A Riot Games revelou nesta terça-feira (21) o sistema definitivo de acesso ao VALORANT Champions 2026, que acontecerá em Xangai. Pela primeira vez, times do Challengers poderão disputar o mundial ao se classificarem para os playoffs do Stage 2 de suas regiões.
Quatro equipes do Challengers por região
Cada território poderá ter até quatro times do Challengers nos playoffs do Stage 2, onde enfrentarão equipes das ligas internacionais. Esses confrontos definirão as vagas para o Champions.
Todos os times classificados do Challengers receberão um auxílio financeiro de US$ 75 mil (cerca de R$ 400 mil) para cobrir despesas com viagem, vistos e estadia. No entanto, cabe às organizações providenciar a documentação e logística.
Formato por região: como o Brasil entra na disputa
No VCT Americas, a classificação funciona da seguinte forma:
- 1 vaga direta para o campeão do Challengers Brasil
- 1 vaga direta para o campeão do Challengers NA
- 1 vaga para o vencedor do duelo entre LATAM Norte × LATAM Sul
- 1 vaga final definida via Last Chance Qualifier com o 2º colocado do Brasil, o 2º da NA e o perdedor da final do LATAM

No VCT EMEA, os quatro classificados serão definidos por pontuação e colocação nos torneios regionais do Challengers.
No VCT Pacific, haverá vagas diretas para os campeões do Sudeste Asiático, Japão e Coreia. A quarta vaga será decidida em um LCQ com o campeão do Sul da Ásia, o campeão da Oceania e os 2º e 3º colocados do Sudeste Asiático.
O VCT CN (China) ainda terá seu formato detalhado pela Riot em breve.
Academy, afiliadas e elegibilidade
Times academy continuam proibidos de disputar o Champions e, a partir de 2026, perdem a proteção contra rebaixamento no Challengers. Já as equipes afiliadas seguem elegíveis, mas não poderão transferir jogadores com os times principais durante os playoffs e o período de bloqueio de elencos do Champions.
Regras de elenco e idade mínima
Os times que disputarem os playoffs do Stage 2 precisarão ter ao menos três jogadores da região e poderão contar com até dois atletas importados. Nas regiões das ligas internacionais (Americas, EMEA e Pacific), a idade mínima será de 16 anos. Já no VCT CN, todos os jogadores devem ter no mínimo 18 anos, por exigência legal.
As regras serão válidas até o Champions 2026, já que a Riot anunciou uma revisão completa do ecossistema para a temporada 2027.












