Depois do vice-campeonato no VALORANT Masters Reykjavík, a torcida da LOUD almeja um desempenho condizente com a campanha em que perdeu na decisão. O Mais Esports conversou com bzkA, técnico da LOUD, sobre a pressão de bons resultados, confrontos contra a OpTic e os treinamentos no servidor europeu para o VALORANT Champions 2022; confira.
bzkA: LOUD na bolha e sem pressão
A torcida brasileira tem uma expectativa alta para que a LOUD desempenhe bem nos campeonatos internacionais. Apesar do resultado do último VALORANT Masters, os torcedores têm confiança no time e esperam sempre um bom resultado.
O resultado positivo nem sempre vem e com isso a pressão cresce. Treinador da LOUD, bzkA quer tirar dos jogadores a pressão externa de um bom resultado.
A pressão sempre existe externamente, mas sabemos que nosso resultado é fruto do nosso trabalho e trabalhamos duro o ano inteiro para esse momento. Tentamos não nos importarmos muito com a pressão externa, porque ninguém quer esse título mais do que nós, queremos muito o resultado. Por mais que essa pressão exista, nós estamos em uma bolha e queremos tirar os jogadores de qualquer pressão externa.
O clássico entre LOUD e OpTic
Ao Mais Esports, bzkA também comentou a partida da LOUD contra a OpTic, adversária conhecida dos brasileiros. O treinador pontuou que mesmo com a derrota, a equipe brasileira teve a chance de vencer a Fracture, mas que dois rounds custaram a vitória. Além disso, o técnico destacou a evolução do elenco.
A gente começou o jogo vencendo a OpTic no mapa que a gente escolheu, Breeze. Na Fracture, eu sinto que a gente ainda teve a possibilidade de fechar. Tiveram pelo menos dois rounds que custaram muito o controle da partida, mas faz parte, pois estamos evoluindo muito como time no que se refere à competição.
Ainda sobre o jogo contra a OpTic, bzkA elogiou o adversário ao dizer que eles foram competentes para punir a LOUD após decisões de jogo ruins dos brasileiros.
A OpTic foi muito capaz, forte e teve competência para punir algumas decisões que a gente teve durante a série. Venceu a equipe que errou menos. Acredito que cometemos alguns erros e foi mérito da OpTic conseguir punir esses nossos deslizes.
Essa não foi a primeira vez que as equipes se enfrentaram em uma competição internacional com vitória para a OpTic sobre a LOUD. A equipe americana já derrotou Saadhak e companhia na decisão do VALORANT Masters Reykjavík e eliminou a LOUD no VALORANT Masters Copenhagen.
O treinador bzkA afirmou que a LOUD não sente uma pressão adicional quando vai jogar contra os americanos. Ele ainda disse que a preparação para o jogo da OpTic seguiu da mesma forma do que sempre foi feito.
Como equipe, não sentimos nenhuma pressão adicional em jogar contra a OpTic. É um time muito capacitado e forte. Temos um respeito muito grande por eles e acabamos tendo eles como adversários. Para todos os jogos nós nos preparamos da mesma forma. Fazemos isso da melhor forma possível, com muita seriedade, profissionalismo, planejando o draft, fazendo o plano de jogo, fazendo o anti tático. O jogo contra a OpTic foi como qualquer outro jogo para nós, pois consideramos todos os jogos como se fossem uma grande final e contra eles não foi diferente. É muito difícil jogar contra eles, sinto ser um grande adversário que traz sempre grandes espetáculos para o público.
O treinamento para o VALORANT Champions 2022
Por fim, bzkA discorreu sobre os treinamentos da LOUD no servidor europeu. O treinador disse que o importante são os jogos coletivos onde a LOUD tem oportunidade de enfrentar equipes do tier 2 da região e que apresentam propostas diferentes das que são encontradas no cenário brasileiro.
O mais importante dos treinos da Europa são os treinos em time, coletivos, pois temos as possibilidades de lutar contra diversos times que estão no tier 2 do cenário europeu. Essas equipes possuem variações táticas com um nível muito alto e permite que a gente consiga testar e vivenciar muitas situações diferentes que muitas vezes no Brasil a gente não consegue vivenciar. Tem sido muito importante esse treinamento aqui fora.
O resultado desse trabalho da LOUD será posto em desafio na próxima quarta-feira (7). A equipe brasileira vai enfrentar a ZETA, adversário que Sacy e companhia já venceram no VALORANT Champions 2022, às 14h.
VALORANT Champions 2022
O VALORANT Champions 2022 acontece entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro na cidade de Istambul, Turquia. São dezesseis times batalhando pelo título de campeão mundial do FPS da Riot Games, além de uma fatia da premiação total de 650 mil dólares.
Confira a cobertura completa do VALORANT Champions 2022 com calendário de jogos, resultados, formatos, estatísticas das partidas e outras informações aqui no Mais Esports.