Valorant: Gamers Club comenta aumento de premiação e frequência de torneios oficiais

Valorant
De:Victor Hugo Porto-
September 11, 2020

A Gamers Club já organizou o primeiro torneio oficial de Valorant no Brasil e também será responsável pela segunda edição. O Gamers Club Ultimate II abriu as inscrições para o qualificatório aberto na última quinta-feira (10) e a fase principal terá início no dia 25 de setembro.

O formato da competição se manterá parecido com o da primeira edição. Serão dois grupos com quatro times em cada que disputarão MD1 com sistema de chave dos vencedores e dos perdedores. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

Algumas mudanças, como etapas eliminatórias em MD3 invés de MD1, foram “adaptações com o objetivo de fortalecer a competitividade”, revelou Carla Sernaglia, manager de parcerias da Immortals Gaming Club, em entrevista ao Mais Esports.

“O formato se mantém pois é o modo que na nossa visão melhor se adapta ao calendário que nos é permitido trabalhar. Como em todo evento principal, queremos mostrar todo o show. Além disso, é muito importante para que o cenário continue evoluindo e que a gente consiga dar a visibilidade para os patrocinadores pois são eles que também permitem que o evento exista”, continuou.

GC Ultimate II
Fase Principal do GC Ultimate II será disputada entre os dias 25 e 27 de setembro (Imagem: Divulgação/Gamers Club)

Entre os pontos positivos que a Gamers Club tirou da primeira edição está o “show com convidados, casters e todo o planejamento prévio da produção. No entanto, o GC Ultimate II terá uma mudança grande comparada à ultima edição: A premiação quase dobrou.

Antes R$ 20 mil, a premiação total será de R$ 35 mil nessa segunda edição. Carla Sernaglia comentou o aumento de valor: “Sempre faremos os nossos maiores esforços parra ajudarmos no desenvolvimento da comunidade de Esports. Esse é mais um deles e estamos muito contentes com a receptividade dos jogadores”.

O valor, inclusive, se tornou tendência no Valorant para o mês de setembro. Além do GC Ultimate II, outros dois torneios pagarão o mesmo valor. Com um mês recheado de campeonatos, as datas conflitaram. Carla declarou que “como o nosso evento pertence ao calendário oficial da Riot, conversamos todos em conjunto para tentar evitar situações em que os times tivessem que escolher entre um ou outro”.

O GC Ultimate I foi realizado em julho e somente dois meses depois o Brasil receberá mais um torneio da Ignition Series. Carla disse que a “Gamers Club irá organizar os dois eventos do calendário oficial que existe no Brasil” e que a Riot é responsável pelas definições de datas. Carla vê que ainda é “muito cedo falar sobre o futuro” em relação à realização mais frequentes dos campeonatos oficiais.

O top 8 do GC Ultimate I formado por GameLanders, Team One, Vincit, Fusion Fraggers, FULL CS, BADARANTS e questionMark já entrará no qualificatório fechado. No entanto, alguns dos elencos estão desfalcados.

“O nosso livro de regras diz que a vaga é do time convidado e o mesmo precisa manter a base de três jogadores. Caso eles não estejam mais na line, o time perde a vaga. Sabemos que existem alguma situações que fogem dessa classificação e estamos conversando com eles para entender os próximos passos”, explicou Carla.

pop flash transmissão
Transmissão presencial da Pop Flash (Foto: Reprodução)

Ao redor do mundo, grandes organizadoras já realizaram campeonatos no Valorant. É o caso da BLAST com o Invitational e a FLASHPOINT com a Pop Flash – o último inclusive teve transmissão com os narradores e analistas presencialmente em estúdio.

“Com certeza é algo que nos inspira, mas também sabemos que a situação do Brasil [em relação à pandemia] está um pouco diferente de outros países. O futebol aqui já foi liberado e é um esporte que tem contato físico, o que nos ajudaria nessa decisão, mas estamos sendo cautelosos em relação à presenciais e entendendo todos os cenários dos próximos meses para anunciar alguma mudança nesse sentido [em ter transmissão presencial].

Veja também: Ignition Series: Veja as equipes campeãs dos torneios oficiais na Europa e América do Norte