×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

VALORANT: Conheça as equipes do VCT EMEA

Valorant

Segunda das três ligas franqueadas a começar, o VCT EMEA contará com 10 equipes da Europa na disputa. Com organizações conhecidas que costumam chegar longe em torneios internacionais de VALORANT como Fnatic e NAVI – antiga FPX -, e nomes que começaram a investir no cenário recentemente, a competição promete ser uma das mais emocionantes do competitivo.

Com o início do VCT EMEA, o Mais Esports preparou uma matéria especial falando sobre cada um dos dez times da liga europeia que acontecerá em Berlim. Conheça mais sobre as escalações das equipes e relembre suas campanhas no VCT Lock In, primeiro torneio internacional de 2023.

Fnatic

VCT EMEA
(Foto: Riot Games)

Campeã do VCT Lock In, a Fnatic chega ao VCT EMEA como grande favorita ao título. Formada por Boaster, Derke, Leo, Alfajer e Chronicle, a equipe europeia tem apresentado um VALORANT muito consistente  e a experiência dos jogadores tem feito a diferença dentro dos servidores.

Boaster e Derke disputaram a grande maioria dos torneios internacionais de VALORANT desde o início do competitivo, geralmente conseguindo boas colocações. Além do título do VCT Lock In, a dupla terminou o Masters Reykjavík 2021 em segundo lugar após perder para a Sentinels. Chronicle também competiu pela formação da Gambit que conquistou o Masters Berlim do mesmo ano, enquanto Leo e Alfajer defenderam Guild e Surreal Esports no passado.

Durante o VCT Lock In, a Fnatic foi extremamente dominante. Sem perder nenhum mapa, a equipe europeia chegou até a decisão com vitórias contra Sentinels, FURIA, 100 Thieves e NAVI. Na grande final, Boaster e seus comandados superaram a brasileira LOUD por 3 a 2 em uma série emocionante e começaram a temporada competitiva de 2023 com o pé direito. 

NAVI

Foto da equipe da NAVI, que disputará o VCT EMEA
(Foto: Riot Games)

Mais uma favorita ao título, a NAVI é formada pelos jogadores que representaram a FPX durante 2022. A única mudança foi a entrada do turco cNed, campeão mundial com a Acend em 2021, que chegou para substituir ardiis. No ano passado, a escalação liderada por ANGE1 conquistou o Masters Copenhagen, segundo torneio internacional de 2022. 

Durante o VCT Lock In, a NAVI apresentou um VALORANT sólido. A equipe europeia chegou até as semifinais sem perder nenhum mapa, com vitórias contra KRU, Team Secret e Leviatán. O time, composto por ANGE1, cNed, Zyppan, Shao e SUYGETSU, acabou sendo derrotada pela Fnatic por 3 a 0 e terminou sua campanha em 3°/4° lugar. 

O resultado no VCT Lock In mostrou o potencial da NAVI para o restante da temporada. Apesar de ter feito uma mudança importante, a equipe europeia venceu adversários fortes como a Leviatán e promete brigar por todos os torneios da temporada.

KOI

Foto da equipe da KOI, que disputará o VCT EMEA
(Foto: Riot Games)

Encabeçada por Starxo e Sheydos, a KOI montou um elenco totalmente novo para o ano de 2023. Além dos dois jogadores citados, que conquistaram o VALORANT Champions pela Acend e o Masters Berlim 2021 pela Gambit respectivamente, a escalação do time europeu também conta com koldamenta, trexx e Wolfen. 

Durante o VCT Lock In, a KOI acabou decepcionando e foi eliminada ainda na primeira rodada. Apesar de ter sido uma série próxima, a equipe europeia acabou sendo derrotada pela norte-americana NRG por 2 a 0 e deixou a competição internacional de forma precoce. 

Mesmo com eliminação ainda no início do campeonato, a KOI chega forte para o VCT EMEA. A experiência internacional de alguns dos jogadores pode fazer a diferença dentro dos servidores. Além disso, o quinteto ainda está entendendo como jogar uns com os outros e a equipe deve evoluir no decorrer da temporada. 

