×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Troca do Trinket – Negando a Visão

Nessa Season 4 a Riot adicionou os Trinkets dentro do jogo, de início os jogadores ficaram bem perdidos mas um tempo depois todo mundo foi se acostumando com o novo modelo de visão.
Os trinkets vieram pra ficar e tudo indica que eles vão continuar durante a Season 5. Com o modelo dos Trinkets e o limite de 3 wards por jogadores o Suporte deixou de ser aquele carregador de Ward e começou a dividir essa tarefa com seu time. Nesse artigo vamos discutir a importância da Troca do Trinket e sobre a importância de negar visão ao inimigo.

Clique Aqui Para Ver os Novos Itens da Jungle da Season 5

Troca do Trinket – Negando a Visão

troca-de-trinket

Antes de tudo, vamos analisar todos os Trinkets?
Os Totens são evoluídos automaticamente no level 9 e o seu próximo upgrade custa 475 de gold.

Esfera Espiã:

Funciona de um jeito semelhante ao antigo CV(Clarividência). Tem um aumento significativo no nível 9 e se torna bem mais viável usar ela nesse momento. Ela é geralmente usada no ADC e o seu Upgrade é raramente visto.

Esfera-espiãesfera-vidente

Lente Detectora:

O Trinket mais importante do jogo! Geralmente o time começa sem nenhum ou com apenas uma lenta no level 1, já aos 15 minutos de jogo são grandes as chances de se ver 3 a 4 lentes em cada time. O seu Upgrade é o mais realizado dentre os Trinkets e muito importante para o Suporte limpar Wards, super eficaz em danças do Barão/Dragão onde o controle da visão é o mais importante.

lente-detectora lente-do-oraculo

 

 

Totem de Vigilância:

Você pode posicionar uma Ward que dura 60 segundos e depois do level 9 ela passa a durar 120 segundos. Bem esse Trinket é excelente no level 1 e para o início do jogo, ótimo para se proteger de Invades e para realizar invades. Pode ser usado para ter visão do Jungler inimigo no início do jogo. Geralmente você vai ver um time começando com 4 a 5 Totens de Vigilância.

totem-de-vigilânciaTotem-superiortotem-superior-detector

 

A Troca Dos Trinkets Durante a Partida:

Como foi dito, o foco desse artigo é a troca dos trinkets. Muitos jogadores ficam perdidos, quando devo trocar o Trinket? Muitos acham que continuar com o totem de vigilância é a escolha certa pois ele não precisa gastar gold com Ward. Vamos pensar juntos, se você pode gastar um pouco de gold para conseguir Wards de 3 minutos e conseguir destruir wards do inimigo deixando com o mapa cada vez mais escuro, será que realmente vale a pena passar 15,20,30 até 40 minutos de jogo com o Totem de Vigilância? Provavelmente você concorda comigo, realmente não vale a pena! Você precisa vender o Totem e comprar a Lente!

Na disputa de Objetivos como um Dragão ou Barão o time que tem mais Lentes Detectoras tem muito mais chances de controlar a visão, claro que Pink Wards e Wards Normais também fazem parte dessa briga. A lente vai ajudar o Jungler a gankar, vai ajudar o seu time a fazer objetivos, vai ajudar nas rotações e campeões assassinos podem fazer emboscadas de  uma forma bem mais eficiente.

Como a maioria dos jogadores começam com o Totem de Vigilância, eles devem vender o totem e comprar a Lente. A grande maioria dos jogadores ficam perdidos sobre quanto trocar o Trinket e alguns ignoram esse fato ou sempre esquecem de realizar a troca, como se fosse algo irrelevante. Vamos falar um pouco para cada Role quando ele deve fazer essa Troca dos Trinkets e quais os benefícios dessa troca.

Suporte:

Clique Aqui Para Ler Dicas para Suportes

Geralmente o primeiro ou segundo a trocar o Trinket (Vendendo o Totem de Vigilância e Comprando a Lente) no time, o suporte pode trocar logo depois que ele terminar de comprar a Pedra da Visão ou até mesmo se tiver Gold suficiente para comprar 2 ou 3 wards no primeiro Recall. No exato momento em que o Suporte pode colocar as Wards de 3 minutos a Ward do Totem de vigilância se torna praticamente inútil e a Lente Detectora pode ser extremamente eficaz em diversas situações.

Quando você utiliza a lente em uma área e destrói uma ward inimiga você nega visão dele dessa área, essa situação é muito mais necessária que ganhar visão de algum lugar durante apenas 60 segundos. Durante a Laning phase o suporte pode usar o Trinket na lane para controlar o Bush, facilitar o gank do seu jungler e até mesmo matar um Dragão de forma mais tranquila.

Fora da Laning phase o Suporte consegue colocar wards mais ofensivas de um jeito mais tranquilo, pois ele pode verificar se não está sendo visto pelo time adversário.

