VALORANT: Riot reforça ações anti-smurf e terá banimentos por boosting

VALORANT: Riot reforça ações anti-smurf e terá banimentos por boosting

Com o objetivo de combater o smurfing, a Riot Games anunciou que passará a exigir autenticação de dois fatores (MFA) via Riot Mobile para determinados jogadores de VALORANT.

Contas compartilhadas e jogadores de alto elo na mira

A partir do patch 11.09, contas compartilhadas nos servidores da América do Norte, América Latina, Brasil e Coreia deverão completar uma verificação obrigatória pelo aplicativo Riot Mobile. A exigência se estende a jogadores com ranque Ascendente ou superior já no patch 11.10.

Segundo a Riot, as medidas visam reduzir o número de contas utilizadas para práticas como o smurfing e o boosting — ações que impactam diretamente a integridade competitiva e a experiência dos demais jogadores.

VALORANT terá banimentos por boosting

A desenvolvedora também confirmou que, a partir do patch 11.09, começará a aplicar punições a contas que forem identificadas com alto grau de confiança de que foram adquiridas com o intuito de boostar ranques.

O compartilhamento de contas, prática que já violava os Termos de Serviço, será identificado por sinais específicos de que múltiplas pessoas estão utilizando o mesmo perfil. A ideia, segundo a empresa, é dificultar o uso indevido e concentrar os comportamentos negativos em menos contas, facilitando a detecção.

Novo sistema de denúncias e cronograma até 2026

Com a chegada do patch 11.08, os jogadores poderão denunciar casos de “manipulação de ranque” diretamente no jogo. As informações coletadas alimentarão os sistemas da Riot para aprimorar a detecção de práticas ilegais ou nocivas.

A obrigatoriedade da MFA será estendida gradualmente para outras regiões: os servidores da Europa e Ásia-Pacífico terão as mesmas exigências a partir de 2026.

Entenda os termos usados pela Riot

  • Smurfing: usar uma conta com elo abaixo do verdadeiro nível do jogador para obter vantagem em partidas.
  • Boosting: forma de smurfing em que um jogador usa uma conta de elo mais baixo para subir ranques de terceiros.
  • Conta compartilhada: perfil utilizado por mais de uma pessoa, de forma proposital.
  • Conta alternativa: qualquer conta adicional de um jogador que já possui uma conta principal.

Riot pede apoio da comunidade

A empresa reforçou que o sistema de MFA ainda está em fase beta e que pretende ajustar sua funcionalidade com base no feedback da comunidade. Jogadores que forem falsamente identificados ou que enfrentarem dificuldades durante a verificação poderão relatar os problemas diretamente ao Player Support.

Além de aumentar a segurança das contas, a Riot acredita que a autenticação obrigatória será uma aliada importante no combate ao smurfing, considerado um dos maiores incômodos dentro do VALORANT atualmente.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Mais Esports)

Redação Mais Esports

Equipe de redação do Mais Esports