Nesta quinta-feira (27), a Riot Games revelou oficialmente a quantidade de vagas de cada região para as edições do ano do Masters e do Champions, mundial de VALORANT. O Brasil, que possuía duas vagas garantidas em ambos os torneios internacionais, terá apenas uma e disputará a segunda com a LATAM.
Para os Masters, tanto o Brasil quanto a LATAM receberão uma vaga direta na competição internacional. A segunda vaga que pertencia ao Brasil agora será disputada entre as equipes nacionais e os times latinos, porém a Riot não revelou como essa disputada será realizada.
Já no Champions o Brasil também perdeu uma vaga direta. Assim como no Masters, Brasil e LATAM terão um time garantido no torneio e a segunda vaga que era destinada ao Brasil será disputada no Last Chance sul-americano. A seletiva, que contará com quatro times de cada região, dará duas vagas para o mundial ao invés de apenas uma como foi em 2021.
Diferentemente de 2021, os Masters passarão a ter menos times disputando a competição. Ao invés de 15 equipes, o torneio terá apenas 12, o que resultou em certas regiões perdendo vagas. Além do Brasil e LATAM, Coreia do Sul e Japão também terão apenas um representante garantido nos Masters.
O Champions seguirá com o mesmo formato de 16 equipes e a decisão da diminuição de vagas diretas para o Brasil provavelmente aconteceu por conta do desempenho abaixo do esperado das equipes brasileiras em torneios internacionais, além das boas performances apresentadas pela KRU Esports, equipe da LATAM, nos Masters e principalmente no mundial de VALORANT.
Veja também: Nobru brinca e diz que vai montar o “Real Madrid” do FPS da Riot no Fluxo