Worlds 2020: Brasil leva vantagem contra Turquia na história do LoL

League of Legends
De:Vitor Ventura-
September 17, 2020

Brasil x Turquia, CBLoL x TCL, mais uma vez se enfrentarão em um torneio oficial da Riot Games em 2020. Para a Fase de Entrada do Mundial, a INTZ caiu no Grupo A, junto com MAD Lions, Team Liquid, Legacy e, a representante turca, SuperMassive.

Com mais um confronto entre as regiões chegando, nós do Mais Esports decidimos mapear todas as vezes que Brasil e Turquia se enfrentaram ao longo da história em torneios oficiais da Riot Games.

Jockster é erguido por Abaxial em vitória da INTZ sobre a Dark Passage em 2016 (Foto: Riot Games)

 

IWC 2013 – paiN Gaming x Dark Passage

Durante o International Wildcard de 2013, brasileiros e turcos se enfrentaram em duas oportunidades. Uma foi na fase de pontos do campeonato que dava vaga ao Mundial, e outra nas semifinais. Nas duas vezes, vitória da representante brasileira paiN Gaming, por 1×0 na Md1 e 2×1 na Md3.

Apesar da boa campanha nos pontos corridos e vitória na semifinal, a paiN não conseguiu a sonhada vaga ao Mundial, pois acabou derrotada pela GamingGear.eu, equipe da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

IWC 2014 – Sem Confrontos

Em 2014, o formato do IWC foi bastante simplificado para os brasileiros. Naquele ano, o torneio foi dividido em dois eventos: a Gamescom receberia os representantes da Oceania(Legacy), Turquia(Dark Passage) e CEI(Russian Force), enquanto que a PAX 2014 teria a KaBuM, campeã brasileira, e a PEX, equipe do México. Portanto, CBLoL e TCL não se enfrentaram naquele ano, mas foram os dois representantes Wildcard no Mundial, disputado na Coreia do Sul.

IWCI 2015 – INTZ x Besiktas

No ano de 2015, para o qualificatório para o MSI, os times Wildcard se juntaram na Turquia. Lá, INTZ e Besiktas se enfrentaram duas vezes. A primeira, na fase de pontos, vitória para os brasileiros. O confronto se repetiria na Grande Final, onde o vencedor iria para o Mid-Season Invitational. A derrota para turcos veio amarga para o elenco que seria conhecido, posteriormente, como Exódia.

Mantendo o mesmo formato do ano passado, o IWC para o Mundial foi dividido em dois eventos: IWCT Turquia e IWCT Chile. No primeiro, DFM, Chiefs, Bangkok Titans e Dark Passage disputaram uma vaga ao Worlds, enquanto na segunda, paiN, Hard Random e KLG disputaram a outra. No fim e sem enfrentar os turcos, paiN representou o Brasil no Mundial. Na outra chave, a vencedora foi a Bangkok Titans.

IWCI 2016 – INTZ x SuperMassive

Novamente representando o Brasil, a INTZ foi ao México disputar a vaga Wildcard no MSI. Apesar das boas apresentações no Brasil, os intrépidos não conseguiram uma boa performance no torneio. Contudo, o encontro com os campeões turcos na Md1 foi positiva para os brasileiros, que saíram vencedores da partida. O bom momento não durou e a INTZ acabou derrotada pela Hard Random na semifinal, dando adeus ao sonho da vaga, que ficou nas mãos, ironicamente, da SuperMassive.

IWCQ 2016 – INTZ x Dark Passage

Mais dois confrontos entre CBLoL e TCL aconteceram no International Wildcard Qualifier, torneio sediado no Brasil que uniu todos os representantes das regiões Minors em uma única competição, mas ainda com dois “campeões”, ou seja, dois classificados ao Mundial. Na fase de pontos, vitória brasileira sobre a Dark Passage.

Porém, ambos voltariam a se enfrentar na Qualificatória Final. Em série nervosa de cinco jogos, a INTZ arrancou a vitória e se classificou ao Mundial.

Fase de Entrada MSI 2017 – RED Canids x SuperMassive

Um novo formato de competição internacional entrou em vigor no ano de 2017. Agora com os torneios IWC extintos, dando lugar à Fase de Entrada, as equipes Minors teriam que lutar muito mais por uma vaga no grande palco. Nesta edição, RED Canids caiu no grupo da SuperMassive e ambas se enfrentariam duas vezes.

No primeiro dia, vitória turca em solo brasileiro deu um banho de água fria na torcida que lotou os estúdios da Riot em São Paulo. No Dia 2, porém, a Matilha chegou para enfrentar os turcos já eliminada, já que havia perdido para a Dire Wolves em partida anterior. Apesar disso, os brasileiros conseguiram a vitória sobre a SuperMassive e deram um adeus caloroso ao torneio.

Fase de Entrada Mundial 2017 – Team oNe x 1907 Fenerbahçe

Novamente em uma etapa Play-In, brasileiros e turcos se encontrariam, desta vez em uma série Md5 por uma vaga na Fase de Grupos do Mundial. A campeã brasileira Team oNe conseguiu se recuperar de um início de torneio ruim e eliminou a Dire Wolves da competição, conquistando a chance de tentar a vaga aos Grupos contra os turcos do Fenerbahçe.

Na série Melhor de Cinco, porém, os campeões da TCL não deram chance aos Golden Boys e venceram por 3×1, colocando um ponto final na campanha brasileira no Worlds daquele ano.

Fase de Entrada MSI 2018 – KaBuM! x SuperMassive

A KaBuM! foi a campeã do 1º split de 2018 e representou o Brasil no Play-In do MSI daquele ano. Colocada no Grupo B, a equipe brasileira enfrentaria SuperMassive, Pentagram e Dire Wolves. No primeiro dia de jogos, os Ninjas foram derrotados pela equipe turca e foram colocados em situação delicada nas chances para classificação.

No segundo dia, KBM e SUP se enfrentariam pela última vez na competição, com os Ninjas já eliminados e a campeã da TCL já classificada. Em mais um showmatch, com direito a Rammus Top nas mãos de Zantins, a KaBuM! fechou sua participação no torneio com vitória sobre os rivais.

Fase de Entrada Mundial 2019 – Flamengo x Royal Youth

No Mundial de 2018 e MSI de 2019 não houveram confrontos entre equipes do CBLoL e da TCL. Contudo, ambos se reencontraram no Worlds 2019, quando o Flamengo enfrentou a Royal Youth na Fase de Entrada. No primeiro dia de jogos do Grupo D, apesar da derrota para a sul-coreana DAMWON, os rubro-negros atropelaram os turcos e os afundaram na parte debaixo da tabela.

Porém, dois dias depois, a Royal voltou com força e venceu o Flamengo no jogo que dependia da vitória para ainda ter uma chance de avançar na competição. Porém, o tento da TCL forçou um desempate entre os dois times, que também ficou nas mãos dos turcos, colocando um ponto final na participação do Flamengo naquele Mundial.

No fim das contas, de 2013 a 2019, Brasil e Turquia se enfrentaram 15 vezes, com nove vitórias do CBLoL  e seis vitórias da TCL. Considerando somente séries maiores (Md3 e Md5), ocorre um empate com duas vitórias para cada lado, enquanto que, sendo consideradas somente partidas Md1, o Brasil venceu sete vezes contra quatro da Turquia.

Agora em 2020, brasileiros e turcos voltam a se enfrentar em mais um confronto válido por um Mundial de League of Legends. INTZ novamente encontra a SuperMassive depois de quatro anos num palco internacional, em jogo marcado às 6h do dia 26.

Você confere os dias e horários da Fase de Entrada do Mundial aqui no Mais Esports.

Veja também: Worlds 2020: Relembre as músicas do Mundial de LoL até hoje

Compartilhe!