:GO.

ESL One Cologne 2016

Major de CS:GO
Foto: ESL

O segundo título brasileiro veio no Major seguinte, a ESL One Cologne 2016. Embalados pela última conquista e com o mesmo elenco campeão, FalleN e companhia foram para essa Major representando a SK Gaming. O resultado foi o mesmo: título mundial conquistado.

A fase de grupos foi tranquila para a SK, que, novamente, terminou no primeiro lugar e foi sem muitas dificuldades para os playoffs da competição. Coldzera e companhia enfrentaram a G2 na estreia e venceram por 16-11 na Cobblestone. A partida de classificação foi contra a FaZe de rain e a vitória por 16-6 no mesmo mapa da primeira partida garantiu a classificação aos playoffs.

Os playoffs

Nos playoffs, a única equipe que os brasileiros não enfrentaram no MLG Major Championship: Columbus 2016 foi a FlipSid3 Tatics, nas quartas de final. Nas etapa seguinte, a SK enfrentou a Virtus.pro e Team Liquid, equipes que o quinteto de FalleN já conhecido da última edição do Major.

Bom início contra a FlipSid3 Tatics

Na primeira partida dos playoffs, a SK aplicou dois a zero sobre a equipe do lendário markeloff para avançar na competição. O primeiro mapa foi tranquilo com a vitória de 16-7 na Mirage. No entanto, os brasileiros enfrentaram mais dificuldades na Nuke, onde precisou da prorrogação para vencer 19-17.

Elenco da SK Gaming na conquista da ESL One Cologne 2016. Foto: Reprodução/SK
Virada contra a Virtus.pro

Contra a Virtus.pro, a SK precisava da vitória para ir novamente à final do torneio mundial. A série seguiu o mesmo roteiro do enfrentamento entre as duas equipes no Major anterior: o adversário venceu a primeira partida na Cobblestone na prorrogação por 19-17. No entanto, no mapa seguinte, FalleN e companhia aplicaram um 16-5 para empatar a série. No mapa decisivo, uma nova vitória por 16-12 na Mirage colocou os brasileiros em sua segunda final seguida.

Vitória decisiva tranquila contra a Team Liquid

Os torcedores que esperavam uma final equilibrada, não encontraram isso. Essa foi a série mais tranquila dos playoffs para os brasileiros. A SK não enfrentou adversidades para vencer a final e conquistar mais um troféu para o país. Com parciais de 16-7 na Train e 16-6 na Cobblestone, a MD3 vencida por TACO e seus companheiros colocaram – de uma vez por todas – o Brasil no mapa do CS:GO mundial.

De lá para cá o Brasil ainda não venceu outro major. Chegamos a ficar no “quase” em 2017 com a Immortals, que perdeu a final para a Gambit. No entanto, o cenário brasileiro segue crescendo e levando mais times para disputar em alto nível lá fora, sendo alguns deles a FURIA, MIBR, GODSENT, paiN e até a Imperial, organização que possui três campeões mundiais: FalleN, fer e fNx.

Veja também: Todos os times que foram campeões do Major de CS:GO até hoje 

Bruno Martins

por Bruno Martins

Publicado em 06 de maio de 2022 • Editado há 2 anos

Matérias Relacionadas
CS:GO
Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros
CS:GO

Os 21 melhores documentários sobre esports – LoL, Dota 2, CS, VALORANT e outros

O Mais Esports preparou uma lista com os 21 melhores documentários de esports para se assistir. Tem sobre LoL, Dota 2, VALORANT, CS e mais!

Há 6 meses
CS2
CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023
CS2

CS: KSCERATO é o 19° melhor jogador do mundo na lista HLTV 2023

O jogador KSCERATO, da FURIA, foi eleito o 19° melhor jogador do mundo em 2023 pela HLTV; é a quarta aparição seguida dele na lista.

Há 7 meses
CS2
CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir
CS2

CS: FalleN terá casamento transmitido na Twitch; veja como assistir

Veja como assistir ao casamento de FAlleN e Letícia diretamente na Twitch. O astro dos esports brasileiros transmitirá toda a cerimônia.

Há 7 meses
CS:GO
CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major
CS:GO

CS:GO: TACO não tinha salário na LG quando venceu 1º Major

TACO disse que não recebia salário quando ganhou o primeiro título do Major com Luminosity; veja o que mais disse o jogador.

Há 8 meses
CS:GO
CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major
CS:GO

CS:GO: Valve colocou nome errado de TACO no troféu do Major

Duas vezes campeão do Major, TACO revelou que a desenvolvedora do Counter-Strike, a Valve, escreveu seu nome errado no troféu do Major

Há 9 meses
CS:GO
CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história
CS:GO

CS:GO: Com FalleN, analista elege os 5 melhores IGL da história

A admiração de FalleN vai além do cenário nacional. Para Pimp, o Verdadeiro foi o terceiro maior IGL da história do CS:GO.

Há 9 meses

















































Campeonatos Atuais