Em setembro de 2022 a Riot Games anunciou o novo circuito de VALORANT para o ano de 2023. Este é o primeiro ano desde as mudanças que a desenvolvedora implementou. No entanto, algumas organizações não estão satisfeitas com o novo formato do VCB e devem deixar o cenário competitivo, segundo o The Enemy.
O portal informou que, a Vivo Keyd Stars, RED Canids, Liberty, ODDIK e TBK Lusa deixarão o VALORANT pela falta de visibilidade dos torneios da Riot e também pela insatisfação com o modelo de negócios.
O Mais Esports está em apuração e contato com algumas organizações para mais informações sobre o assunto.
The Union e 00Nation continuam
A publicação ainda apontou que as únicas organizações que devem continuar no circuito brasileiro são a The Union e a 00Nation; atualmente ambas estão na disputa pelo VCT Ascension Americas, torneio que justamente dá vaga para a liga franqueada de VALORANT, o VCT Americas.
Baixa audiência no VCB
O que também desagradou às organizações na permanência no VCB foi a baixa quantidade de visualizações das duas etapas do torneio. Os baixos números dificultam os contratos com patrocínios relevantes e diminui o retorno financeiro e a visibilidade.
Para contextualizar, a primeira etapa do Challengers Brasil 2023 contou com um pico de pouco mais de 34 mil espectadores simultâneos, conforme os dados do Esports Charts. Na segunda fase os números ficaram ainda menores, com pico de 20 mil espectadores.
Os números chegam a ser três vezes menores em comparação a 2022, quando o novo formato de circuito ainda não estava presente nas regiões.
Flamengo pode comprar vaga da TropiCaos no VCB
Enquanto algumas organizações pensam em sair do VCB, outras pretendem entrar no campeonato. Como informado anteriormente aqui no Mais Esports, a TropiCaos deve finalizar as atividades nos esports. Neste caso, a organização tem negociações com o Flamengo Esports para vender a vaga do VCB, caso o elenco vença o Relegation.