O ano de 2022 tem sido de reformulação para a equipe de VALORANT da Gamelanders. Em janeiro, a organização anunciou a chegada de quatro novos jogadores para o seu elenco do FPS da Riot Games, com Guilherme “Nyang” sendo o único atleta remanescente da escalação anterior.
Apesar de na época a Gamelanders ser um time recém formado, a escalação conseguiu fazer uma campanha razoável no VCT, se classificando para os playoffs e terminando o torneio em 5°/6° lugar. De acordo com Nyang, a falta de entrosamento dos jogadores e o pouco tempo de preparação prejudicou a equipe no início do torneio.
“Com certeza [a falta de entrosamento prejudicou], mas não é plausível visto que NiP e LOUD, os dois times que foram pro Masters, também eram equipes novas. Acredito que o maior problema tenha sido que, apesar de termos quatro jogadores que já haviam jogado juntos, muita coisa precisava ser ajustada e toda mudança precisa de um período de adaptação”, afirmou o jogador em entrevista ao Mais Esports.
Devido a esses problemas, a Gamelanders teve um início conturbado no VCT BR 2022. A equipe perdeu suas duas primeiras partidas no torneio, porém o time passou por uma curva de evolução durante a competição e conseguiu terminar a fase de grupos com um recorde de 2-2. Por conta disso, se classificou para os playoffs e manteve sua vaga na competição sem precisar passar pelo relegation, o que acabou sendo muito positivo para a evolução da escalação.
“Deixamos de colocar em prática [no VCT] muito do que treinamos, mas mesmo assim posso dizer que nosso time melhorou durante a fase de grupos. Decidimos focar em um passo de cada vez e a classificação era nosso primeiro objetivo. Infelizmente, como deslizamos no percurso, dependemos de resultados [de outros times], mas fico feliz que tenhamos conseguido classificar. Não jogar o relegation nos deu um tempo a mais de preparação”.
MUDANÇA NO ELENCO
Apesar da equipe ter conseguido a classificação para os playoffs do VCT BR, a Gamelanders não ficou satisfeita com o 5°/6° lugar. Poucos dias após o fim do torneio, a organização anunciou a saída de Vinicius “v1nNy” de sua escalação de VALORANT.
Para seu lugar, a Gamelanders contratou João “Brinks”, jogador que vinha competindo pela Tropinha do TikTok. Ao ser perguntado sobre a mudança, Nyang preferiu não comparar os dois jogadores, porém elogiou muito seu novo companheiro de time e afirmou que a experiência tem sido positiva.
“Com a entrada do Brinks, mudamos também a função que o Chase exercia (de flex para Iniciador/Raze) e eu retorno como IGL. O Brinks, que entra para função de Flex/Iniciador, é um jogador que, além de ter uma mira absurdamente precisa, é muito inteligente quanto a utilização dos recursos. A experiência vem sendo positiva e estamos encontrando o nosso próprio estilo de jogo”, revelou o jogador.
EXPERIÊNCIA DE NYANG PODE AJUDAR O TIME NO VCT BR
Membro da Gamelanders desde junho de 2020, Nyang já passou por diversas experiências no VALORANT vestindo a camisa da organização. De momentos de glória ao defender o melhor time do Brasil no início do cenário competitivo a uma reformulação completa no elenco em 2022, o IGL certamente tem muita bagagem no FPS da Riot Games.
Essa experiência adquirida pelo jogador no VALORANT certamente pode ser um dos fatores que ajudarão na evolução não só da Gamelanders, mas também do seu jogo individual. Para Nyang, esta é a hora de colocar seu conhecimento em prática para ajudar sua equipe e seus companheiros na próxima edição do VCT BR.
“Um dos principais fatores da separação da formação inicial da Gamelanders deve-se a divergência de pensamentos sobre como o VALORANT deveria ser jogado. Defendo que um time, para chegar no seu auge, precisa de tempo junto. Entendendo também que para um time funcionar, todos precisam estar no mesmo barco. Procuramos jogadores que estivessem dispostos a colocar isso em prática”.
“Sem dúvidas me sacrificar pela equipe é uma das minhas maiores características e procuro sempre aprender com meus companheiros e absorver todo conhecimento enquanto me dedico para melhorar individualmente. Acredito que ainda tenho muito o que aprender, mas sinto que estou evoluindo a cada dia que passa. Sem dúvidas toda essa experiência me torna uma pessoa e um jogador melhor e agora é a hora de, como IGL, passar isso para equipe”.
A próxima edição do VCT BR 2022 começa já neste sábado (14) para a Gamelanders. A equipe realizará sua estreia no torneio contra a LOS Grandes. De acordo com Nyang, a torcida da equipe pode esperar um time mais consistente do que o que foi visto na primeiro split do ano.
“Podem esperar uma Gamelanders mais consistente”. É hora de realmente colocar em prática tudo o que conversamos e treinamos durante essa preparação”, finalizou o jogador.