Jungler:

Clique Aqui Para Ler Dicas para Junglers

O Jungler geralmente começa com o Totem de Vigilância, o totem de vigilância ajuda ele a não ser invadido em sua Jungle e para rotações melhores de seu time no level 1. Depois disso essa ward de 60 segundos chega a ser bem inútil para o Jungler, ele deve efetuar a troca no primeiro ou no segundo Recall. Um Gank com a lente pode ser fatal e pode economizar tempo ao Jungler para que ele não fique tanto tempo parado em  um Bush wardado, certo?

A lente também é importante na hora de realizar objetivos como o Dragão e o Barão que necessitam da presença do Jungler e negar a visão para que o Jungler inimigo não consiga roubar esses objetivos.

Mid Laner:

Clique Aqui Para Ler Dicas para Mid Laners

O totem de vigilância ajuda bastante o Mid Laner a não sofrer um Gank entre os 3 a 10 minutos de jogo porém depois dessa etapa do jogo ele já não é mais tão útil pois você já tem gold suficiente para comprar Wards normais que vão durar 3 minutos e não 60 segundos! Outro fato é que o Mid Laner com a Lente pode fazer  um Roaming muito melhor e realizar emboscadas em algum bush.

O Mid está bem perto do Dragão, e ele pode ajudar a controlar a visão do local com a lente de uma forma bem mais eficaz.

Top Laner:

Clique Aqui Para Ler Dicas para Top Laners

O Top Laner fica durante boa parte do jogo na Ilha do Top e acaba se isolando um pouco dos outros jogadores, durante o início do jogo o Totem de Vigilância ajuda bastante para ele ter conforto na lane, mas a partir do momento em que ele tem gold suficiente para comprar Wards trocar para a Lente e retirar as Wards do Top laner inimigo pode garantir um Gank bem realizado na Top Lane.

Com o meta atual onde os Top laners usam Teleporte, o top laner participa bem mais das disputas no Dragão e como foi dito acima, na hora de disputar visão a lente sempre se sobressai ao Totem de Vigilância.

ADC:

Clique Aqui Para Ler Dicas para ADC

Geralmente é o último a efetuar a troca do Trinket e na maioria dos casos ele vende o Totem de Vigilância e compra a Esfera Espiã. O ADC tem pouca vida e pouca Resistência Mágica e Armor, caso ele compre a Lente Detectora ele precisa tomar muito cuidado para quebrar uma Ward Inimiga, pois com a morte do ADC o time inimigo pode fazer vários objetivos de graça. Já com a esfera espiã ele pode revelar onde o time inimigo está escondido, facilita rotações, concede visão para um Auto Ataque quando o inimigo entrou em um Bush ou alguma fog.

É importante para o time um jogador com a Esfera Espiã, pode ser usada para revelar o inimigo matando o Barão e é excelente para continuar o Follow-up em uma Team Fight!

Lentes e Rotações:

Durante o Mid e Late Game as rotações definem quem vai vencer a partida, mesmo com vantagem global no ouro um time que fizer rotações ruins perde a partida. Uma rotação Ruim pode resultar em  um Barão para o time adversário e até mesmo a perca de um inibidor.

A Lente é excelente para facilitar as rotações e impedir que o inimigo saiba quais são seus próximos passos, quando um time tem 4 lentes ele pode andar pelo mapa de forma mais segura e pode ser o elemento crucial para pegar um oponente sozinho.

Esse foi o nosso artigo sobre Trinkets! Caso tenha alguma dúvida deixe ela nos comentários e lembre-se TROQUE O TRINKET!!!

 

 

Eric Teixeira

por Eric Teixeira

Publicado em 16 de outubro de 2014 • Editado há mais de 9 anos

Matérias Relacionadas
Geral
Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025
Geral

Jogos Olímpicos de Esports é criado e terá primeira edição em 2025

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo histórico ao aprovar a criação dos Jogos Olímpicos de Esports.

Há 2 dias
Geral
Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca
Geral

Sites de jogos investem em patrocínios e parcerias esportivas para promoção da marca

Cada vez mais os sites de jogos estão presentes como patrocínios tanto nos esportes tradicionais quanto nos esports!

Há 2 dias
Geral
CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs
Geral

CBLOL 2024: brTT e LOS não possuem mais chance de playoffs

Após o resultado da rodada e mais uma derrota, dessa vez para o Fluxo, as chances da LOS e brTT irem aos Playoffs estão zeradas.

Há 12 dias
Geral
Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita
Geral

Comitê Olímpico Internacional oficializa Olimpíadas dos Esports na Arábia Saudita

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou que as Olimpíadas de Esports vão acontecer na Arábia Saudita. Confira mais detalhes na matéria!

Há 13 dias
Geral
Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros
Geral

Riot cancela projeto não anunciado baseado em Super Smash Bros

A Riot cancelou um projeto baseado no jogo de luta Super Smash Bros. O jogo não havia sido anunciado, entenda o caso na matéria.

Há 15 dias
Geral
LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido
Geral

LCK 2024: Deft alcança feito que só Faker havia conseguido

Neste sábado, em partida contra a T1, o Deft alcançou uma marca que até então só Faker, o maior da história, havia conseguido.

Há 26 dias

















































Campeonatos Atuais