A Fase de Grupos do Mundial de LoL 2020 foi encerrada neste domingo (11), com as partidas decisivas do Grupo D. No final, Top Esports e DRX se classificaram aos playoffs, enquanto FlyQuest e Unicorns of Love ficam pelo caminho.
Após sua última partida, o suporte da UoL, SaNTas, conversou com o Mais Esports sobre a campanha russa neste Worlds 2020, a força das regiões Wildcard comparadas a de regiões Major, os benefícios de poder jogar na SoloQ europeia e mais.
Quando a Unicorns of Love garantiu sua classificação à Fase de Grupos, ela veio com um rendimento impressionante na Fase de Entrada, o que certamente aumentou as expectativas para a campeã da LCL no palco principal do Worlds. Em entrevista ao Mais Esports, o caçador aHaHaCiK mostrou confiança de que eles poderiam igualar e até superar a campanha da Albus Nox Luna, de 2016, quando a equipe da CEI chegou às Quartas de Final.
UoL não conseguiu superar a Albus Nox 2016
Porém, o mesmo resultado não foi visto este ano, pelo contrário, a UoL amargou a 4ª colocação no Grupo D com seis derrotas e nenhuma vitória. Para SaNTas, de fato na teoria a Unicorns poderia realizar o feito “já que conseguimos bons resultados em treinos contra grandes equipes, porém era um grupo difícil com Seed 1 da China, Seed 2 da Coreia.”
“Nós cometemos muitos erros nas partidas, não jogamos bem no palco e não tivemos tempo para nos preparar para os grandes times. Quando você joga a Fase de Entrada, o nível dos times não é tão alto e eles não punem cada mínimo erro que você comete, por isso você consegue vencer os jogos mesmo errando. Contra times grandes não dá para fazer isso, eles vão punir cada erro que você cometer e você precisa melhorar muito para diminuir esses erros idiotas”, explica o suporte.
Campanha da UoL foi boa?
Como dito anteriormente, apesar da boa campanha da UoL na Fase de Entrada, a equipe não conseguiu uma única vitória na Fase de Grupos. De acordo com SaNTas, para uma primeira participação no Mundial, a campanha pode ser considerada “decente.”
“Nosso mínimo era passar da Fase de Entrada e nós conseguimos. Mas foi muito difícil para nós porque não conseguimos treinar juntos no bootcamp, Sheepy não pôde se juntar a nós por causa da pandemia, então eu diria que nossa preparação durante o split não foi boa, nossa região não é forte e fizemos o bastante para stompar na LCL e nos play-ins.”
Problemas na preparação Pré-Mundial
SaNTas conta ainda que somente depois do fim da Fase de Entrada é que o head coach Sheepy se juntou à equipe e começou a participar dos treinos. Um outro problema também foram os cancelamentos de scrims nos poucos dias dedicados a treinos: “Aí começamos a melhorar, mas foram só três ou quatro dias de treinos porque algumas scrims foram canceladas devido a problemas de saúde de alguns jogadores, tanto do nosso time quanto dos outros.”
Ter jogado a Fase de Entrada também foi um fator de complicação para a UoL: “Por termos jogado nos play-ins, os times já sabiam nossos pricks prioritários e estilo de jogo, enquanto nós tínhamos informações deles de dois mêses atrás, das suas finais. Era muito confortável para eles draftarem contra nós”, conclui
Só um Wildcard na Fase de Grupos
Das quatro vagas que a Fase de Entrada concedia aos Grupos, somente uma equipe Wildcard conquistou um espaço. No restante, Team Liquid (NA), PSG Talon (PCS) e LGD (LPL) se qualificaram à próxima etapa, portanto, só uma equipe de região emergente foi ao palco principal do Mundial.
Ao ser perguntado sobre a diferença de nível entre Wildcard e regiões Major, SaNTas afirma que, comparando os times emergentes com os Seed 1 e 2 de China e Coreia, a diferença de nível é “realmente enorme.” O jogador explica que os times Wildcard “são ruins em macro game. Os jogadores são bons mecanicamente, mas como time, eles não sabem jogar o jogo.”
“Por isso para nós foi fácil passar da Fase de Entrada, mas quando chegamos nos Grupos, os jogadores são bons mecanicamente e no macro. Para um time Wildcard é muito difícil e eu não sei como podemos melhorar.”
Jogar na SoloQ EUW ajuda os times da CEI
Pela LCL ser disputada na Rússia, os jogadores podem jogar as Filas Ranqueadas europeias, onde os melhores da LEC jogam diariamente. De acordo com SanTAs, jogar a SoloQ EUW ajuda bastante os times da CEI.
“Quando você chega ao high-elo, você está jogando contra jogadores da LEC e é uma boa experiência, mas você continua jogando com 50 ou 60 de ping, e o LoL com três de ping e 50 de ping são jogos bem diferentes. Alguns campeões podem ser jogados com 50, outros que só com três, acaba sendo uma troca.”
Com a eliminação da Unicorns of Love e resolução do Grupo D, a Fase de Grupos do Mundial 2020 chegou ao fim. Em sorteio realizado ainda neste domingo, os confrontos das Quartas de Final foram definidos e a Fase Eliminatória do Worlds começa na próxima quinta-feira (15).
Você confere a cobertura completa do Mundial aqui no Mais Esports.
Veja também: TSM é o primeiro time seed 1 de uma região Major a ser eliminado sem vitórias