A EDG derrotou a NAVI por 2 a 0 na fase de grupos do VALORANT Masters Tokyo, na madrugada desta terça-feira (13). Com isso, a EDward Gaming se consagrou o primeiro time chinês a vencer uma série internacional de VALORANT.
Com a vitória da @EDG_Edward contra a @natusvincere no #VALORANTMasters Tokyo, a China garantiu sua primeira vitória internacional no Valorant!
📸 Collin Young-Wolff/Riot Games pic.twitter.com/qR0W9l8Guc
— MaisEsportsVAL (@maisesportsval) June 13, 2023
O time chinês enfrentou sete derrotas consecutivas em eventos internacionais, recorde que remonta ao Champions 2022, por fim, a China conquistou sua primeira vitória em um grande evento. No Masters Tokyo, a EDG chegou a vencer um mapa da T1, mas acabou perdendo a série mesmo assim e com isso foi para a chave inferior.
Vitória em cima da NAVI
O confronto contra a NAVI era de vida ou morte para a EDG, já que caso perdesse, estaria eliminada do torneio. Por ser uma equipe chinesa, as expectativas eram pequenas, mas o time surpreendeu a comunidade em partidas acirradas que foram decididas na prorrogação. Veja as estatísticas da MD3:
Próximo confronto da EDG no Masters Tokyo
O time agora avança para uma revanche contra a T1, valendo classificação para os playoffs. Além disso, com a vitória, a organização chinesa eliminou a NAVI, que precisará jogar o Last Chance Qualifier, para conseguir se classificar para o Champions 2023.
China e VALORANT
Vale lembrar que a China é relativamente nova no VALORANT e nem sequer tem uma liga franqueada, modelo adotado pela Riot em outras regiões. Dois anos após o lançamento do FPS da Valve, o país ainda não tinha liberação da Administração Nacional de Imprensa e Publicação da China. Isso se deu por conta das restrições à indústria de games imposta pelo governo local.