Os jogadores de VALORANT podem assumir diversas funções no jogo. Seja como sentinela, duelista, iniciador, flex, controlador. Além disso, existe a função de IGL, In Game Leader. Por isso, Xand, jogador da 00Nation, comentou durante uma live sobre a função no cenário brasileiro.
Falta de IGL no cenário brasileiro e exemplos
Recentemente questionaram o jogador em uma transmissão ao vivo sobre a falta de bons líderes no cenário competitivo. No entanto, ele respondeu que existem ótimos profissionais. Além disso, Xand relembrou a época em que atuou na função na NIP.
Tenho uma opinião diferente, na NIP ficamos Top 2 do cenário e eu era IGL e tinham vários capitães bons. O jogo é muito complexo, por exemplo, o FNS é um IGL que controla 90% do jogo e isso é difícil e normalmente cai o desempenho, porque ele precisa falar mais.
Uma função mais complexa do que se imagina
A maioria dos IGL’s hoje tem uma ajuda do time que coordena junto a ele. Os times bons são aqueles que os jogadores estão sempre dando call das informações que estão acontecendo no mapa. Então, a função IGL é muito mais complexa do que vocês acham. IGL se monta com o tempo e com experiência.
Trajetória do Xand no VALORANT
Xand é um dos jogadores mais populares no VALORANT brasileiro. O jogador atualmente defende a 00Nation, mas teve passagens pela B4, FURIA, NIP e recentemente esteve na Liga das Franquias pela KRÜ Esports.
No entanto, o jogador deixou a organização e passou por dificuldades até chegar no time atual. Vale lembrar, que Xand chegou no Challengers Brasil antes do começo do segundo split e com a equipe chegou ao VCT Ascension, mas não conseguiu avançar na competição.