Gabriel “Tockers” Claumann é hoje o melhor jogador do Brasil e é sobre isso que iremos falar hoje na minha coluna.
No início de 2015 ninguém conhecia o mid laner da INTZ. Na verdade, poucas pessoas conheciam a INTZ. A confusão com os nicks Tockers e Jockster era algo até comum e engraçado. Tockster e Jockers, ótimos jogadores!
Mesmo sendo campeão do primeiro split de 2015, ninguém falava do Tockers. As atenções se voltavam para Revolta e Yang. No segundo split de 2015, a INTZ não foi campeã, mas foi um split fantástico de Tockers, sendo disparado o jogador com mais MVPs do CBLOL.
Em 2016 não foi diferente, o mid laner seguiu evoluindo e tendo atuações ainda mais convincentes. Partidas perfeitas no CBLOL, decisivo nas finais, atuação incrível no Wildcard. Chega o Mundial e lá está ele, sendo de longe, o melhor jogador da INTZ na competição. Mesmo assim, os olhos de todos se voltaram para Revolta e Yang que tiveram grande destaque na vitória contra a EDG.
Com o início do CBLOL 2017 já ficou claro o nível de jogo de Tockers e o quão impactante ele está sendo. Vamos nos aprofundar bem mais neste assunto?
A pool é vasta
23. Este é o número de campeões já utilizado por Tockers durante a suas participações no CBLOL.
No início, o jogador era muito conhecido por seu Azir, mas logo depois foi mostrando que ele havia masterizado vários campeões.
O mais incrível é que o jogador da Red Canids já apresentou estilos diferentes de jogo e demonstra conforto para jogar em todos eles. Seja com um mage control como Syndra e Azir ou um Splitpusher como Zed ele sabe exatamente o que fazer e como fazer.
Se a escolha do time é dar uma fonte de dano gigantesca como o Corki para Tockers ele não irá desapontá-los. Caso a estratégia gire em torno de um mid laner suporte como Karma ou Zilean, ele também fará um bom trabalho.
Ele se adapta ao meta com facilidade e masteriza o campeão que for necessário.
O dono do Mapa
A movimentação de Tockers pelo mapa está sendo simplesmente incrível e decisiva neste split. Considerei o assunto tão importante que resolvi fazer um vídeo para mostrar um pouco a todos vocês.
Se inscreva no canal do Mais e-Sports e não perca os próximos vídeos:
O melhor amigo do Jungler
No início de janeiro fiz um vídeo onde comento sobre porque o mid laner é quem deve ajudar o jungler e não o contrário. Enquanto a maioria dos mid laners brasileiros estão começando a entender isso agora, Tockers já faz isto desde 2015. Logicamente, hoje ele faz isso com muito mais maestria.
É nítido como o desempenho de Gabriel “Revolta” Henud era maior ao lado de Tockers do que atualmente com Murilo “Takeshi” Alves. O mesmo vale para Carlos “Nappon” Rücker que agora tem Tockers ao seu lado.
Veja: O Mid é quem deve ajudar o Jungler!
Como falamos agora pouco, o jogador gosta de pressionar o mid laner inimigo, e ele consegue fazer isso sem morrer. Com a pressão, além de poder realizar o famoso roaming, ele está apto a ajudar o seu jungler. Seja em uma invasão inimiga, ou até mesmo, quando o seu jungler for ganhar visão na selva adversária.
O pupilo de Peter virou o Líder da Red
Peter Dun é alguém com um entendimento gigantesco de todo League of Legends. Atuando como coach na INTZ desde 2016, o treinador chinês ajudou muito para o crescimento da equipe e transformou aquele quinteto em um time imbatível no Brasil.
Tockers foi um dos jogadores da INTZ que mais conversava com Peter. Ele sempre estava disposto a aprender e melhorar.
Agora na Red Canids, o jogador tomou uma postura de líder da equipe, algo que era função do Revolta na INTZ.
Reconhecimento
Como o próprio Tockers comentou ao Mais e-Sports, em alguns momentos durante sua passagem da INTZ, o jogador recebia vários comentários negativos nas redes sociais. Mesmo atuando bem, ele era obrigado a ler coisas como “Se a INTZ trocasse o Tockers seria imbatível” e etc.
Veja: “Estão vendo que eu realmente jogo bem e não era carregado pelo Revolta ou Yang”, afirma Tockers
No início do split, o seu companheiro de equipe Felipe “Yoda” Noronha não mediu as palavras e falou que para ele, Tockers era o melhor mid laner do Brasil:
Em uma entrevista bem mais recente, foi a vez de Felipe “brTT” Gonçalves, o maior nome do League of Legends brasileiro, concordar e reafirmar que Tockers é o melhor em sua posição.
Veja: Líder do CBLOL, brTT fala sobre principais adversários e como é jogar com Tockers
Já passou da hora de todos verem que Tockers não está sem perder desde 2015 a toa. Ele não é o mid laner e muito menos o jogador com maior número de fãs. Mas Tockers vem sendo o jogador mais impactante deste CBLOL 2017.