A Riot Games anunciou neste sábado (6) o fim do acordo de parceria com a Movistar KOI no VALORANT Champions Tour EMEA. A decisão foi tomada por violação contratual da organização com a liga e terá efeito ao fim da atual temporada.
Com isso, a equipe espanhola deixará o VCT EMEA em 2026. Todos os jogadores do elenco se tornarão agentes livres ao término da temporada competitiva de 2025.
O que motivou a expulsão?
Embora a Riot não tenha detalhado publicamente o motivo exato da rescisão, informou que a decisão foi tomada com base em cláusulas contratuais específicas do acordo de parceria. A editora afirmou que a situação envolve apenas o VCT EMEA e não afeta outras competições em que a KOI participa, como o Challengers regional.
Nas redes sociais, Adam Adamou, CEO da organização, afirmou que foram oferecidas alternativas para regularizar as pendências contratuais, mas que nenhuma foi aceita pela Riot. Ele classificou a decisão como “repentina”, embora reconheça que a empresa está “dentro dos seus direitos”.
VCT EMEA Update: pic.twitter.com/0t53yYqt5G
— VALORANT Esports EMEA (@valesports_emea) September 6, 2025
Reações e especulações
O streamer Ibai Llanos, também dirigente da KOI, sugeriu que a expulsão pode ter relação com o possível retorno de outra equipe à liga, insinuando preferência por parte da Riot em recolocar a Gentle Mates no cenário principal.
A KOI sempre entregou em termos de conteúdo e presença. Isso não tem relação com o desempenho dentro do servidor
Substituto e futuro da liga
Uma nova equipe será anunciada em breve para ocupar o lugar da KOI a partir da temporada de 2026. Segundo comunicado da Riot, o processo de avaliação de substitutos já está em andamento, mas não afetará o VCT Ascension EMEA 2025, que continua promovendo duas equipes à liga principal.
Com a saída da KOI, o VCT EMEA passará por uma nova reformulação, mantendo 12 times participantes na próxima temporada.