Team Liquid

Foto da equipe da Liquid, que disputará o VCT EMEA
(Foto: Liquid)

Para a temporada de 2023, a Team Liquid optou por fazer mudanças drásticas em sua line-up. Da antiga escalação, apenas o britânico soulcas e o finlandês Jamppi permaneceram na equipe. Apesar de ter perdido nomes como ScreaM e Nivera, a cavalaria contratou jogadores a altura em Redgar e nAts, dupla russa que conquistou o Masters Berlim 2021 pela Gambit. Sayf, ex-Guild, completa o quinteto.   

Assim como a KOI, a Liquid decepcionou no VCT Lock In. Favorita na primeira rodada, a equipe europeia foi derrotada pela Team Secret por 2 a 0 e acabou sendo eliminada sem vencer nenhum mapa. 

Se adaptando aos novos jogadores, a Liquid tem potencial para disputar o título do VCT EMEA e conquistar uma das quatro vagas da região no Masters de Tokyo. Muito experiente, a escalação da cavalaria tem tudo para evoluir e apresentar um alto nível durante o restante da temporada. 

Karmine Corp

Foto da equipe da Karmine Corp, que disputará o VCT EMEA
(Foto: Riot Games)

Liderada por ScreaM e Nivera, ex-jogadores da Team Liquid, a Karmine Corp é mais um time que briga por uma das vagas na região do Masters Tokyo e corre por fora na briga pelo título. Além da dupla belga, a escalação da organização também conta com Newzera, Shin e xms. 

Única representante da França no VCT EMEA, a Karmine Corp terminou sua participação no VCT Lock In em 9°/16° lugar. O time europeu venceu sua partida de estreia contra a chinesa FPX, porém acabou sendo derrotada pela brasileira LOUD na segunda rodada da competição internacional.

Além de contar com jogadores experientes não só no VALORANT mas em outros FPSs, a Karmine Corp tentará se provar na liga europeia. Durante o VCT Lock In, a equipe francesa apresentou boas ideias e o tempo pode fazer com que o time vire uma verdadeira ameaça para as favoritas ao título. 

Team Vitality

Foto da equipe da Vitality
(Foto: Riot Games)

Composta por ceNder, MOLSI, Destrian, Twisten e BONECOLD, este último campeão mundial pela Acend em 2021, a Team Vitality é mais uma equipe que se formou no final de 2023 e ainda tenta entender como jogar junta da maneira mais efetiva possível. 

Durante o VCT Lock In, a Vitality fez uma boa estreia contra a GLOBAL e avançou para a segunda rodada, porém acabou sendo eliminada pela Leavitán logo em seguida e finalizou sua campanha na competição internacional em em 9°/16° lugar. 

Assim como a Karmine Corp, a Vitality chega ao VCT EMEA para brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo. Por se tratar de uma escalação nova, o quinteto ainda precisa de tempo para evoluir e mostrar seu verdadeiro potencial. 

Giants

Foto da equipe da Giants
(Foto: Riot Games)

Com dois jogadores ex-G2 no elenco, a Giants corre por fora no VCT EMEA. A equipe europeia é mais uma que montou um novo elenco para a temporada de 2023 e é formada por nukkye, Fit1nho, hoody, rhyme e Cloud. 

No VCT Lock In, a Giants finalizou sua campanha em 9°/16° e apresentou um VALORANT sólido. O time europeu venceu a japonesa Detonation FocusMe sem muitas dificuldades na primeira rodada e avançou para encarar a NRG. Apesar de ter dado trabalho, os norte-americanos venceram por 2 a 1 e eliminaram nukkye e seus companheiros.

O time conta com alguns jogadores com experiência internacional, porém a forte concorrência de outras equipes faz com que a Giants tenha que se provar para brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo. 

BBL Esports

Foto da equipe da BBL
(Foto: Riot Games)

Uma das duas representantes turcas no VCT EMEA, a BBL manteve a base formada AsLanM4shadoW e QutionerX, que já representava a organização desde 2021. Para completar a escalação, a equipe contratou o trio Brave, Turko e SouhcNi, que estavam na SuperMassive Esports. 

Durante o VCT Lock In, a BBL acabou sendo eliminada ainda na primeira rodada. O time turco enfrentou a DRX, uma das favoritas, logo de cara e acabou sendo derrotada por 2 a 1, dando adeus ao torneio internacional. 

Assim como a Giants, a BBL corre por fora na briga por uma das vagas no Masters de Tokyo. A equipe turca fez um bom jogo contra a DRX e mostrou um pouco do seu potencial, o que provou que a equipe tem capacidade de evoluir durante a temporada de 2023.

Team Heretics

Foto da equipe da Team Heretics
(Foto: Riot Games)

Liderada por mixwell, da antiga G2, e zeek, campeão mundial pela Acend em 2021, a Team Heretics conta com ampla experiência internacional. Além da dupla, a escalação da organização europeia também conta com keloqz e AvovA, que também representaram a G2 no passado, e Boo, ex- OG. 

Apesar dos nomes e do favoritismo na primeira rodada, a Heretics decepcionou no VCT Lock In. A equipe europeia caiu diante da norte-americana Evil Geniuses ainda no jogo de abertura e deixou o torneio sem vencer nenhum mapa. 

Por se tratar de uma equipe com jogadores experientes, a Heretics pode surpreender no VCT EMEA. Apesar de estar longe na briga pelo título nesse momento, a equipe europeia pode brigar por uma das vagas no Masters de Tokyo.

FUT Esports

Foto da equipe da FUT, que disputará o
(Foto: Riot Games)

Segunda representante da Turquia no VCT EMEA, a FUT Esports é composta por mojj, qRaxs, qw1, MrFaliN e ATA KAPTAN. Com um elenco novo e que possui experiência jogando apenas na liga local, a equipe é o grande azarão da liga europeia de VALORANT. 

No VCT Lock In, a FUT começou bem após vencer a Rex Regum Qeon, porém acabou sendo eliminada logo em seguida após perder para a norte-americana 100 Thieves. O 9°/16° lugar mostra o potencial da equipe, mas a forte concorrência no VCT EMEA coloca os turcos longe do título, mas a possibilidade de uma vaga no Masters de Tokyo existe.

O VCT EMEA acontece entre os dias 27 de março e 28 de maio em Berlim. São dez times batalhando pelo título, uma fatia de uma premiação total não revelada pela Riot Games e uma das quatro vagas da região no Masters Tokyo, segundo torneio internacional de VALORANT de 2023.

Pedro Mitke

por Pedro Mitke

Publicado em 28 de março de 2023 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
Valorant
VCT Americas 2024: TenZ projeta Leviatán na final ao lado de Sentinels
Valorant

VCT Americas 2024: TenZ projeta Leviatán na final ao lado de Sentinels

Após a derrota contra a G2 Esports no VCT Americas 2024, TenZ conversou com o Mais Esports e falou da últimas mudanças feitas pela a Riot.

Há 13 horas
Valorant
VCB 2024: Times e confrontos estão definidos para os playoffs; Confira
Valorant

VCB 2024: Times e confrontos estão definidos para os playoffs; Confira

Os playoffs do VALORANT Challengers Brasil (VCB) 2024 começam nesta segunda-feira (15). As melhores equipes disputam a vaga para o Ascension.

Há 15 horas
Valorant
VCT Americas 2024: Boostio fala sobre momento dos brasileiros, “Não foi o ano deles”
Valorant

VCT Americas 2024: Boostio fala sobre momento dos brasileiros, “Não foi o ano deles”

A 100 Thieves se classificou aos playoffs do VCT Americas. Em entrevista ao Mais Esports, Boostio falou sobre a má fase do Brasil.

Há 17 horas
Valorant
VCT Americas 2024: “Não mudaria nada e foi aprendizado”, diz Saadhak sobre LOUD
Valorant

VCT Americas 2024: “Não mudaria nada e foi aprendizado”, diz Saadhak sobre LOUD

A LOUD venceu a 100 Thieves no VCT Americas 2024. Após o jogo, em entrevista a transmissão brasileira Saadhak falou sobre o ano da equipe

Há 1 dia
Valorant
VCT Americas 2024: G2 bate Sentinels em último jogo da fase de grupos
Valorant

VCT Americas 2024: G2 bate Sentinels em último jogo da fase de grupos

A G2 venceu a Sentinels por 2 a 0 neste domingo (14) no VCT Americas 2024. Com a vitória, a equipe de trent avança na chave superior.

Há 1 dia
Valorant
VCT EMEA 2024: FUT e Team Heretics avançam na chave superior
Valorant

VCT EMEA 2024: FUT e Team Heretics avançam na chave superior

Os playoffs do VCT EMEA 2024 começam nesta segunda-feira (15). Confira quais times se classificaram para os playoffs do torneio.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais