VALORANT Masters: Sentinels e Fnatic decidem título do primeiro torneio internacional do FPS da Riot

Valorant
De:Pedro Mitke-
May 30, 2021

O cenário competitivo de VALORANT está prestes a ter mais uma importante página escrita em sua breve história. Neste domingo (30), a norte-americana Sentinels e a europeia Fnatic duelarão pela decisão do Masters Reykjavík e uma das duas equipes se tornará a primeira a vencer um torneio internacional do FPS da Riot Games. 

Após uma semana inteira de jogos, apenas duas das dez equipes participantes da competição seguem vivas na busca pelo título. A Sentinels, muito forte individualmente e que não perdeu nenhum mapa na competição até aqui, garantiu sua vaga na decisão pela chave superior. Já a Fnatic, que apresenta um VALORANT muito tático, chegou à final após vencer quatro séries da chave inferior e mostrar que o estilo de jogo europeu é um dos mais mortais do mundo.

SENTINELS DOMINANTE RUMO À DECISÃO

(Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Desde que chegou à Islândia, a Sentinels mostrou que é o time a ser batido no Masters Reykjavík. Com jogadores extremamente habilidosos e com um individual acima da média como Tyson “TenZ” e Hunter “SicK” em seu elenco, a equipe norte-americana dominou o torneio até aqui.

A estreia da Sentinels foi justamente contra a Fnatic, a equipe que deu mais trabalho para os norte-americanos na competição. Ambas as partidas da série foram muito disputadas e decididas nos detalhes, mas no fim TenZ e companhia saíram vitoriosos com triunfos nos mapas Icebox (13-11) e Haven (13-10). 

Na fase seguinte, a Sentinels encarou a brasileira Vikings e mostrou um jogo muito seguro, vencendo por 2 a 0 sem muitas dificuldades. O mesmo aconteceu na decisão da chave superior contra os sul-coreanos da NUTURN. Em mais uma performance dominante, os norte-americanos levaram a melhor também por 2 a 0 e avançaram para a final de forma invicta.

RESILIÊNCIA E COLETIVO FORTE COLOCAM A FNATIC NA FINAL

(Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Apesar de começar sua caminhada no campeonato com uma vitória tranquila sobre a latina KRU, a derrota para a Sentinels na fase seguinte foi dura para a Fnatic. Um revés tão cedo na competição colocou os europeus no início da chave inferior, sempre a uma derrota de dar adeus ao Masters Reykjavík. Diferentemente da equipe norte-americana, os europeus contam com um elenco sem experiência em eventos presenciais dessa magnitude. Muitos deles inclusive nunca tiveram a oportunidade de competir em uma LAN antes, como é o caso do inglês James “Mistic” e do finlandês Nikita “Derke”. 

Apesar da derrota logo no início do torneio, que de acordo com os jogadores aconteceu justamente por conta da falta de experiência em presencias, a Fnatic mostrou ser um time resiliente. Sempre apresentando um VALORANT muito tático e forte coletivamente, os europeus eliminaram X10 Esports, Version1, Team Liquid e NUTURN para chegar à decisão do Masters Reykjavík e ter sua revanche contra a Sentinels. 

(Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Independente do resultado, a decisão já será histórica por se tratar da primeira com equipes internacionais no VALORANT. Justamente por ser um marco tão importante, espera-se que ambas as equipes façam um grande espetáculo e um duelo acirrado marcado pelo embate de estilos de jogo.

Por um lado, teremos uma Fnatic mais preparada após encarar os melhores times do mundo no maior palco da curta história do competitivo de VALORANT e que conta com um estilo de jogo muito tático e relativamente lento. Enquanto do outro está uma Sentinels invicta, explosiva e com um poder de fogo acima da média. Dos dois melhores times do mundo, apenas um pode levantar o troféu, e o primeiro campeão internacional do FPS da Riot Games será definido neste domingo, em uma MD5 que começa a ser disputada às 14:00h.

O Masters Reykjavík acontece entre os dias 24 e 30 de maio na Islândia. Além de ser o primeiro torneio presencial internacional de VALORANT, a competição também distribuirá pontos para o VALORANT Champions 2021, o mundial do FPS da Riot, e uma premiação total de 600 mil dólares. 

Você pode acompanhar a cobertura completa do campeonato com tabela, escalações, datas de horários dos jogos clicando aqui.