A The Union anunciou nesta segunda-feira (7) que colocou os jogadores no banco de reservas. Nas últimas semanas, várias organizações se pronunciaram sobre a pausa nos investimentos do cenário competitivo de VALORANT brasileiro.
A The Union, bicampeã do Valorant Challengers Brasil, informa:
Devido à falta de perspectiva com relação ao cenário competitivo oficial de Valorant, optamos por mover os jogadores do nosso time misto de Valorant ao banco de reservas.
O Valorant faz parte da essência da The… pic.twitter.com/XuPodHVWJ4
— The Union (@theuniongg) August 7, 2023
A organização se juntou as outras equipes que anunciaram as pausas nos investimentos de VALORANT. TBK Lusa, ODDIK, Liberty, Vivo Keyd Stars, 00Nation anunciaram que colocaram os jogadores no banco de reservas. Por outro lado, a TropiCaos anunciou o fim das atividades na modalidade.
A única organização que não fez nenhum pronunciamento oficial foi a RED Canids, mas liberou gtn para escutar novas propostas.
Pronunciamento oficial
Investimos no cenário de Valorant com a garantia de que a Riot Games trabalharia da maneira como lida com o CBLOL, ou como lidou com o próprio Challengers até 2022.
A crítica ainda aponta problemas que podem acontecer no próximo ano. Segundo a organização, a Riot fez uma proposta inicial para 2024 que seria ainda mais prejudicial e inviável para organizações nacionais.
O formato proposto pela Riot para 2024 não contempla organizações profissionais. Não contempla empresas e jogadores que vivem disso enquanto trabalho, não contempla atletas profissionais e a estrutura que eles demandam para obterem excelência competitiva. É compreensível que a Riot enxergue o VCB, ou Tier 2, como apenas um celeiro de talentos para a liga franqueada. Mas devemos lembrar que, sem uma liga sustentável, é muito mais difícil revelar novos e grandes talentos.
Para finalizar, a The Union confirmou que a organização irá ajudar caso algum dos times da Liga das Franquias tenham interesse na contratação dos jogadores.
The Union no VALORANT
A The Union foi bicampeão do VALORANT Challengers Brasil e realizou boas atuações. Além disso, a organização participou do VCT Ascension, mas não teve o melhor desempenho no campeonato.