Nesta quarta-feira, a FURIA gerou uma onda de controvérsias entre torcedores e membros da comunidade de esports com o lançamento de sua nova camisa com a temática antirracista, “Future is Black” (o futuro é preto). Apesar de carregar a mensagem de inclusão, o preço de R$ 259 da vestimenta gerou um debate sobre a coerência da organização.
O vídeo de lançamento da camisa, que retrata um jovem de uma comunidade periférica com uma favela ao fundo, faz parte da declaração da postura antirracista da FURIA. No entanto, a camisa, que se propõe a promover a inclusão, está sendo vendida a um preço que muitos consideram elitista.
FURIA #FutureIsBlack, o novo manto da pantera negra.
Pré-venda disponível em https://t.co/StKbiDLlJY, e venda exclusiva no estande FURIAxLenovo na BGS 2023. pic.twitter.com/eMzEeufuLK
— FURIA (@FURIA) October 11, 2023
Veja críticas da comunidade com o valor da camiseta
Alguns torcedores expressaram sua decepção com o preço, destacando a aparente incoerência entre a mensagem da campanha e seu custo.
Não Adianta fazer um vídeo foda representado mlk igual nois da periferia e o preço da camisa ser um absurdo! pic.twitter.com/EmrZxWEQ0c
— Carlos (@CarlosRskkk) October 11, 2023
Pô, usar um vídeo como esse, enaltecendo a quebrada, pra anunciar uma camisa de 260 reais é de um mau gosto tremendo. Uma hipocrisia danada. Eu acompanho a Furia desde 2019, conheço os trabalhos da org, são muito fodas. Mas não dá po. Falar de inclusão com um valor desse…
— dedé (@_ardga) October 11, 2023
oi vida
primeiramente linda nossa nova peita 🖤
segundo sei que é foda abaixar os preços das coleções q tem um puta design e alta qualidade
mas pensa com carinho em lançar uma nova coleção mais acessível pra galera q ama a Furia mas não tem muita grana conseguir vestir tbm
t amo— luana (@lullups) October 11, 2023
Bora fazer uma versão mais simples tipo as de “torcedor” Porque o valor ta salgado e inacessível para quem vcs estão falando em incluir.
— Pedro Smith (@PAQ_Smith) October 11, 2023
Sou furia pra caralho, mas inclusão, principalmente de uma minoria tão marginalizada também é dar alternativas para que essa galera possa consumir o produto, logo 230R$ numa camisa não é inclusão.
— Like Chanel (@ttdorogerio) October 11, 2023
A FURIA, em resposta às críticas, alegou em nota que os preços mais elevados são devidos a diversas razões, incluindo o aumento de custos relacionados à produção interna, sem terceirização no exterior. A organização também assegurou que estão empenhados em buscar crescimento e melhores condições de preços no futuro.
Nota da FURIA
O Mais Esports procurou a organização para esclarecimento dos valores e em nota a FURIA informou:
A FURIA tem sempre como missão a busca pelo impacto social. A campanha Future is Black é mais uma das ações como Cine FURIA, Ocupa BGS, dentre muitas outras que já fizemos e que vamos fazer. Infelizmente o valor de alguns produtos não chega a preços mais acessíveis por diversas razões, como, por exemplo, volumes diferentes e custos maiores devido ao impulsionamento da produção nacional, e não terceirizada no exterior. Vamos buscar o crescimento das operações para criar condições de preços cada vez melhores. Parte dos valores é destinada às ações citadas, e cada vez será mais. Um dia, teremos preços melhores e mesmo assim poderemos impactar com uma intensidade cada vez maior.