O ano de 2022 foi memorável para a equipe de VALORANT da LOUD. Apesar de ter sido formado apenas em janeiro, o quinteto composto por Gustavo “Sacy”, Bryan “pANcada”, Matias “Saadhak”, Erick “aspas” e Felipe “Less” atingiu um nível de domínio nunca visto antes no cenário brasileiro e fez história ao conquistar o mundo.
A escalação da LOUD no VALORANT ficará marcada para sempre na memoria, por isso o Mais Esports decidiu relembrar o ano da equipe, que foi campeã do Champions 2022 e de duas edições do VCT Brasil de forma invicta!
PANCADA E AMIGOS E A BUSCA POR UMA CASA
Antes de se juntar à LOUD, o quinteto formado por Sacy, pANcada, Saadhak, aspas e Less utilizou a tag pANcada e amigos. A escalação disputou a primeira seletiva para o VCT Brasil 2022 e se classificou sem muitas dificuldades.
Muitas organizações tentaram contratar a equipe que já mostrava ser algo especial, porém no fim o time optou pela LOUD e o anúncio oficial aconteceu em fevereiro.
DOMÍNIO TOTAL NO VCT BRASIL
Favorita ao título do VCT Brasil, a LOUD não decepcionou. Liderada por Sacy e Saadhak, a escalação terminou o seu grupo com um recorde de 4-0 e por conta disso avançou diretamente para as semifinais da chave superior.
Nos playoffs, a LOUD atropelou Vivo Keyd (2-0) e Ninjas in Pyjamas (3-0) para chegar a grande final da competição. Lá, aspas e companhia voltaram a mostrar que eram o melhor time do Brasil e venceram novamente a NiP por 3 a 0, levantando seu primeiro troféu no ano e se classificando para o Masters.
O time brasileiro só perdeu um mapa durante todo o torneio.
O QUASE NO PRIMEIRO MASTERS
A LOUD chegou ao Masters Reykjavík 2022 como uma incógnita. Apesar de ter dominado o VCT Brasil, as expectativas para a equipe brasileira não estavam tão elevadas tendo em conta que esse seria o primeiro torneio internacional da escalação e levando em consideração as performances decepcionantes de times nacionais em outras oportunidades.
Porém, a LOUD rapidamente convenceu a todos que o time não estava na Islândia a passeio. O time brasileiro começou o torneio diretamente nos playoffs e superou Liquid (2-1), G2 (2-0) e OpTic (2-1) para chegar na grande final do torneio.
Na decisão, a LOUD lutou e alcançou placares próximos em todos os mapas, porém foi derrotada pela OpTic por 3 a 0 e acabou ficando com o segundo lugar do Masters. Apesar do vice, o resultado colocou de vez o Brasil no mapa do cenário internacional de VALORANT.
RETORNO AO VCT BRASIL E MAIS UM TROFÉU PARA A LOUD
De volta ao Brasil após o vice no Masters, a LOUD não deixou a bola cair durante a segunda edição do VCT. Ainda mais dominante, a equipe de aspas novamente avançou para os playoffs como líder de seu grupo e com um recorde de 4-0.
No mata-mata, a LOUD superou a Los Grandes por 2 a 0 e a Ninjas in Pyjamas por 3 a 0 para novamente alcançar a final do VCT Brasil 2023.
Na decisão, pANcada e seus companheiros reencontraram a NiP e voltaram a aplicar um 3 a 0, conquistando seu segundo título no ano, dessa vez sem perder nenhum mapa.
DECEPÇÃO NO MASTERS COPENHAGEN
Por conta do título invito do VCT Brasil e do segundo lugar no ultimo torneio internacional, a LOUD chegou ao Masters Copenhagen como uma das favoritas. Porém, o time brasileiro acabou decepcionando e foi eliminado ainda na fase de grupos.
Colocada no grupo A ao lado de OpTic, KRU e Guild, a LOUD fez sua estreia no torneio contra os latinos e acabaram sendo derrotados por 2 a 1. Na partida eliminatória, Sacy e companhia tiveram que enfrentar os norte-americanos e perderam novamente por 2 a 1, finalizando sua campanha no torneio internacional em 11° lugar.
A CONQUISTA DO MUNDO PELA LOUD
Meses após a eliminação precoce na Dinamarca, a LOUD teria a chance de se provar novamente. A equipe brasileira desembarcou em Istambul para disputar o VALORANT Champions 2022, mundial da modalidade, e chegava novamente como uma das favoritas ao título.
A equipe brasileira começou sua caminhada no mundial com o pé direito após vencer a ZETA por 2 a 0 e ficou a uma vitória de se classificar para os playoffs, porém acabou perdendo para a OpTic e teve que jogar a partida eliminatória do grupo. Lá, a LOUD voltou a encontrar a ZETA e novamente levou a melhor sobre os japoneses, garantindo sua vaga no mata-mata.
Sem perder um mapa sequer, a LOUD brilhou em seu caminho rumo à final. Os brasileiros superaram Leviatán (2-0), DRX (2-0) e OpTic (2-0) para chegar a sua segunda decisão internacional em 2022.
Na final, a LOUD finalmente conseguiu levar a melhor diante de seu nêmeses. No momento mais importante do cenário competitivo de VALORANT, a equipe brasileira venceu os norte-americanos da OpTic por 3 a 1 e conquistou título mundial do FPS da Riot Games.
SEPARAÇÃO E FIM DO CICLO VITORIOSO DA LOUD
Apesar do título mundial, a escalação da LOUD não seguirá junta em 2023. Enquanto Saadhak, apas e Less optaram por permanecer na organização para o próximo ano, Sacy, pANcada e bzkA, coach do time, decidiram seguir caminhos diferentes.
Sacy e pANcada deixaram a LOUD para assinar com a norte-americana Sentinels, enquanto bzkA foi contratado para assumir o comando técnico do MIBR. Todos os campeões mundiais estarão na disputa da Liga das Américas em 2023, um dos três torneios que farão parte das franquias da Riot Games.
Apesar de não estar mais junto, o elenco que representou a LOUD em 2022 sempre estará na memória de quem acompanha o FPS da Riot Games. Sacy, pANcada, Saadhak, aspas, Less e bzkA colocaram o Brasil no mapa do cenário mundial de VALORANT e estão marcados na história do FPS nacional.
Veja também: VALORANT foi o jogo de tiro mais assistido na Twitch em 2022