Ascent é o mapa mais recente a ser adicionado em Valorant, mas o que muitos não saibam é que o mapa começou a ser projeto há muito tempo. Para ser mais exato, a Riot Games trabalhou em Ascent durante cinco anos.
Ascent foi um dos primeiros mapas que montamos e o objetivo era criar uma experiência tática tradicional de três rotas!
Saiba mais sobre o processo de criação do mapa Ascent clicando no link abaixo!👇https://t.co/Yw3020ehpA
— VALORANT // BRASIL (@VALORANTBrasil) July 20, 2020
A publicação do blog do FPS conta aos jogadores como foi o desenvolvimento do mapa em questão, e chegou a vez de Ascent. Segundo a Riot, o mapa foi um dos primeiros a serem feitos para Valorant e também “foi a plataforma onde desenvolvemos e aprimoramos grande parte da mecânica de jogo”.
Segundo a Riot Games, “este processo [de criação de mapas] geralmente dura até um ano para ser completado – mas, no caso do Ascent, levou quase cinco anos, já que o mapa continuava se desenvolvendo junto ao próprio jogo”.
A primeira fase da construção de Ascent, assim como nos demais mapas, é chamada de Incubação. A fase é feita para que os designers do jogo façam “uma proposta que estabelece o objetivo de design do projeto, os limites de execução da ideia e a experiência visual única que os jogadores vão encarar”.
Segundo o blog de do FPS, “Ascent foi a experiência fundamental de Valorant, o objetivo desse mapa era criar uma experiência tática tradicional de três rotas, que também permitiria que os jogadores alterassem as conexões de um lugar ao outro do mapa através do uso de portas mecânicas”.
A segunda fase, chamada de Caixa Cinza, é hora de criar um modelo geral de todo o ambiente do mapa no motor gráfico de Valorant. Todos os elementos do mapa são colocados e a equipe que está por trás do mapa faz diversos jogos no ambiente que criaram.
O blog ainda afirma que a “chave para o sucesso dessa parte do processo é falhar”. Assim, a correção de bugs é feita diversas vezes por semana e o mapa fica cada vez mais próximo de se tornar oficial, por assim dizer.
A terceira fase do processo de criação é a Consolidação. Essa etapa possui cerca de dois meses de duração e serve para “responder todas as perguntas pendentes sobre o mapa”. Ao final da Consolidação, é esperado que as mecânicas do mapa estejam em perfeitas condições. “Após essa fase, o ideal é apenas trabalhar na arte do projeto”, diz o blog.
A etapa de Consolidação é onde os desenvolvedores também vejam como “a composição geral do mapa e como ela ajuda a embasar a orientação e a navegação dos jogadores”. Ou seja, como o design no mapa, além das mecânicas, pode fazer com que o desempenho do mapa seja melhor.
Veja também: Valorant: bezn1 deixa Black Dragons