Mesmo antes do fim do VCT EMEA 2025: Stage 2, as equipes Apeks e Gentle Mates já estão oficialmente rebaixadas para o Challengers da região e não disputarão o Tier-1 em 2026.
A Apeks, campeã do VCT Ascension EMEA 2024, viveu uma temporada desastrosa em sua estreia na liga. Foram 13 partidas oficiais no ano, incluindo o qualificatório para a Esports World Cup, mas sem nenhuma vitória até aqui.
Mesmo com um jogo restante no calendário, o time norueguês já não tinha mais chances de alcançar os playoffs — critério essencial para manter-se na franquia.
Já a Gentle Mates, campeã do Ascension 2023, sobreviveu ao primeiro ano no EMEA graças à mudança de formato para 2025, mas não conseguiu se recuperar. Em 16 partidas no ano, somou apenas cinco vitórias e 11 derrotas.
Sem vaga nos playoffs do Stage 2 e longe da classificação para o Champions, os franceses também deram adeus ao Tier-1.
Quem entra no lugar dos times?
As duas vagas que ficarão sem times no VCT EMEA 2026 serão ocupadas pelos dois finalistas do VCT Ascension EMEA 2025, o torneio de promoção da liga. Além disso, a competição principal ainda terá duas vagas adicionais, que serão definidas via pontos de circuito.








