A Riot Games confirmou nesta quinta-feira (2) que equipes do VALORANT Challengers terão, pela primeira vez, a chance de disputar o Champions 2026, principal torneio mundial do FPS. A novidade promete transformar o cenário competitivo e dar mais visibilidade aos times do chamado tier 2.
Como vai funcionar?
As vagas para o Champions serão disputadas a partir dos playoffs do segundo split do VCT. A mudança será válida para as quatro regiões principais do circuito: Americas, Pacífico, EMEA e China.
A Riot ainda não revelou o número exato de vagas destinadas aos Challengers, mas confirmou que não haverá Ascension em 2026. O ano servirá como preparação para a nova estrutura do VCT, prevista para ser implementada em 2027.
Impacto no cenário
A mudança atende a um pedido antigo da comunidade e das organizações tier 2, que enfrentavam dificuldades para alcançar o topo do competitivo desde a adoção do sistema de franquias em 2023.
Com acesso ao Champions, os Challengers passam a ter protagonismo inédito na principal vitrine global do VALORANT. O Champions 2026 será realizado entre setembro e outubro, em Xangai, na China.








