Nos últimos dias, surgiram rumores na comunidade competitiva de VALORANT sobre a criação de uma liga franqueada exclusiva para a América do Sul.
A informação, publicada pelo perfil VCT Atualizado no X (antigo Twitter), indicava que a Riot Games estaria planejando o novo formato para substituir o atual VCT Americas a partir de 2027, após o término dos contratos com as organizações parceiras em 2026.
Segundo o rumor, essa suposta liga teria times brasileiros e de outros países sul-americanos, com vagas fixas para equipes franqueadas e vagas abertas para times do tier 2.
A publicação também afirmava que a Riot já teria iniciado conversas com organizações do cenário de base, para entender custos operacionais e oferecer auxílio financeiro a equipes do VALORANT Challengers Brazil (VCB) a partir do próximo ano.
URGENTE: RIOT mira liga franqueada na América do Sul e melhorias no VCB
A Riot Games está estudando a criação de uma liga franqueada de VALORANT na América do Sul. O movimento ocorre com o fim do atual formato do VALORANT Champions Tour (VCT) no final de 2026, abrindo… pic.twitter.com/O4WS6iVVoE
— ATUALIZADO (@VCTatualizado) August 11, 2025
Léo Faria nega rumor, mas confirma que mudanças vêm aí
Poucas horas depois, Léo Faria, diretor global de esports de VALORANT, se pronunciou nas redes sociais para negar a informação. Em resposta à publicação do VCT Atualizado, Faria afirmou:
Isso [mudar o formato do VCT Americas] é uma prioridade para nós e mudanças estão chegando em 2027 para lidar com isso. Mas essa notícia é falsa
O dirigente reforçou que, embora a Riot Games já tenha definido que o circuito passará por mudanças em 2027, ainda não há decisão oficial sobre uma possível separação do VCT Americas ou a criação de uma liga franqueada exclusiva para a América do Sul.
Ele ainda lembrou que a Riot testará ajustes no formato já em 2026, buscando “abrir um pouco mais o ecossistema” e permitir mais oportunidades para times de fora do sistema de franquias.

O que muda em 2027?
O ano de 2026 marcará o fim do ciclo de contratos atuais com as organizações do VCT Americas. A partir de 2027, será aberto um novo processo de seleção para as vagas de franquia, e a Riot já confirmou que aproveitará a oportunidade para repensar o formato.
Entre as ideias em discussão estão maior integração com o cenário tier 2 e ajustes no calendário para ampliar o número de equipes e competições.
Apesar dos rumores, até o momento a Riot não anunciou nenhuma mudança estrutural confirmada para a criação de uma liga regional exclusiva na América do Sul. Assim, o VCT segue no formato atual até, pelo menos, o fim da temporada 2026.








