Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

Valorant: Confira como funciona a economia do novo FPS da Riot Games

Pedro Mitke
publicado em 13 de maio de 2020, editado há 2 anos
Valorant

Um dos pilares mais importantes de Valorant é o seu fator econômico, mecânica que costuma ditar o ritmo do jogo rodada após rodada. Utilizando um sistema muito parecido com o do Counter-Strike, os jogadores recebem uma quantidade de dinheiro por cada ação específica realizada, como abater um adversário ou vencer a rodada, e utilizam os créditos adquiridos para comprar armamentos e habilidades.

É necessário administrar bem a sua economia, pensar no que vale a pena comprar na rodada em questão e até mesmo já imaginar o que possa acontecer e como você ficará de créditos para a próxima rodada. O Mais Esports preparou um guia completo te explicado cada detalhe de como funciona a economia do Valorant, além de te dar algumas dicas de como administrá-la bem para você não ficar sem dinheiro no meio do jogo.

Se você é totalmente novo no jogo, pode assistir o nosso vídeo abaixo de dicas para ir bem no Valorant!

COMO CONSEGUIR CRÉDITOS

Cada jogador inicia a partida com 800 créditos e possui alguns meios de adquirir mais, como eliminar adversários, vencer uma rodada ou mesmo perder uma rodada.

Abater um adversário
200 créditos independente de qual arma foi usada
Vencer uma rodada3.000 créditos  para todos do time
Perder uma rodada1.900 / 2400 / 2.900 créditos para todos do time
Spike plantada300 créditos para todos do time
Spike desarmada300 créditos para quem desarmou

 

No Valorant, se uma equipe começar a perder rounds consecutivos, ela vai ganhar cada vez mais créditos, com um mínimo de 1.900 e um máximo de 2.900. Isso serve para não criar um efeito bola de neve para o time que está ganhando e ajuda a equilibrar a partida, então mesmo que você já tenha perdido vários rounds seguidos, ainda tem poder de compra para bons equipamentos e, consequentemente, chances iguais de vencer a rodada.

ADMINISTRANDO OS CRÉDITOS

Saber quando gastar seus créditos é essencial no Valorant. Como quase tudo dentro do jogo possui um preço, administrar o dinheiro conquistado e gasta-lo com sabedoria é muito importante para que a equipe comece uma rodada com o melhor amamento possível, o que aumenta as chances de sucesso.

No caso de derrota na rodada, o jogador acaba recebendo uma quantidade menor de créditos, por isso algumas vezes será necessário realizar rodadas econômicas por falta de recursos. Nessas rodadas (popularmente chamadas de eco) todos vão com armas bem simples e baratas (geralmente pistolas) e o objetivo é simples: economizar o dinheiro para a próxima rodada. Assim você terá uma quantidade de créditos suficiente para comprar bons armamentos, colete e habilidades.

Valorant round economico
Três membros da equipe optaram por fazer Eco apos o time perder a primeira rodada. Foto: Reprodução/Valorant

Vale mais a pena realizar estas rodadas econômicas do que acabar comprando armamentos medianos em toda rodada, pois neste segundo cenário, a sua equipe sempre estará com armas inferiores as do time adversário e a chance de perderem é maior. Apesar de muitas vezes sacrificar o ponto eco por não ter comprado quase nada, na rodada seguinte ambos os time provavelmente terão o mesmo arsenal a sua disposição, o que volta a equilibrar o confronto.

QUANDO COMPRAR 

  • Quando a equipe acumula vitórias, é muito provável que todos tenham dinheiro para comprar armamentos e habilidades, o que na maioria das vezes os coloca em vantagem sobre o time adversário. Tente se aproveitar dessas rodadas que os adversários estão sem armamentos do mesmo nível para vencer sem dar abates ou objetivos, assim você minimiza o ganho de créditos deles, mesmo na derrota. 
  • Se estiver com muito mais dinheiro do que o necessário por ter vencido diversas rodadas seguidas, compre um armamento para seu companheiro que não conseguiu acumular créditos no banco, evitando que ele jogue a rodada com um armamento ruim e fortalecendo o time em geral. Mais a frente vamos te ensinar como fazer isso de forma prática.
  • Compre tudo o que for possível na última rodada antes da troca de lados pois, como os próprios personagens dizem, todos os créditos acumulados vão sumir na troca de lados. Como você começará a segunda metade com apenas 800 créditos, não existe motivo para economizar neste round específico.

Mas você deve estar pensando “se estamos ganhando como alguém do meu time tem muitos créditos e outros não possuem suficiente para uma arma boa?”. Lembre-se que a vitória da rodada dá 3.000 créditos, mas se você não matar ninguém, não plantar (ou seu time) ou desarmar a Spike, você só ganhará essa quantidade de créditos, por isso se você não participar das ações do jogo e não souber fazer uma boa economia, mesmo ganhando pode ser que os créditos não sejam suficientes para um bom kit. 

