O primeiro qualificatório para o VALORANT Challengers Brasil 2022 estava marcado para começar na quarta-feira (12), mas teve que ser adiado devido a problemas de instabilidade na plataforma do campeonato, conforme informou a Riot Games. O dia também foi marcado por polêmicas de transmissão de alguns jogos.
Problemas técnicos e adiamento do VCT Qualifier
Com isso, a seletiva que aconteceria entre os dias 12 e 16 de janeiro foi remarcada para acontecer entre os dias 13 e 17 de janeiro. Isso também impacta no próximo qualificatório, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro.
De acordo com a Gamers Club, plataforma em que serão realizadas as seletivas do VCT, a tabela de confrontos e horários não serão alterados. Os jogos estão previstos para começarem a partir das 18 horas, mas não contarão com transmissão oficial.
Cada uma das seletivas abertas classifica duas equipes para o qualificatório fechado, que já conta com as seguintes equipes convidadas: INGAMING, Los Grandes, TBK, MIBR e Ninjas in Pyjamas. De cada qualificatória fechada passam duas equipes, que se juntam a Team Vikings, Gamelanders, Vivo Keyd, Sharks, Havan Liberty e FURIA.
Polêmica de transmissão dos jogos
Conforme já citado, não há transmissão oficial dos qualificatórios, mas os jogadores, equipes e até mesmo narradores do torneio podem fazer a transmissão dos jogos, desde que os times em questão concordem.
O assunto foi pauta de polêmica no primeiro dia, já que a maior parte dos times estavam negando a transmissão. Tixinha, um dos narradores VALORANT Challengers Brasil 2022, comentou que todos os times procurados por ele, haviam negado a transmissão.
Melão13, um dos analistas do campeonato brasileiro de Valorant, também criticou a postura das equipes: “Os caras jogam o ano todo com partida transmitida. Um preciosismo desnecessário das equipes”.
O motivo citado por boa parte das equipes e representantes de times é que eles desejavam esconder algumas estratégias, ou mesmo preservar seus jogadores de uma exposição em transmissão.
O jogador Sacy, considerado um dos melhores do cenário brasileiro, disse que se há a possibilidade de não transmitir, “não faz sentido” eles liberarem a transmissão do jogo deles enquanto outros times não liberam, o que daria material de estudo para os adversários.
Po rapaziada, se realmente tem a opcao de nao ser transmitido o nosso jogo eu vou optar por nao ser transmitido, não faz sentido streamarem apenas o nosso jogo, dando material pra outro time q posso enfrentar e eu nao ter vod de nenhum deles (?) Se a regra é : caster pode entrar na sala e transmitir o que ele quiser sem pedir permissao, nao tem o que fazer, só vai mas se realmente tem a opcao, nao vou deixar apenas o nosso time ser streamado e os outros ficarem sem é o que penso, falando numa boa mesmo sem tretas.
~
se a regra é : caster pode entrar na sala e transmitir o que ele quiser sem pedir permissao, nao tem o que fazer, só vai
mas se realmente tem a opcao, nao vou deixar apenas o nosso time ser streamado e os outros ficarem sem
é o que penso, falando numa boa mesmo sem tretas
— Gustavo Rossi (@sacylol) January 12, 2022
Veja também: Neon estará desabilitada no primeiro VCT Qualifier do Brasil