A Riot Games anunciou recentemente o calendário do VALORANT 2024. Além disso, segundo informações do The Enemy, o Challengers Brasil 2024 (VCB) contará com um sistema de rebaixamento.
Na publicação, o sistema mudará ao término de cada etapa do campeonato. O VCB 2024 contará com três etapas, a última etapa é correspondente para o ano seguinte. Assim, duas equipes caem para rebaixamento.
Como ocorrerá o rebaixamento no VCB 2024
Até o momento, a Riot Games não divulgou nenhum detalhe sobre o rebaixamento, mas a apuração indicou duas possibilidades de rebaixamento.
Primeiramente, o rebaixamento direto, sem confrontos entre as equipes ou uma Série de Promoção. Assim, as equipes se enfrentam e quem vencer garante a vaga para o segundo split.
É importante destacar que o VCB 2024 começará entre os meses de janeiro e fevereiro, acontecerá online, com playoffs presenciais e contará com 12 times.
Por outro lado, o Premier, lançado oficialmente em agosto deste ano, com o propósito de proporcionar uma experiência mais próxima do cenário profissional para os jogadores amadores. Conforme já havia sido indicado no calendário de 2024 do VCT, a Riot reforçou que o próximo ano consolidará essa função para o modo de jogo.
Premier é obrigatório para participação no VCB 2024
O Premier será uma parte importante para novos jogadores do cenário competitivo do VALORANT. Ter jogado na divisão Desafiante do Premier será um pré-requisito para qualquer um que queira jogar a Qualificatória Aberta do Challengers.
Já no segundo split de 2024, as melhores equipes do Premier enfrentarão um torneio de promoção contra equipes do Challengers, valendo vaga direta no torneio. Até o fim de 2024, todas as equipes do campeonato deverão ter passado pelo Premier.