QUANDO NÃO COMPRAR

  • Quando seu time não tem créditos o suficiente para realizar uma compra completa. Caso a sua equipe não possua recursos para adquirir um bom armamento como os rifles Vandal, Phantom ou Operator, uma boa quantidade de habilidades e colete, enquanto o outro time possui todos estes itens, é melhor não gastar e realizar uma rodada eco ou fazer uma meia compra para ter dinheiro no banco visando o round seguinte.
  • Quando somente um ou dois jogadores podem comprar um bom armamento e o resto do time não tem créditos. Caso os jogadores não estejam com o dinheiro alinhado e apenas uma pequena parcela do time tenha recursos, na maioria das vezes é melhor fazer uma rodada econômica ou de meia compra para garantir que todos do time tenham a mesma força, afinal se você ir com armamento pesado e o seu time não, e todos vocês morrerem, a sua economia também ficará ruim na próxima rodada.
  • Quando o seu companheiro tem muito dinheiro sobrando e você está com a economia fraca. Caso o seu companheiro tenha muitos créditos após realizar a compra dele e você não tem como comprar um armamento tão bom, ou não terá dinheiro para as habilidades e colete caso adquira tal armamento, você pode pedir para ele comprar a sua arma, assim você fica com equipamentos completos.

COMUNICAÇÃO COM SEU TIME E COMPRAS PARA O ALIADO

Em Valorant, a comunicação na fase de compra é essencial. Antes de adquirir o armamento, é sempre muito importante checar a situação financeira de seus companheiros de equipe e se comunicar para saber se vale a pena gastar ou se é melhor realizar uma rodada econômica.

Visando melhorar a comunicação para este fator econômico, a Riot inovou e adicionou comandos simples no jogo que indicam aos companheiros o que o jogador pretende ou acha melhor fazer em uma determinada rodada.

Ao abrir o menu de compra, no canto superior esquerdo, pode-se encontrar três opções: “bora gastar”, “grana sobrando” e “economizar”. É muito importante se comunicar sobre estas decisões para que a equipe possa ter uma economia alinhada e sustentável durante a partida.

comandos Valorant
Foto: Reprodução/Valorant

Outra novidade que facilita a comunicação e o gerenciamento financeiro de Valorant é a opção de solicitar que um companheiro com créditos sobrando compre uma arma para você com apenas um clique. Ao selecionar um armamento no menu de compra, basta clicar com o botão direito do mouse e o jogo comunicará a sua equipe que você gostaria que alguém comprasse este item para você.

Comandos Valorant
Foto: Reprodução/Valorant

Quando este comando for realizado, uma opção de comprar a arma desejada aparecerá no canto esquerdo do menu de compra dos seus companheiros, que com apenas um clique, enviam o armamento diretamente para você.

Pedindo equipamento Valorant
Foto: Reprodução/Valorant

MECÂNICAS QUE AJUDAM O GERENCIAMENTO ECONÔMICO

Diferentemente do Counter-Strike, caso a rodada ainda esteja na fase de compras, o jogador pode vender qualquer item adquirido no round pelo mesmo preço que pagou. Esta mecânica de Valorant ajuda bastante caso o jogador tenha comprado um armamento por engano ou se o time decidiu mudar a estratégia e optou por fazer um eco.

Vender arma Valorant
Foto: Reprodução/Valorant

Além disso, outra importante mecânica é a de projeção de créditos. No início de cada rodada, também no canto superior esquerdo do menu de compras, o jogo pega a sua compra atual e calcula o quanto de dinheiro você terá na pior das hipóteses na próxima rodada.

Esse recurso ajuda você a decidir o que vai comprar já pensando no futuro, então as vezes você pode comprar uma pistola e colete ao invés de apenas uma pistola, por exemplo, porquê os créditos mínimos da próxima rodada serão suficientes para a compra que você deseja.

Projeção de créditos Valorant
Foto: Reprodução/Valorant

É sempre bom levar este cálculo em consideração na hora da compra para não exagerar e acumular um pouco de dinheiro no banco para ser utilizado futuramente.

O fator econômico sem dúvidas é um dos pilares de Valorant. Um bom gerenciamento de recursos é fundamental para obter o sucesso no novo FPS da Riot Games. Por ainda estar em fase beta, os valores de todas as recompensas ainda podem ser alteradas antes do lançamento oficial, marcado para acontecer ainda no primeiro semestre de 2020.

Veja também: Valorant e partidas ranqueadas: 6 coisas que você precisa saber

 

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports