×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

VALORANT: Quem é o Noyn? Conheça mais sobre um dos principais leakers da comunidade

Valorant

Se você acompanha VALORANT competitivo, em algum momento certamente já se perguntou quem é o Noyn. Um dos leakers mais conhecidos do cenário do FPS desenvolvido pela Riot Games, o criador de conteúdo que prefere manter o anonimato se tornou um personagem influente dentro da comunidade.

Usando apenas uma foto do personagem Giyu Tomioka, do anime Demon Slayer, e sem revelar sua identidade até hoje, Noyn surgiu primeiramente nos fóruns de portais de VALORANT. Suas publicações detalhadas com vazamentos de escalações das equipes do cenário fizeram com que sua popularidade explodisse e atualmente ele é um dos principais nomes do cenário do jogo.

Apesar da influência, Noyn é gente como a gente. Em entrevista ao Mais Esports, o leaker falou sobre como começou a acompanhar VALORANT e esports no geral, seu início no FPS da Riot Games, trabalho com vazamentos, o porque de manter sua identidade anônima e muito mais.

Foto que Noyn utiliza em seus perfis
(Foto: Reprodução)

Início nos esports como espectador e fã de FPS desde sempre 

O meu primeiro contato com jogos de gênero FPS foi em meados de 2006-2009, quando as lan houses eram febre no Brasil. Eu passava boa parte do meu tempo livre jogando CS 1.6 com o pessoal do meu bairro. Eu comecei a me interessar pelo cenário competitivo de jogos eletrônicos no CBLoL 2013, depois de assistir a final entre paiN e CNB. Desde então passou a ser um hobbie e acompanhar o competitivo me mantinha atualizado sobre o jogo e as rivalidades eram entretenimento para mim. Em meados de 2015 eu comecei a acompanhar CS:GO com o drama da Kabum.TD por não terem condições financeiras para viajar. A partir daí eu passei a assistir todos os torneios internacionais dos times do FalleN até a LG se consagrar campeã mundial da MLG Columbus Major 2016.

VALORANT foi amor à primeira vista

VALORANT foi amor à primeira vista. Eu fiquei muito animado quando o jogo foi anunciado porque eu sabia da dedicação e empenho da Riot Games em fazer o League of Legends crescer. E entendi que o VALORANT poderia ser o futuro dos jogos FPS. Consegui a minha chave de acesso ao beta do servidor NA e me apaixonei pelo jogo, mas posso dizer que passei a me interessar pelo cenário competitivo a partir do torneio First Strike 2020.

O interesse por leaks e como começou a fazer vazamentos

Inicialmente a minha idéia era participar de fóruns internacionais sobre o cenário competitivo de VALORANT para treinar a minha escrita em inglês e debater sobre assuntos que eu tinha curiosidade e julgava como pertinentes. Diante disso, eu passei a escrever long threads no fórum do site vlr.gg sobre as minhas opiniões a respeito dos times e jogadores brasileiros antes dos primeiros eventos internacionais, para que as comunidades estrangeiras aprendessem sobre a nossa região. Por consequência, os meus textos despertaram o interesse de pessoas influentes das quais eu criei vínculos de amizade e confiança. O método que eu utilizei para apurar as informações está relacionado com Econometria e Teoria dos Jogos.

O crescimento repentino de popularidade e como Noyn lida com isso

Honestamente, eu não imaginei que a minha primeira thread sobre “leak” furaria a bolha e atingisse proporções que eram inimagináveis para mim. Neste site eu recebi muitas informações anônimas sobre mudanças que haveriam em organizações brasileiras para o ano de 2022 e decidi criar um Twitter para que eu pudesse conversar com cada uma dessas fontes de maneira fluída, uma vez que o “direct message” do vlr.gg não funcionava desta maneira. Logo após isso, o meu Twitter se tornou popular entre os jogadores e a comunidade brasileira que lá estavam presentes. Eu ganhei dezenas de milhares de seguidores em 1 mês, e entendi que deveria utilizar este engajamento com responsabilidade para “melhorar” a vida dos fãs do jogo na nossa região.

Decisão de se manter anônimo 

Ser uma pessoa anônima me coloca em uma posição de vantagem sobre as pessoas que não gostam do meu trabalho e tentariam me sabotar se soubessem a minha identidade. Não acho inteligente me expôr na internet e não tenho interesse em tornar a pessoa por trás do “Noyn” famosa. Então sim, a comunidade abraçou a característica soturna do personagem e se tornou algo divertido para mim.

Noyn quer expandir sua criação de conteúdo para outras áreas

Sim, eu planejo ampliar os meus canais de comunicação para o Youtube, Streaming, e Instagram em breve, mas por enquanto não tenho tempo disponível para me dedicar. Futuramente eu planejo utilizar as “cartinhas” [um dos projetos de Noyn onde ele classifica os jogadores do VCT Americas 2023 com uma nota] em uma plataforma com outros projetos que estão por vir.

Pedro Mitke

por Pedro Mitke

Publicado em 06 de abril de 2023 • Editado há 1 ano

Matérias Relacionadas
Valorant
VCT Pacífico 2024: Confira os resultados da segunda semana da competição
Valorant

VCT Pacífico 2024: Confira os resultados da segunda semana da competição

O VCT Pacífico 2024 segue acontecendo e no Grupo Omega os times demonstram sua força com três equipes invictas.

Há 4 horas
Valorant
VALORANT: Comunidade reage a nova coleção de skins: “Sailor Moon?”
Valorant

VALORANT: Comunidade reage a nova coleção de skins: “Sailor Moon?”

A Riot Games lançou a coleção de skins mais fofa do VALORANT. Após o anúncio, a comunidade reagiu positivamente ao novo pacote.

Há 8 horas
Valorant
VALORANT: Interação rara entre ultimates deixa desenvolvedor da Riot confuso
Valorant

VALORANT: Interação rara entre ultimates deixa desenvolvedor da Riot confuso

Exibido por um usuário no Reddit de Valorant, um clipe revelou que se um KAY/O ativar sua ultimate logo antes de entrar na ultimate de Iso.

Há 8 horas
Valorant
VALORANT: Nova coleção de skins Asas Oníricas de Evori chegará em breve
Valorant

VALORANT: Nova coleção de skins Asas Oníricas de Evori chegará em breve

A Riot Games anunciou nesta terça-feira (25) a nova coleção de skins com o nome "Asas Oníricas de Evori" estará disponível no dia 27.

Há 11 horas
Valorant
VALORANT: Atualização 9.0 traz nerf no Iso e Abyss nas filas competitivas
Valorant

VALORANT: Atualização 9.0 traz nerf no Iso e Abyss nas filas competitivas

A Atualização 9.0 foi anunciada pela Riot Games nesta terça-feira (25) com nerfs no Iso e mudanças no Sova para consoles.

Há 11 horas
Valorant
VCT Americas 2024: G2 Esports sai com vitória contra Cloud9
Valorant

VCT Americas 2024: G2 Esports sai com vitória contra Cloud9

A G2 Esports enfrentou a Cloud9 no VCT Americas 2024 e a equipe venceu a série por 2 a 1 e fechou a primeira semana do torneio.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais