Primeira das três ligas franqueadas a começar, o VCT Pacífico contará com 10 equipes da Ásia na disputa. Com organizações conhecidas que costumam chegar longe em torneios internacionais de VALORANT como DRX e Paper Rex, e nomes que começaram a investir no cenário recentemente, a competição promete ser uma das mais emocionantes do competitivo.
Com o início do VCT Pacífico cada vez mais próximo, o Mais Esports preparou uma matéria especial falando sobre cada um dos dez times da liga asiática que acontecerá em Seoul. Conheça mais sobre as escalações das equipes e relembre suas campanhas no VCT Lock In, primeiro torneio internacional de 2023.
DRX
Uma das favoritas ao título, a DRX é formada por jogadores sul-coreanos com muita experiência no cenário internacional de VALORANT. Com stax, Rb, Zest, BuZz, Mako e Foxy9 como reserva, a equipe disputou quase todos os torneios de nível mundial do FPS da Riot Games.
Terceira colocada no Champions 2022 e sempre chegando longe nos outros campeonatos internacionais, a DRX também não decepcionou no VCT Lock In. Em seu primeiro torneio no ano, a equipe sul-coreana terminou sua campanha em 3°/4° lugar após ser derrotada pela LOUD. Stax e seus companheiros venceram BBL, Cloud9 e Talon antes de chegar nas semifinais.
Vale lembrar que a DRX é um dos poucos times que não fez mudanças no final da temporada de 2022 e manteve seu elenco intacto. A única novidade foi a chegada de Foxy9, que será reserva. O jovem sul-coreano é uma das joias do cenário internacional de VALORANT e mostrou muito potencial no ano passado atuando pela Reignite.
Paper Rex
Mais uma equipe que chega ao VCT Pacífico como favorita, a Paper Rex é formada por mindfreak, f0rsakeN, Benkai, d4v41 e Jinggg. Assim como a DRX, a equipe tailandesa também foi uma das poucas que não fez alterações em seu elenco, o que a coloca na frente de outros times que ainda precisam se adaptar às mudanças.
Segunda colocada do Masters Copenhagen 2022, a Paper Rex acabou decepcionando no VCT Lock In. Considerada uma das favoritas para vencer o torneio em São Paulo, Benkai e seus comandados foram eliminados de forma precoce após serem derrotados pela norte-americana Cloud9 na primeira rodada do torneio.
Apesar do resultado negativo, o time tem um poder de fogo muito grande, principalmente com f0rsakeN, estrela da equipe. O quinteto também possui muita experiência internacional e em LAN, um diferencial que outras escalações do VCT Pacífico não possuem.
Talon
Mais uma equipe com muita experiência internacional, a Talon surpreendeu a todos durante o VCT Lock In. Apesar de Patiphan, sua principal estrela, estar afastado por conta de problemas de saúde, a equipe tailandesa foi muito bem no torneio internacional, tendo terminado sua campanha em 5° lugar após vitórias diante de MIBR e Evil Geniuses.
Sem Patiphan no início do VCT Pacífico, a escalação da Talon será formada por Crws, foxz, sushiboys, garnetS e JitboyS. Apesar de não ter o mesmo favoritismo que DRX e Paper Rex, o time da Tailândia é um dos mais fortes da liga.
Competindo por X10 e XERXIA, o quinteto é um dos mais experientes do cenário internacional, tendo disputado quase todos os campeonatos mais relevantes de VALORANT ao redor do mundo, o que pode fazer a diferença.
ZETA Division
Equipe japonesa que impressionou durante o Masters Reykjavik 2022, competição onde terminou em 3° lugar, a ZETA Division também foi mais um time que decidiu não fazer mudanças no elenco para 2023. Atuando juntos desde o final de 2021, Laz, crow, Dep, SugarZ3ro e TENNN correm por fora na disputa do VCT Pacífico.
O time japonês não foi bem no VCT Lock In e acabou sendo eliminado na primeira rodada do torneio após ser derrotado pela latina Leviatán. Apesar disso, a ZETA possui ampla experiência internacional, tendo disputado ambos os Masters e o Champions de 2022.
Assim como a Talon, a ZETA não possui o favoritismo de DRX e Paper Rex, porém tem todos os diferenciais que podem fazer a equipe chegar longe na competição e surpreender, assim como fez na Islândia em 2022.
Gen.G
Mais uma equipe da Coreia do Sul, a Gen.G contratou o núcleo que vinha defendendo a On Sla2ers. O destaque da equipe é k1Ng, que defendeu a Vision Strikers – atual DRX – durante boa parte de 2021 e disputou um Masters e o Champions daquele ano pela organização.
Além de k1Ng, a Gen.G também conta com Meteor, TS, eKo e Sylvan. O time sul-coreano foi eliminado pela brasileira LOUD na primeira rodada do VCT Lock In, porém apresentou um VALORANT sólido contra Saadhak e seus comandados.
A Gen.G é mais um time que corre por fora, mas pode surpreender e brigar por uma vaga no Masters de Tokyo. A equipe sul-coreana possui jogadores com experiência no Challengers local e mostrou potencial no início do ano apesar de ser um time formado há pouco tempo.
T1
Lideradas por xeta e Munchkin, jogadores que representaram Cloud9 e Crazy Raccoon respectivamente durante boa parte de suas carreiras, a T1 é mais uma equipe formada majoritariamente por atletas sul-coreanos.
Além da dupla que possui muita experiência internacional, a T1 também é formada por Carpe, ban e SayaPlayer. Os dois últimos defenderam as norte-americanas Luminosity e The Guard durante um período e disputaram os principais torneios do cenário local, enquanto o primeiro já vinha defendendo a T1 desde 2022 e é o único remanescente da antiga escalação da organização.
No VCT Lock In, a T1 foi eliminada ainda na primeira rodada. Os sul-coreanos não conseguiram performar bem e acabaram caindo diante da brasileira FURIA, que dominou o confronto.
Team Secret
Única representante das Filipinas, a Team Secret manteve o núcleo que representou a organização em 2022, porém fez algumas mudanças em seu elenco. JessieVash, DubsteP e BORKUM disputaram os principais torneios locais pelo time e inclusive terminaram o VALORANT Champions 2021 em 5° lugar, enquanto e Jremy chegou no início de 2022 e invy se juntou à escalação para a temporada de 2023.
Durante o VCT Lock In, a Team Secret surpreendeu ao vencer a Liquid na primeira rodada de forma convincente, porém acabou sendo eliminada pela NAVI logo em seguida. Por jogar junto por muito tempo, o elenco é mais um que tem chances de brigar por uma vaga no próximo Masters e quem sabe disputar o título.
Detonation FocusMe
Segunda equipe japonesa no VCT Pacífico, a Detonation FocusMe montou um elenco completamente novo para a temporada de 2022. Com jogadores que já defenderam Crazy Racoon, ZETA e Northeption, a escalação da organização é formada por takej, Reita, xnfri, Anthem e Suggest.
Durante o VCT Lock In, a Detonation não conseguiu apresentar um bom VALORANT. Em apenas dois mapas disputados, a equipe japonesa acabou sendo derrotada pela Giants e foi eliminada na primeira rodada da competição.
Por ser uma equipe formada faz pouco tempo, o time japonês ainda pode evoluir bastante e apresentar bons resultados, porém a Detonation chega ao VCT Pacífico sem muitas expectativas.
Rex Regum Qeon
Representante da Indonésia, a Rex Regum Qeon é formada por jogadores que representaram BOOM e Bren Esports durante boa parte de suas carreiras. Assim como a Detonation, a RRQ é um time novo e que ainda está se adaptando e aprendendo a jogar uns com os outros.
Com Emman, EJAY, Xffero, fl1pzjder e Lmemore na line-up, a Rex Regum Qeon foi mais um time eliminado ainda na primeira rodada do VCT Lock In. A equipe da Indonésia caiu diante da europeia FUT Esports após ser derrotada por 2 a 0.
Global Esports
Organização indiana, a Global Esports também contratou um elenco completamente novo para a disputa do VCT Américas. Formada por SkRossi, AYRIN, t3xture, Monyet e Bazzi, a organização tem uma equipe internacional diversa, já que possui atletas da Índia, Canadá, Coreia do Sul e Indonésia.
Durante o VCT Lock In, a Global também foi eliminada ainda na primeira rodada. A equipe do VCT Pacífico lutou, e chegou a tirar uma mapa da europeia Vitality, porém acabou sendo derrotada por 2 a 1 e deixou a competição.
Assim como Detonation e Rex Regum Qeon, a Global ainda está se adaptando a nova line-up e tem potencial para evoluir, porém não chegam à liga franqueada como uma das favoritas.
O VCT Pacífico acontece entre os dias 25 e março e 28 de abril em Seoul, Coreia do Sul. Serão oito equipes batalhando pelo título, uma fatia da premiação total de 250 mil dólares e uma das três vagas da região no Masters Tokyo 2023.