Os Cara Cego foram desclassificados do campeonato da Corsair Championship 2024 nesta quinta-feira (8). Durante a partida que dava vaga na final do campeonato, no andamento do quarto round contra a Saideira Esports, o VALORANT abriu a tela de “Cheater Detectado”.
Confira momento no campeonato de VALORANT
Opa… OPAAAA…. https://t.co/sRySFmfKKS pic.twitter.com/Eb1Ji692Jg
— Wesley Pereira (@pereirawesley_) February 8, 2024
Desenrolar da situação e posição da Corsair
Apesar da imagem que informa “Cheater Detectado. Um Terceiro foi punido e sua partida foi cancelada. Nenhuma vitória ou derrota foi creditada a nenhum dos jogadores”, alguns softwares de terceiros também podem indicar trapaça para a Riot Games.
Além disso, com a partida pausada por alguns minutos, a organização do evento veio a público e afirmou que a equipe seria desclassificada.
Como a Corsair está seguindo o regulamento da Riot Games, a produção procurou saber e ainda que possa ter acontecido algum bug ou algum jogador da equipe de Os Caras Cego possa ter utilizado de produtos ilícitos durante a partida não se sabe. Vai seguindo o regulamento, ou seja, caso apareça Cheater Detected, a equipe acaba sendo desqualificada diante da mensagem do Vanguard.
Taka, jogador que tomou o banimento se pronuncia
Após o acontecimento, Taka, jogador que recebeu a mensagem, se pronunciou através das redes sociais sobre a situação e informou que recebeu o banimento e 5 minutos após conseguiu entrar novamente na conta.
Jogo literalmente bugou, tomei ban e consegui abrir a conta 5 min depois. Tomamos desclassificação do camp da @CORSAIR. Entendo as regras do camp, mas é somente um bug! Aceito telagem, se necessario. pic.twitter.com/NmuLhzz7tW
— taka (@takavlr) February 8, 2024
O process hacker é literalmente porque fui telado esses dias e o telador baixou esse app. Azar do krl! pprt. pic.twitter.com/bDVJZMDh8E
— taka (@takavlr) February 8, 2024
Posicionamento da Saideira Esports
— SAIDEIRA ESPORTS (@saideiraesports) February 8, 2024
Banimentos por Cheater no VALORANT
Segundo a página sobre banimentos do VALORANT, em relação ao uso de cheates a Riot Games opta pela seguinte conduta:
Jogar com trapaceiros (“bussing“) pode resultar em um banimento. A intrépida equipe por trás do VALORANT está dando duro para desenvolver sistemas (como o Riot Vanguard) que deterão de tudo, desde bots a programas de terceiros, então lute com honra e vença com habilidade e nada além de habilidade (quem sabe um pouco de sorte).