A grande final do VALORANT Game Changers Brasil aconteceu no último domingo (1) e a Team Liquid derrotou a LOUD e se sagrou a grande campeã. Entretanto, um momento que seria de felicidade para o cenário inclusivo, se tornou palco para o crime de LGBTFobia.
Nas redes sociais, as jogadoras jelly, mulher trans e m4nd, não-binário, foram vítimas de falas lgbtfóbicas. Ademais, os comentários exaltavam que a Liquid merecia vencer o campeonato por ser um time formado por somente mulheres cis.
Em 2019, o Supremo Tribual Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passou a ser considerado crime e se enquadra na Lei nº 7.716/89, a Lei do Racismo, inafiançável e imprescritível.
Ameaças de morte a joojina da Team Liquid
Além disso, nesta segunda-feira (2), joojina, da Team Liquid, também passou por falas de ódio e publicou nas redes sociais uma ameaça de morte que recebeu em suas redes sociais.
Posicionamento da LOUD e Team Liquid
O Mais Esports procurou as duas organizações e deu espaço para que ambas se posicionarem sobre os assuntos e medidas que serão tomadas. Apesar de não ter retorno sobre a Team Liquid, a Cavalaria emitiu através das redes sociais um posicionamento sobre as situações. Por outro lado, a LOUD respondeu a nossa reportagem em nota.
Confira na íntegra o posicionamento da LOUD
Na LOUD, reconhecemos o imenso engajamento da nossa comunidade, no entanto, encontramos desafios, especialmente nas redes sociais, onde a toxicidade é um problema recorrente. Nossa postura sobre isso, já está definida há muito tempo. Levamos o combate à toxicidade muito a sério e contamos com um processo interno completo para avaliar cada ocorrência neste sentido.
Nossa abordagem, embora não seja perfeita, foi projetada para considerar o peso de nossas palavras e o tamanho do nosso público. Abordar cada comentário ou ação tóxica poderia inadvertidamente trazer mais visibilidade a essas vozes e comportamentos. Por isso, escolhemos nossas batalhas com sabedoria e, nos concentramos em esforços proativos em vez de reativos, pois nosso objetivo não é trazer holofote para uma atitude negativa.
A realidade é que os membros da nossa comunidade, que percebem os valores da empresa, e são impactantes embaixadores da torcida estão sempre atentos a cada situação, promovendo o envolvimento positivo e desencorajando a toxicidade. Somos profundamente gratos a estes membros e estamos trabalhando num programa para cada vez tê-los mais próximos do nosso ecossistema.