A G2 pode ficar fora do sistema de franquias do VALORANT mesmo após ter sido previamente aceita. Rumores indicam que após a polêmica recente envolvendo Carlos Ocelote, CEO da organização, a Riot reconsiderou sua decisão e tirou os samurais europeus da lista de equipes que aceitas na franquia.
A informação foi dada pelos jornalistas neL e George Geddes, mas ainda não foi confirmada oficialmente pela G2 ou Riot.
Entenda a polêmica com Ocelote
No último fim de semana, Ocelote publicou um vídeo com o criador de conteúdo Andrew Tate, que está sendo investigado por uma série de crimes, e inclusive está banido das redes sociais por comentários preconceituosos.
yesterday we celebrated G2’s world championship pic.twitter.com/cQQLlefb3J
— 😌 (@CarlosR) September 17, 2022
O criador é acusado de falas misóginas, homofóbicas e racistas, e inclusive tem acusações de tráfico humano, estupro e cárcere privado. Banido das redes sociais, ele acumulava mais de 11 bilhões de visualizações no TikTok.
O vídeo em questão tinha a legenda era de uma festa que Carlos estava junto a Andrew. Rapidamente a publicação viralizou na internet e várias críticas surgiram para Ocelote, que escreveu em seu Twitter:
Ninguém vai policiar minhas amizades. É aqui que eu traço o limite. Eu comemoro com quem eu quiser – escreveu ocelote no Twitter.
nobody will ever be able to police my friendships
I draw my line here
I party with whoever the fuck I want
— 😌 (@CarlosR) September 17, 2022
G2 afasta Ocelote do cargo de CEO temporariamente
Um dia depois, a G2 publicou um comunicado se desculpando pelo que aconteceu e ressaltou que o tweet de Ocelote vai “contra os valores e cultura que a G2 prega”.
A organização também escreveu que após discussão interna, foi decidido que Carlos ficará afastado da presidência durante oito semanas, e durante esse tempo ele também ficará sem receber salário. A decisão foi tomada pelo conselho da G2 junto ao próprio Carlos.
Desde a nossa criação, trabalhamos duro para criar um ambiente seguro e inclusivo para aproveitarem os esports. Esses são apenas pequenos passos na direção certa que precisamos tomar como empresa. Continuaremos a fazer o nosso melhor a cada dia para melhorar nós mesmos e a indústria como um todo.
Em seu Twitter, Ocelote compartilhou a decisão do conselho e escreveu que a G2 está acima dele e sempre esteve, por isso ele fará “qualquer coisa” para proteger a empresa e seus funcionários.
Antes disso, ele também pediu desculpa aos fãs e disse que “falhou” na forma como se comportou perante a situação, por isso iria aceitar as consequências por completo.
G2 fora das franquias de VALORANT
De acordo com os rumores, a G2 está fora de qualquer sistema de franquias tanto da Europa quanto da América do Norte, o qual inclusive ela já estava selecionada. De acordo com o jornalista neL, a Riot fez uma “reunião de emergência” para tomar a decisão.
A Riot ainda não revelou os times da franquia, mas vazamentos já mostraram os selecionados da América, inclusive com três times brasileiros. Até o momento da publicação desta matéria, nenhuma das partes envolvidas se pronunciou sobre o caso.