×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

VALORANT: Riot Games anuncia mudanças para o VCB 2024

Valorant

A Riot Games fez sua primeira declaração sobre as mudanças que planeja introduzir no circuito competitivo do VALORANT Challengers (VCB) para a temporada de 2024. Além disso, a empresa destacou os sucessos que alcançou até o momento e reconheceu os desafios que aconteceram devido ao calendário limitado.

Foto de Leo Faria, head global do VALORANT que esteve no VCT Lock In
(Foto: Riot Games)

Após diversas críticas da comunidade brasileira em relação ao ecossistema competitivo e a saída de diversos times do VCB, a Riot decidiu adiantar o anúncio que iria acontecer no final de agosto. Portanto, o pronunciamento aconteceu antes da finalização do Champions 2023.

O comunicado feito por Leo Faria, Head Global de VALORANT esclarece que os eventos internacionais têm o objetivo de “inspirar jogadores e fãs”. Além disso, expôs que o Challengers e o Ascension são para “jogadores que querem ser profissionais”.

Imagem sobre as primeiras mudanças do calendário de VALORANT para 2024 VCB
(Foto: Divulgação/Riot Games)

Mudanças em Andamento para o VCB 2024

Primeiramente, Leo afirmou que acontecerá uma transição para um formato anual, que incluí um período no final do ano quando o ecossistema Tier 1 está em offseason. Além disso, ele comentou as expectativas que esses meses impulsionará o aumento da audiência.

Esperamos que isso dê mais espaço para o Challengers durante estes meses adicionais, e que ajude significativamente no crescimento de audiência. Esta mudança implica em trade-offs, como por exemplo não ser possível transmitir totalmente as etapas iniciais das competições, mas cada liga adotará a melhor estratégia para sua região.

Ademais, a Riot moveu o Ascension para setembro, após o Champions, para dar destaque no calendário. Como informado anteriormente, a desenvolvedora criou um sistema de substituição de jogadores entre as duas ligas.

Com o objetivo de ampliar a mobilidade dos jogadores entre as camadas do nosso esporte, decidimos permitir que as equipes das Ligas Internacionais estabeleçam parcerias com as equipes Challengers, além de criar um novo sistema de empréstimo de jogadores. Essa nova estrutura possibilitará trocas mais fáceis de jogadores entre as equipes, com o intuito de direcionar os recursos da cúpula para o desenvolvimento de jogadores da categoria Tier 2.

Por último, o Premier que é o sistema para todos os jogadores de VALORANT também entrará nos planos da Riot Games.

O Premier é o novo modo competitivo do VALORANT que permite aos jogadores formar equipes e participar de torneios semanais no jogo. Esses torneios eventualmente qualificarão equipes para as Ligas Challengers, oferecendo um caminho claro de progressão na carreira dos jogadores.

valorant Challengers Brasil VCB
Riot divulgou o calendário . Foto: Reprodução/Riot Games

Calendário

Um dos principais desafios e que causou a insatisfação foi o calendário, como exposto pelas organizações brasileiras. Com isso, Leo concordou que o calendário terminou cedo.

Planejamos incorporar uma quantidade adequada de torneios independentes durante a entressafra, mas compreendemos que as equipes precisam de um calendário mais extenso para justificar suas operações.

Audiência dos campeonatos do VCB

Em termos claros, algumas das ligas enfrentam um déficit em termos de audiência. O diretor ainda ressaltou sobre as ligas regionais acontecerem ao mesmo tempo, que as ligas internacionais e os eventos globais.

Embora tenhamos dedicado esforços consideráveis para agendar essas competições em diferentes horários e dias da semana, a sobreposição de conteúdo continua sendo uma preocupação.

Leo explicou que a audiência é “mais do que um aspecto financeiro” e informou que também se trata de atender as demandas dos fãs.

Um Passo a Frente

O Challengers não é o “destino final”, explica o diretor. Segundo ele, o campeonato é um degrau para alcançar os níveis mais altos do cenário profissional e um meio para os jogadores chegarem a liga principal.

Desde o início, deixamos claro o papel do Challengers em nosso ecossistema – identificar novos talentos essenciais para o sucesso do VALORANT e dar oportunidades a novas equipes aspirantes de entrar nas Ligas Internacionais.

Imagem torcida VALORANT Champions 2023
(Photo by Colin Young-Wolff/Riot Games)
Raquel Ferreira

por Raquel Ferreira

Publicado em 14 de agosto de 2023 • Editado há 10 meses

Matérias Relacionadas
Valorant
VCT Pacífico 2024: DRX move Stax para o banco de reservas
Valorant

VCT Pacífico 2024: DRX move Stax para o banco de reservas

A DRX anunciou a movimentação de Stax para o banco de reservas da organização. O jogador estava no elenco desde 2020.

Há 16 horas
Valorant
Masters Shanghai 2024: cNed elimina aspas e destaca superioridade da FUT
Valorant

Masters Shanghai 2024: cNed elimina aspas e destaca superioridade da FUT

Em um confronto entre dois duelistas campeões do Champions, cNed levou a melhor e eliminou aspas da competição.

Há 18 horas
Valorant
VCT Americas 2024: pANcada será o novo jogador da LOUD
Valorant

VCT Americas 2024: pANcada será o novo jogador da LOUD

pANcada será o novo jogador da LOUD para a Etapa 2 do VCT Americas 2024, segundo as apurações do Mais Esports.

Há 18 horas
Valorant
Masters Shanghai 2024: “Dava para ter performado melhor”, diz aspas sobre desempenho
Valorant

Masters Shanghai 2024: “Dava para ter performado melhor”, diz aspas sobre desempenho

Na coletiva pós-jogo da Leviatán, aspas falou das dificuldades para fechar a série e de seu desempenho individual no Masters Shanghai 2024.

Há 20 horas
Valorant
Masters Shanghai 2024: Leviatán está eliminada do torneio
Valorant

Masters Shanghai 2024: Leviatán está eliminada do torneio

A FUT Esports conquistou a última vaga para os playoffs do Masters Shanghai 2024 nesta segunda-feira (27) e eliminou a Leviatán do torneio.

Há 21 horas
Valorant
Masters Shanghai 2024: “Estou tentando me divertir”, diz Wo0t sobre jogar de duelista
Valorant

Masters Shanghai 2024: “Estou tentando me divertir”, diz Wo0t sobre jogar de duelista

A Team Heretics conquistou a vaga para os playoffs do Masters Shanghai 2024. Na coletiva de imprensa, Wo0t falou sobre jogar de duelista.

Há 22 horas

















































Campeonatos Atuais