Em trecho retirado da transmissão de pepa, jogador da RED Canids, fooX, integrante da Black Dragons, menospreza a vitória da formação chamada Fire Angels. A equipe feminina eliminou a equipe de fooX no primeiro dia da seletiva aberta do First Strike.
“Eu tô perdendo pra mina de Valorant fazendo 14/25. Eu tô perdendo pra mulher, se f*”, declarou o jogador.
Conhecida como Cherrygumms, Nicolle Merhy é a CEO da Black Dragons e costuma se posicionar frequentemente acerca de questões machistas principalmente nos Esports. A CEO alertou que a Black Dragons “está vendo isso nesse momento” e “tomará providências”.
Estamos vendo isso neste exato momento.
Tomaremos providências.
Obrigada por nos avisar.— cherrygumms (@Cherrygumms) October 19, 2020
Anos antes de competir no Valorant, fooX conquistou o título de campeão mundial de Point Blank. O FPS, inclusive, foi o jogo que criou a amizade entre fooX e mostaruu – marido de Tayhuhu e que jogadora da Fire Angels. Ao Mais Esports, a profissional se disse “decepcionada”.
“Eu sempre admirei o fooX, ele sempre foi amigo do meu marido pois ambos jogavam Point Blank competitivamente e ambos foram representar o Brasil no Mundial. Eu sempre torci muito pelo fooX porque eu sempre o vi como uma boa pessoa, fora o talento dele nos jogos. Viramos amigos, eu continuei admirando e continuei sempre torcendo, mesmo no Valorant”.
“Estou totalmente decepcionada com isso, esperava de inimigos mas não de amigos. Infelizmente nós mulheres passaremos por isso e a pessoa que menos esperávamos vai continuar nos decepcionando. Depois disso, é definitivamente nós por nós. Só nós mulheres entendemos esse peso”, concluiu.
A derrota para a Fire Angels eliminou a Black Dragons da primeira seletiva aberta para o First Strike. O elenco feminino venceu a partida por 15×13 mas não conseguiu avançar na competição após ser derrotado para a Fusion Fraggers.
Foox é demitido pela Black Dragons
A Black Dragons decidiu por demitir fooX devido os comentários feitos pelo jogador. Na nota, a organização diz que não enxergou “outro caminho além de dispensá-lo”, além de esperar que “a punição sirva de exemplo e que, um dia, esse comentário seja uma exceção”.
Foox se pronuncia
No Twitter, o jogador se pronunciou. Foox afirmou que o comentário “nunca foi o de machismo”, mas sim “de um perdedor que não se acostuma com derrotas, poderia ser qualquer time”.